Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Resumo de qualificações: veja exemplos para colocar no currículo

15 de março de 2022
resumo de qualificações
Imagem do autor
Escrito poradmin
ATUALIZADO EM: 28/05/2024

Sabemos a importância de contar com um currículo para podermos apresentar nossas experiências e habilidades na hora de conquistar uma oportunidade de emprego, certo? Afinal, entendemos a competitividade do mercado de trabalho, e a necessidade de nos provar capacitados.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Por isso, quer saber como ter um currículo que vale ‘milhões’ e se destacar em processos seletivos? Então leia este artigo sobre resumo de qualificações e deixe o seu CV atrativo para os recrutadores das melhores vagas! 

Veja também:
+ Como colocar no currículo que faço faculdade EaD?

+ Currículo digital: veja como e onde fazer


O que é o resumo de qualificações?

O resumo de qualificações é uma síntese das informações mais relevantes do seu currículo, facilitando a primeira triagem dos currículos pelos recrutadores e aumentando as suas chances de conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Pensando nisso, escrever um bom resumo requer que o candidato faça um bom storytelling sobre a sua trajetória profissional a fim de atrair os selecionadores logo na primeira fase, ou seja, precisa ser elaborado com muito cuidado e atenção.

É fundamental que o candidato faça um processo de autoconhecimento para conseguir colocar no papel as suas principais qualidades profissionais.

Qual tipo de profissional deve fazer um resumo de qualificações?

Qualquer candidato com informações suficientes para um resumo deve fazê-lo. Você tem experiência na área da vaga que deseja aplicar? Faça o resumo do seu currículo.

Mas, se você é um recém-formado ou está mudando de carreira, faça um currículo sem resumo, mas com um objetivo bem claro no topo para mostrar ao recrutador qual é o seu momento atual e o que você busca na sua vida profissional. 

Como fazer um resumo de qualificações atrativo?

Como já diz o próprio nome, este resumo precisa transmitir de forma objetiva a sua experiência profissional e suas principais características de personalidade. Separamos algumas dicas para elaborar um resumo de qualificações atrativo. 

Faça

  • Comece o seu resumo de qualificações indicando o seu objetivo profissional, isso mostra que você sabe exatamente onde quer chegar com aquela vaga.

  • Em seguida, coloque a sua formação acadêmica (nome do curso, em qual instituição e se fez parte de algum projeto extracurricular interessante), cursos de idioma e seus respectivos níveis (caso tenha) e, por fim, a sua experiência profissional (principais atividades e realizações profissionais de sua carreira).

  • Caso tenha disponibilidade para viagens ou mudança de cidade, sinalize no final do resumo. 

Não faça

  • De forma alguma menciona o seu nome, número de documentos como RG e CPF, dados de contato e características pessoais, como inteligente, legal e proativo. 

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Exemplos de um resumo de qualificações atrativo

Comunicação:

Jornalista com MBA Executivo Internacional com foco em comunicação corporativa pela Universidade de Boston, Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, inglês fluente e italiano intermediário. Atuação na área de transmídia e planejamento estratégico omnichannel.

Responsável pela implantação de ações de marketing e comunicação com foco em redes sociais, obtendo um crescimento de mais de 150% de crescimento de seguidores em um ano de casa, passando o concorrente direto em menos de 6 meses de estratégia. Tenho disponibilidade para viagens e mudança de cidade e/ou país. 

Saúde

Enfermeira com 15 anos de experiência em atendimento a pacientes internados em unidades de tratamento intensivo (UTI). Pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Albert Einstein, graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).

Passagens também pelo atendimento ambulatorial, casas de parto, atenção básica de saúde, saúde da família, emergência e urgência. 

Direito:

Advogado com 8 anos de experiência em Direito Cível. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), graduado em Direito pela Universidade São Judas. Tenho experiência em contencioso empresarial no segmento de construção civil. Tenho conhecimento avançado de alemão e inglês fluente.

Jovem aprendiz:

Voluntário há 2 anos na ONG Saber Viver, a qual ajuda crianças e jovens do Complexo da Maré. Lá, eu ministro aulas de inglês e português para crianças de 4 a 10 anos. Sou responsável também pela organização de eventos de caridade da ONG, como a festa junina e o natal solidário.

Atualmente estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word). Sou fluente em inglês e possuo japonês intermediário. Meu objetivo é atuar na área de serviço social, na qual começarei a minha graduação em julho deste ano.

 

Vendedor: 

Tenho experiência de 4 anos em vendas de roupas femininas, tanto em lojas de rua como de shopping. Possuo experiência em logística e e-commerce também. Graduado em Marketing pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) e tenho cursos livres em sistemas de vendas (CRM), Marketing Digital, Criação de Conteúdo para as redes sociais e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Falo inglês fluentemente. Tenho disponibilidade para viajar e me mudar de cidade. 

Personal trainer:

Personal trainer com 5 anos no mercado. Graduado pela UNIP, tenho experiência em esportes como atletismo, canoa e tiro ao alvo em competições nacionais e internacionais, como as Olimpíadas.

Atualmente almejo levar o esporte para a população carente, atuando em ONGs e projetos sociais. Sou fluente em espanhol, falo inglês intermediário. Possuo curso de primeiros socorros. Tenho disponibilidade para me mudar de cidade e/ou país.

Existe um tamanho ideal para um resumo de qualificações?

A regra é clara! Otimize o seu texto, afinal, estamos falando de um resumo. Sendo assim, coloque apenas o essencial para atrair os olhares dos recrutadores. Foque em criar um resumo de qualificações entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área). Pesquise no Google técnicas de SEO para otimizar o seu texto.

Dicas para criar um resumo de qualificações

  • Peça feedback de amigos e familiares: 

Uma segunda opinião é sempre bem-vinda, mesmo que você considere o seu texto bacana, peça para algum terceiro ler o seu resumo.

  • Não copie e cole: 

Evite usar o mesmo texto de colegas, seja original e crie o seu próprio resumo com as suas impressões e experiências.

  • Escreva de forma personalizada para a vaga:

Não use o mesmo texto para todas as vagas que você aplica. Ao criar uma vaga em um site de anúncios ou no LinkedIn, o recrutador descreve o seu candidato ideal. Leia a descrição com calma e veja se as suas qualificações batem com aquilo. Se rolar o match, invista em palavras-chave para atrair o selecionador.

  • Use os adjetivos certos para definir as suas experiências 

Adjetivos como sólida, excelente, profunda experiência são ótimos para dar destaque às competências e principais vivências de sua carreira.

  • Crie uma narrativa interessante 

Não ‘jogue’ as suas informações sem uma conexão, crie um storytelling para prender os recrutadores na sua história até o final. Separei o ‘suprassumo’ da sua vida profissional.

Veja também:
+ 10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo


Resumo de qualificações no LinkedIn

Cada vez mais as empresas vêm centralizando os seus processos seletivos na rede social LinkedIn. Com isso, é importante ter um resumo de qualificações para a plataforma também. Que tal criar um resumo para a sua biografia?

Assim, ao abrir o seu perfil, recrutadores já recebem uma síntese da sua vida profissional, atrai-os para ler mais sobre as suas experiências no perfil. Dê um check no resumo de cada experiência também, sintetize.

Pronto, agora que você já sabe as melhores dicas e conhece os melhores exemplos de um resumo de qualificação, é uma questão de tempo para ‘chover’ vagas para você. Se gostou desse texto, compartilhe com os amigos!

Veja também:
+ Entenda como colocar LinkedIn no currículo


Como se qualificar?

Além de contar com um lindo currículo, bem escrito e completo, você certamente precisa ter as qualificações e o conhecimento adequado para se candidatar a diferentes vagas – e aproveitar e já colocar esse conhecimento e certificação em seu currículo!

Conheça faculdades para criar uma qualificação e especialização na área dos seus sonhos, e deixar seu currículo ainda mais atrativo:

Veja mais:
+ Entenda como como colocar experiência informal no currículo

+ Currículo Lattes: O que é e como fazer o seu? Descubra!

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.