Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Dia do Esportista: o esporte na internet existe?

19 de fevereiro de 2024
Na imagem vemos um profissional de E-sport comemorando uma vitória
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

No Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, é momento de expandir nossa visão sobre o que constitui um atleta no século XXI. Com o avanço da tecnologia, uma nova arena de competição surgiu: os e-sports.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esses esportes eletrônicos têm desafiado as noções tradicionais de esportividade, introduzindo uma era onde o físico e o digital se encontram. Hoje, o EaD.com.br vai te explicar um pouco mais sobre o mundo do e-sports e como ele funciona.

Veja mais:
+ Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

+ Cursos de programação gratuitos para mulheres: confira 5 opções!


O que são os E-Sports e o surgimento dos esportes online

E-sports, ou esportes eletrônicos, são competições organizadas de videogames. Eles vão desde jogos individuais até disputas em equipe, cobrindo diversos gêneros como MOBAs (Multiplayer Online Battle Arenas), FPS (First-Person Shooters), estratégia em tempo real, entre outros.

O surgimento dos e-sports como os conhecemos hoje pode ser rastreado até o início dos anos 2000, com o crescimento da internet e das plataformas de jogos online, mas suas raízes são ainda mais antigas, remontando às competições de arcade dos anos 70 e 80.

Modalidades de E-Sports Existentes

As modalidades de e-sports são tão variadas quanto os próprios jogos. Algumas das mais populares incluem:

  • League of Legends (LoL) e Dota 2, que lideram o gênero MOBA, onde duas equipes competem para destruir a base uma da outra.

  • Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Call of Duty, exemplos de FPS, onde equipes ou indivíduos lutam em combate direto.

  • StarCraft II, que representa os jogos de estratégia em tempo real, desafiando os jogadores a construir bases, gerenciar recursos e derrotar seus oponentes.

Esses e outros diversos tipos de jogos, dos mais avançados, até jogos bem conhecidos como o Tetris entraram no mundo competitivo, com rankings, premiações e até apostas.

Hoje, vários eventos nomeando os melhores players – os jogadores-, melhores jogos e até os melhores streamers de um determinado e-sport fazem parte do universo dos jogos eletrônicos.

Mas afinal: o e-sport é um esporte?

Em entrevista à editoria esportiva da Uol, o advogado especialista em direito desportivo, Victor Targino, entende que sim. “Esporte é o jogo, eletrônico ou não, praticado numa competição interpessoal, mediante regras, exigindo destreza, habilidade e esforço (seja ele físico, mental ou ambos) para a obtenção de um resultado favorável, sem finalidade artística.”

Targino ainda ressaltou que: “As competições de eSports de alto nível em nada se diferem de tais definições. Há de se ressaltar que o esporte de alto rendimento pressupõe um afastamento do lúdico, da diversão. Quem se entretém é o espectador. O atleta treina e compete à exaustão, física e mental. Faz daquilo um único objetivo: vencer seu adversário. Não é jogo, puro e simples. É esporte.”

A discussão, que se iniciou após falas de Ana Moser, ex-jogadora de vôlei e a atual titular da pasta de esportes no governo Lula, que declarou, em janeiro de 2023 que não consideravas os e-sports um tipo de esporte “de verdade”, levou muitas pessoas a solicitarem que o e-sport passasse a ser visto como uma categoria dentre tantas outros no mundo esportivo.


Como alguém pode se tornar um e-sportista

Tornar-se um e-sportista profissional exige dedicação, habilidade e estratégia. O primeiro passo é escolher um jogo e dedicar-se a ele, aprendendo suas nuances e estratégias. Muitos jogadores começam em competições amadoras ou ligas online antes de se juntarem a equipes mais estruturadas.

A participação em torneios e o networking com outros jogadores e equipes também são etapas cruciais. Além disso, muitos e-sportistas utilizam plataformas de streaming para construir uma base de fãs e gerar receita.

Origem do Dia do Esportista

O Dia do Esportista foi criado para incentivar, reconhecer e celebrar a prática de esportes, promovendo a saúde e o bem-estar. Embora a data possa ter focado inicialmente em esportes tradicionais, a evolução dos e-sports amplia essa celebração para incluir as formas digitais de competição esportiva, reconhecendo a habilidade, a dedicação e o espírito competitivo que transcendem o meio.

E aí, já pensou em celebrar o dia do esportista praticando com seu jogo favorito?

Leia mais:
+ Enem 2023: IA, bots, e-games e outros temas de tecnologia

+ Como o EaD pode ajudar o criador de conteúdo digital?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.