Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Sem categoria

Enem 2023: IA, bots, e-games e outros temas de tecnologia

9 de novembro de 2023
A imagem mostra um caderno de provas do Enem 2023 aberto em cima do teclado de um notebook preto que aparece ao fundo, onde pode-se ler "Enem" na tela.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceu no dia 5 de novembro, o primeiro domingo do mês. Neste dia, além da redação, os alunos fizeram as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no dia 12 de novembro, o domingo seguinte, há o segundo dia de exame, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste primeiro domingo, os alunos contaram com questões bastante diversificados e provas em geral consideradas de nível intermediário, segundo a correção feita pelos professores do curso Anglo, que você pode conferir no canal do YouTube da Quero Bolsa clicando aqui.

Aqui no EaD.com.br, separamos as questões da prova que lidaram com tecnologia, para conferir se você, aluno do ensino à distância, estaria com essas temáticas em dia na hora de fazer o exame. Vamos conferir?

Confira mais:
+ Gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2023
+ Tema da redação do Enem 2023: a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil


Tecnologia no Enem 2023

Para você se situar antes de começarmos, estamos falando das questões na ordem do caderno de prova ROSA. Mas caso queira checar os demais cadernos e também conferir o gabarito extraoficial de cada um, é só clicar aqui! Agora sim, vamos começar!

Logo no início da prova, que conta com 90 questões, a questão 13, que envolvia Linguagens, Códigos e suas tecnologias, trouxe um texto que deveria ser interpretado pelo candidato.

E-sports

O texto, extraído do blog de notícias Chico Terra, fala sobre a indústria dos e-sports, os famosos e a cada dia mais consumidos esportes eletrônicos. O texto comenta como o mercado dos videogames expandiu e ainda tem espaço de crescimento no Brasil. Ao fim da leitura, os candidatos deveriam indicar em que contexto o esporte eletrônico é apresentado.

Confira a questão toda abaixo:

Essa foi considerada uma questão fácil por muitos especialistas, especialmente considerando que o mercado de jogos e e-sports e suas modalidades estão mais inseridas no cotidiano dos jovens e adolescentes, que são o público alvo do exame.

Bots e Automações

Ainda na prova de Linguagens, outro exercício de interpretação para o candidato do Enem 2023. Dessa vez, a questão falou sobre contas e perfis falsos nas redes sociais. Problema que se agravou com a criação e automação de bots, que podem gerar spam de mensagens e até mesmo participar da prática de golpes onlines.

Amplamente, os bots são programas automatizados que realizam tarefas específicas e repetitivas na internet. Eles podem variar desde simples scripts que respondem a comandos até sistemas complexos de inteligência artificial como o ChatGPT.

São utilizados em diversas áreas, incluindo atendimento ao cliente, análises de dados e entretenimento. E, no caso da questão 13, essas automações também aparecem em usos não tão nobres.

No enunciado da questão, o candidato deveria informar qual era a contribuição da análise indicada no texto, feita para compreender as características da linguagem utilizada por esses bots nos perfis falsos.

Aqui, segundo o gabarito extraoficial elaborado pelos professores do Curso Anglo, se deu bem o candidato que apostou na alternativa E, comentando sobre a contribuição que identificar os padrões de disseminação de informações falsas por parte desses bots, pode trazer para ser mais simples não cair em golpes ou e identificar esses perfis fakes.

Inteligência Artificial e Assistentes Pessoais Programadas

Já partindo para a parte de Ciências Humanas, uma questão que trata de sociedade veio abrangendo a temática da influência das inteligências artificiais no nosso dia a dia, em especial nas questões envolvendo o mercado de trabalho.

Um assunto que recentemente levantou discussões e até mesmo gerou medos e inseguranças em muitos cargos e funções, que se viram com a possibilidade de serem substituídos por máquinas.

Sabemos que principalmente nos últimos anos, a influência da inteligência artificial tem se aprofundado e crescido na sociedade, permeando desde decisões de negócios até a vida pessoal, com sistemas de recomendação personalizados e assistentes virtuais. Ela contribui para avanços em saúde, transporte e segurança.

No entanto, questões negativas incluem a preocupação com a privacidade, devido à coleta massiva de dados; a perda de empregos devido à automação, como citado na questão; e o risco de viés algorítmico, que pode perpetuar desigualdades.

Outro ponto negativo é a dependência tecnológica, que pode reduzir habilidades humanas fundamentais. Sendo assim, é um tema bem atual citado no Enem.

Será que você está em dia para fazer essas questões do Enem 2023?

Onde posso estudar mesmo sem a nota do Enem?

Independentemente de seu desempenho no Enem, e mesmo no caso de você não ter feito o exame e desejar estudar e começar sua faculdade, é possível ingressar diretamente em uma instituição de ensino certificada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Abaixo, separamos algumas faculdades parceiras que contam com diversos cursos, e modalidades como o presencia, e claro, o EaD. Veja só as diferentes possibilidades para você iniciar sua graduação:



Saiba também:
+ Nota do Enem: Veja pontuação necessária para estudar EaD
+ Como saber se fui bem no Enem? Entenda agora mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.