Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Como funcionam os projetos de extensão no EaD?

4 de abril de 2024
Aluna de EaD anotando sobre seu projeto de extensão. Ela usa um chápeu preto, óculos e uma camiseta de mangas longas branca com listras pretas. Ela faz anotações em um caderno e está rodeada de outros materiais de estudo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Sabemos que a educação à distância (EaD) tem se tornado cada vez mais popular, já que oferece flexibilidade e acessibilidade para quem busca aprimoramento acadêmico e profissional. No entanto, certos requisitos existentes nos cursos presenciais, mas também na modalidade à distância, como os projetos de extensão, podem gerar dúvidas em alunos de EaD.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Estes projetos são fundamentais para a formação acadêmica, expandindo o aprendizado para além das salas de aula virtuais e promovendo a aplicação prática do conhecimento. Podem ser cobrados de diferentes formas pelas instituições e é importante entender quando e como eles podem ser realizados.

Vamos esclarecer o que são os projetos de extensão, como eles funcionam, sua importância, e como alunos de EaD podem se organizar para participar destas atividades quando cobradas.

Veja também:
+ Itens importantes que todo estudante de EaD deve ter

+ Studygram, StudyTwt: Conheça as comunidades de estudantes nas redes sociais


O que é um Projeto de Extensão?

Um projeto de extensão universitária é uma iniciativa que busca estender os conhecimentos acadêmicos das universidades para a comunidade, permitindo que o saber circule fora dos limites da instituição.

Tem como objetivo a troca de saberes entre universidade e sociedade, promovendo a aplicação prática do conhecimento teórico obtido em sala de aula. Esses projetos podem variar bastante em formato, incluindo oficinas, seminários, cursos de curta duração, atividades culturais, entre outros, e são realizados com a participação ativa dos estudantes sob a orientação de professores.

Exemplos de Projetos de Extensão e seus Componentes

Ao lado da parte inferior esquerda de um notebook aberto sobre uma mesa de madeira escura, temos uma prancheta, um marcador de texto amarelo e alguns papeis espalhados. Sobre estes itens um desenho de um planeta Terra rodeado de símbolos e ícones de documentos, e-mails, pastas, imagens e vídeos estão ao redor, lembrando as diferentes oportunidades de criação de um projeto de extensão.

Os projetos de extensão podem abranger uma ampla gama de áreas, como saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, artes, e muito mais. Por exemplo:

  • Saúde Comunitária: Programas de vacinação, campanhas de conscientização sobre doenças crônicas, nutrição, entre outros.

  • Educação Ambiental: Oficinas sobre reciclagem, conservação da biodiversidade, e práticas sustentáveis.

  • Tecnologia e Inovação: Cursos de curta duração para introdução à programação para jovens e adultos da comunidade.

  • Cultura e Artes: Exposições artísticas, oficinas de teatro e música para a comunidade.

Estes projetos geralmente são compostos por uma equipe de trabalho, planejamento estratégico, objetivos claros, atividades práticas e uma avaliação de resultados. Importante, também, é a elaboração de um relatório final que documente todas as etapas do projeto.

Muitas das vezes, algumas das principais formas de elaborar e justificar o projeto, é utilizando dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como descobrir a necessidade de um Projeto de Extensão na minha faculdade

Para saber se seu curso exige a participação em projetos de extensão e como você pode se envolver, siga estes passos:

  1. Verifique a Grade Curricular: Acesse o site da sua universidade ou o portal do aluno para consultar a grade curricular do seu curso. Projetos de extensão, quando obrigatórios, geralmente estão listados.

  2. Consulte o Orientador Acadêmico: Entre em contato com o coordenador do seu curso ou com o setor de orientação acadêmica para obter informações detalhadas sobre como os projetos de extensão são incorporados ao currículo de EaD.

  3. Participe de Reuniões Informativas: Muitas vezes, as faculdades realizam encontros, virtuais ou presenciais, para explicar o funcionamento e a importância dos projetos de extensão.


Veja também:
+ TCC no EaD: saiba como fazer seu cronograma


E como funciona o Projeto de Extensão pela faculdade EaD?

Os projetos de extensão para estudantes de educação à distância funcionam de maneira semelhante aos projetos de cursos presenciais, com algumas adaptações para atender à modalidade de ensino.

Vamos entender melhor o processo dos projetos de extensão:

1. Seleção e Planejamento

  • Identificação de Projetos: As universidades geralmente divulgam os projetos de extensão através de seus portais online, e-mails acadêmicos ou plataformas de ensino à distância.

    Estudantes de EaD devem ficar atentos a essas comunicações para identificar projetos que se alinhem com seus interesses e objetivos de carreira. Muitas vezes, eles podem aparecer em formato de matéria/disciplina no AVA, para configurar sua obrigatoriedade.

  • Inscrição: Após escolher um projeto de interesse, o estudante precisará se inscrever, respeitando os prazos e requisitos especificados. Esse processo pode incluir a submissão de documentos ou a elaboração de uma proposta de participação.

2. Execução

  • Atividades Práticas: Mesmo na modalidade EaD, os projetos de extensão envolvem atividades práticas que podem exigir a presença do aluno em locais específicos, como comunidades locais, escolas, centros comunitários, entre outros.

    No entanto, muitos projetos também oferecem atividades que podem ser realizadas remotamente, especialmente aquelas focadas em tecnologia, educação, e áreas que permitem o trabalho à distância.

  • Reuniões e Acompanhamento: Os projetos normalmente incluem reuniões periódicas para acompanhamento e orientação, que podem ser realizadas virtualmente. Essas reuniões servem para discutir o progresso do projeto, ajustar planos de ação e permitir a interação entre os participantes.

3. Flexibilidade

  • Horários Flexíveis: Um dos benefícios dos projetos de extensão para estudantes de EaD é a possibilidade de flexibilizar horários de participação, especialmente em atividades que não exigem presença física. Isso facilita a conciliação entre os estudos, o projeto e outras responsabilidades.

4. Avaliação e Certificação

  • Avaliação do Desempenho: Ao final do projeto, o desempenho do estudante é avaliado com base em sua participação, contribuição e no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Isso pode incluir a entrega de relatórios, apresentações ou outros produtos finais.

  • Certificação: A participação bem-sucedida em projetos de extensão é frequentemente reconhecida com certificados, que podem ser adicionados ao currículo do estudante, destacando sua experiência prática e compromisso social.

5. Benefícios Adicionais

  • Desenvolvimento Profissional e Pessoal: Além de contribuir para a sociedade, os projetos de extensão oferecem uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades profissionais, expandir a rede de contatos e aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas.


A importância dos Projetos de Extensão para o universitário

Um rapaz em um estabelecimento que se assemelha a um café, está lendo as anotações que tem em uma folha. Ele usa camisa estilo polo cor vinho, óculo, tem barba rala e cabelos escuros. Pode-se dizer em concordância com o material, que ele poderia estar no local ainda decidiu colocar seu projeto de extensão em ação.

Participar de projetos de extensão é extremamente valioso para os estudantes, pois proporciona:

  • Aplicação Prática do Conhecimento: Permite colocar em prática o que é aprendido em teoria, desenvolvendo habilidades técnicas e sociais.

  • Desenvolvimento de Soft Skills: Como trabalho em equipe, liderança, comunicação e resolução de problemas.

  • Expansão da Rede de Contatos: Oportunidade de conhecer profissionais da área, outros estudantes e membros da comunidade.

  • Contribuição Social: Possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas, aplicando o conhecimento para resolver problemas reais da sociedade.

Confira mais:
+ 5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância

+ Como fazer um portfólio digital criativo e gratuito

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.