Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Studygram, StudyTwt: Conheça as comunidades de estudantes nas redes sociais

27 de março de 2024
Um grupo de amigos está em frente ao computador sorrindo e parecendo se entreter com aquilo que estão vendo. A imagem representa justamente as comunidades de estudantes existentes na internet em diferentes redes sociais, o que pode ajudar alunos a se envolverem com seus estudos e até formarem uma comunidade de apoio.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Olá, estudante! Você deve ser – ou aspirar ser – um aluno de Ensino à Distância (EaD), por isso, com certeza já conhece as maravilhas da internet e suas possibilidades. Mas será que já foi apresentado ao mundo das comunidades de estudantes nas redes sociais?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em uma era digital em que o aprendizado transcende as salas de aula tradicionais, alunos de todas as idades encontram novas formas de explorar conhecimento, compartilhar dicas de estudo e se motivar mutuamente.

Essas comunidades virtuais são espaços onde a paixão pelo aprendizado encontra a tecnologia, transformando a maneira como estudamos, ensinamos e interagimos. Venha conhecer mais sobre algumas delas e formas de você unir seu ensino à distância – ou mesmo presencial – a essas plataformas de interação social!

Leia mais:
+ 5 perfis no Instagram que todo aluno EaD precisa conhecer

+ YouTube e o EaD: como a plataforma pode te ajudar a estudar


O que são as comunidades de estudantes nas redes sociais?

Uma aluna utilizando um moletom está fazendo anotações à lápis em um caderno enquanto segura um telefone, simulando que ela está verificando algo ou alguma informação enquanto estuda.

As comunidades de estudantes nas redes sociais são grupos formados por pessoas com um objetivo comum: aprender e crescer acadêmica e pessoalmente.

Utilizando plataformas digitais como Instagram, Twitter, TikTok, entre outras, essas comunidades oferecem uma vasta gama de recursos, desde dicas de estudo e organização até apoio emocional e acadêmico.

Graças à facilidade de acesso e à natureza colaborativa desses espaços, estudantes de todo o mundo podem se conectar, compartilhar conhecimentos e experiências, além de encontrar inspiração e motivação para seus estudos.

Muitas dessas comunidades até criam nichos para atingirem objetivos e darem dicas de como alcançar algum resultado, como grupos de estudantes de medicina, vestibulandos de alguma universidade específico, entre outros exemplos.

Exemplos de comunidades de estudantes nas redes sociais

Studygram (Instagram)

Na imagem, uma mulher loira de cabelos compridos segura uma placa circular em frente ao rosto, com o logo do Instagram impresso nela.

O “Studygram” é uma comunidade no Instagram onde os usuários compartilham fotos e vídeos relacionados aos estudos, como anotações bonitas, espaços de estudo organizados e dicas de aprendizado. A pesquisa por hashtags como #studygram, #studyinspo ou #studynotes revela uma infinidade de conteúdos inspiradores.

Perfis como Olho Mágico por Fabi, Anna Clara Studies e Manda Estudy são exemplos de perfil que estão dentro da comunidade Studygram brasileira, e sempre oferecem dicas de lettering, rotinas, mapas mentais, organização e criação de espaços de estudos. Você pode achar várias ideias para se inspirar e trocar figurinhas nos comentários!


StudyTwt (Twitter)

Atual e antigo logo do Twitter, hoje chamado de "X"

No Twitter, a comunidade conhecida como “StudyTwt” reúne estudantes que compartilham suas jornadas acadêmicas, dicas de estudo e motivação. Usando hashtags como #StudyTwt ou #StudyTwitter, é possível encontrar e participar de discussões estimulantes sobre diversos temas educacionais.

No formato das threads – o famoso “segue o fio” -, aquelas sequências de tweets, um após o outros, muitos alunos, universitários e até profissionais formados esboçam suas ideias e dão diversas dicas para estudar diferentes temas, fazer anotações, e até levar inspiração mostrando um pouco de suas rotinas de estudo.


#LearnOnTikTok (TikTok)

Logo do app TikTok, que lembra uma nota musical simulando um efeito 3D com tons de azul e vermelho.

O TikTok não fica atrás quando se trata de comunidades de estudo. Com a hashtag #LearnOnTikTok, usuários podem descobrir vídeos curtos que vão desde tutoriais rápidos até lições detalhadas sobre uma ampla gama de assuntos. Esta é uma forma divertida e interativa de aprender algo novo todos os dias.

TikTokStudy (TikTok)

Similar ao #LearnOnTikTok, o “TikTokStudy” é outra comunidade onde os estudantes compartilham dicas de estudo, hacks de produtividade e momentos de seu dia a dia acadêmico, tudo em formato de vídeo curto. Buscar por #TikTokStudy é uma ótima maneira de encontrar conteúdo educativo e motivacional.


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Outras formas de utilizar as redes sociais para estudo

Além de participar dessas comunidades, os estudantes podem aproveitar as redes sociais de várias outras maneiras para enriquecer seu processo de aprendizagem. Criar diários de estudo, por exemplo, ajuda na organização e na reflexão sobre o próprio progresso.

Seguir professores e influenciadores educacionais é outra excelente forma de se manter atualizado com técnicas de estudo eficazes e conteúdo relevante. Participar ativamente dessas comunidades, comentando, compartilhando e interagindo, não só enriquece o aprendizado individual como também contribui para o crescimento coletivo.

Além disso, buscar apoio e conselhos de outros alunos enfrentando desafios semelhantes pode fazer toda a diferença na jornada educacional. E não se pode subestimar o poder de descobrir novos assuntos e áreas de interesse de uma maneira interativa e divertida, o que pode transformar a educação em uma aventura contínua e apaixonante.

Nesse cenário digital dinâmico, as possibilidades são tão vastas quanto a própria internet. As comunidades de estudantes nas redes sociais representam uma revolução no aprendizado, tornando-o mais acessível, personalizado e, acima de tudo, conectado. E aí, já faz parte de alguma comunidade estudantil online?

Veja também:
+ Dia do Estudante: veja 5 sites de cursos online gratuitos

+ Itens importantes que todo estudante de EaD deve ter

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.