Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

5 cursos EAD da área de exatas

Para quem imaginava que no ensino a distância só existiam graduações teóricas, temos uma novidade: existem, sim, muitos cursos na área de exatas no formato EAD!

E se você está se perguntando como é possível fazer um curso a distância sobre temas tão complexos, que exigem atividades em laboratório, já explicamos como funciona mais à frente.

Os cursos EAD na área de exatas estão se tornando cada vez mais populares. Entre eles, encontramos diversos ramos da Engenharia, Matemática, Física, cursos na área de Informática e muitos outros.

Confira cinco graduações a distância nessa área que separamos para você e veja onde estudar para ter seu diploma reconhecido no mercado!

5 cursos EAD mais procurados na área de exatas

Fomos atrás dos cinco cursos EAD da área de exatas que estão em alta no Brasil neste momento. Conheça melhor cada um deles:

1. Matemática

Com mais de 27 mil alunos matriculados atualmente, é o curso EAD de exatas mais procurado por quem gosta de números e pensamento lógico. A graduação é uma licenciatura, ou seja, forma professores para atuar no ensino fundamental e médio. Assim, quem escolhe essa carreira deve se interessar pelas práticas de ensino e pela formação pedagógica de crianças e adolescentes.

O raciocínio matemático também tem sido bastante valorizado em outros ramos do mercado. Empresas que trabalham com Logística, Contabilidade, Linguagens de Programação, Estatística, Robótica, Informática e Gestão de Projetos têm se mostrado cada vez mais interessadas nesses profissionais. O tempo médio para se formar é de quatro anos.

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional especializado em sistemas de informação, equipamentos computacionais, infraestrutura, redes de computadores, desenvolvimento de sistemas e elaboração de projetos.

É importante destacar que o curso tecnólogo, também conhecido como curso de tecnologia ou graduação tecnológica, é de nível superior, e o diploma tem a mesma validade do que das modalidades de bacharelado ou licenciatura. Por ser um modelo de graduação com tempo reduzido de curso, é a opção ideal para aqueles que têm pressa para se formar em alguma área e começar a carreira profissional.

cursos de exatas EAD

Com dois anos e meio de duração, o curso é voltado para o raciocínio lógico e o conhecimento das principais linguagens de programação. O campo de trabalho é um dos mais amplos do Brasil. A área de Tecnologia da Informação tem carência de profissionais bem qualificados, o que abre oportunidades interessantes de crescimento.

3. Engenharia de Produção

O bacharelado a distância em Engenharia de Produção tem crescido bastante na preferência dos brasileiros. O curso ensina o estudante a pensar, projetar e implementar melhorias em diferentes sistemas de gestão e controle da produção (empresas, indústrias, projetos autônomos etc.).

Embora seja um curso de exatas, essa formação também explora diversas outras áreas do conhecimento, como Administração, Economia e Gestão de Pessoas. A duração é de cinco anos.

4. Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação não ensina apenas a pensar, projetar e construir sistemas informatizados. Trata de todo o espectro que envolve as atividades tecnológicas computacionais, como telecomunicações, banco de dados, segurança da informação e modelagem.

O profissional dessa área é muito buscado no mercado de trabalho, por conta das novas demandas de transformação digital no mundo corporativo. Além disso, esse curso é vantajoso, pois permite que o profissional atue sem sair de casa, assumindo serviços remotos, cada vez mais comuns no mercado. 

Pode ser encontrado com diferentes nomes (Computação, Ciência da Computação, Computação e Informática, Sistemas de Computação) e é oferecido em grau de licenciatura e bacharelado. O tempo de formação varia entre quatro e cinco anos. Informe-se na faculdade de seu interesse.

5. Engenharia Civil

Quem disse que não dá para se formar engenheiro cursando uma faculdade a distância? Pois bem, o curso de Engenharia Civil é um bacharelado de cinco anos de duração que tem crescido bastante na preferência do brasileiro.

A graduação ensina os estudantes a pensarem e projetarem infraestruturas, como edifícios, pontes, estradas, aeroportos, entre outros, bem como a executarem atividades técnicas, como perícia, vistoria e avaliação.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre o curso de Engenharia a distância, seus pontos positivos e negativos. Confira agora se essa é a escolha certa para você!

Como fazer um curso a distância na área de exatas?

A grande dúvida de quem pensa em fazer um curso EAD na área de exatas é: como fazer a distância um curso que exige tantas atividades práticas?

A verdade é que boa parte dos cursos EAD na área de exatas são híbridos, ou seja, combinam atividades a distância e presenciais.

A parte teórica da graduação é tratada a distância. É transmitida por meio de videoaulas ao vivo, apostilas, chats, fóruns de discussão e materiais de estudo disponíveis 24 horas por dia no ambiente virtual de aprendizagem.

A parte prática é aprendida nos polos de apoio presencial, que são instalações físicas disponibilizadas pela instituição em diversos pontos do país. Esses polos contam com laboratórios e toda a infraestrutura necessária para o aprendizado das disciplinas. Professores e tutores estão presentes para apoiar os alunos nos polos.

Portanto, quem ainda tem aquele pé atrás em relação a qualquer curso de exatas a distância, já pode mudar de ideia. Só é preciso observar se existe algum polo de apoio perto de onde você vive, já que algumas graduações exigem uma presença maior em laboratórios.

Quais as vantagens de fazer um curso de exatas a distância?

Fazer um curso a distância é a decisão certa para aqueles que desejam estudar com mais autonomia, flexibilidade e planejamento próprio. Trata-se de uma modalidade que requer bastante disciplina e iniciativa dos estudantes, mas que também oferece diversos benefícios. As vantagens de um curso a distância são muitas. Conheça algumas:

  • Permite que o(a) aluno(a) possa programar e personalizar melhor suas dinâmicas de estudo, conciliando a graduação com suas atividades diárias;
  • Há ferramentas de comunicação para interagir com alunos e tirar dúvidas com professores e tutores;
  • Todo o conteúdo teórico fica disponível para consulta dos estudantes 24 horas por dia no ambiente virtual de aprendizagem;
  • Há maior flexibilidade de horários e localização, ou seja, os alunos podem escolher o momento mais adequado em sua rotina para estudar os conteúdos, assim como o local para fazê-lo;
  • Na maioria das vezes, é bem mais barato fazer um curso a distância do que um presencial;
  • O diploma tem a mesma validade que de um curso presencial, contanto, é claro, que a faculdade seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e tenha autorização para oferecer aquele curso.

Onde fazer cursos EAD na área de exatas?

Para escolher uma boa instituição de ensino e começar com o pé direito a carreira de seu interesse, é preciso primeiramente verificar se essa instituição é reconhecida pelo MEC, que avalia a qualidade de ensino das universidades brasileiras anualmente, por meio de indicadores educacionais criteriosos.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores na área de exatas:

Universidades Privadas:

 Universidades Públicas:

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Veja também: Conheça o curso de Engenharia de Produção EAD

Está pensando em fazer um curso de exatas a distância? Conte para nós qual deles chama mais a sua atenção!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!