Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre a licenciatura em Matemática EAD

Licenciatura em Matemática a distância: confira todas as informações sobre o curso, mercado de trabalho e onde estudar!

A licenciatura em Matemática a distância prepara o aluno para ser professor nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos, com a flexibilidade de horários e economia que um curso EAD proporciona.

Para quem gosta de cálculos, geometria, equações, etc. e quer atuar na área de educação, fazer a graduação em Matemática é uma grande chance de se profissionalizar e entrar num mercado onde não faltam oportunidades de trabalho.

Continue lendo para conferir todas as informações sobre a licenciatura em Matemática EAD e garantir seu diploma reconhecido pelo MEC!

Como é o curso de licenciatura em Matemática a distância

No curso de licenciatura em Matemática EAD, o aluno recebe a mesma formação de uma graduação presencial. O curso pode durar três ou quatro anos, dependendo da universidade.

A grande diferença é poder assistir às aulas online, numa plataforma de aprendizagem disponibilizada pela instituição de ensino. Através dessa plataforma, o aluno consegue estudar em seus horários disponíveis e rever os conteúdos quantas vezes desejar.

No ambiente virtual de aprendizagem também é possível consultar e baixar materiais didáticos gratuitamente, tirar dúvidas com tutores e interagir com colegas em fóruns de discussão e chats ao vivo.

Esses diferenciais que o ensino superior a distância oferece facilitam muito a vida de quem precisa conciliar trabalho e estudos ou não pode frequentar a faculdade todos os dias por outros motivos.

Mas é importante saber que a licenciatura em Matemática EAD também inclui atividades presenciais obrigatórias, como provas e seminários, que devem ser realizadas no polo de apoio ao ensino. A frequência dos encontros presenciais varia de acordo com a instituição de ensino e o período do curso, podendo ser quinzenal ou mensal.

Por isso, na hora de escolher uma faculdade o aluno precisa verificar se existe um polo de ensino em sua região ou proximidades.

E falando em escolher onde estudar, é fundamental que o curso de licenciatura a distância seja reconhecido pelo MEC, pois isso garante um diploma válido em todo o país, inclusive para participar de concursos públicos.

Grade curricular

A grade curricular da licenciatura em Matemática a distância é igual à do curso presencial, com matérias específicas dessa área do conhecimento:

  • Geometria Euclidiana Plana e Espacial
  • Álgebra e Teoria Elementar dos Números
  • Trigonometria
  • Geometria Analítica
  • Álgebra Linear
  • Cálculo Diferencial
  • Cálculo Integral
  • Análise Combinatória
  • Interfaces da Matemática com a Física
  • Estruturas Algébricas
  • Integrais Múltiplas e Cálculo Vetorial
  • Matemática Financeira
  • Tratamento da Informação
  • Funções de Variável Complexa
  • Fundamentos de Análise Matemática
  • História da Matemática
  • Probabilidade e Estatística

Além dessas, também devem ser cursadas disciplinas da área de educação, como por exemplo:

  • Didática
  • Educação Matemática e Currículos
  • Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais
  • Metodologia do Ensino de Matemática
  • Pesquisa em Educação Matemática
  • Matemática no Ensino Médio
  • Psicologia da Educação
  • Estratégias Didáticas no Ensino de Matemática

O currículo do curso inclui ainda práticas de ensino nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

As práticas de ensino são matérias nas quais a carga horária é dividida entre aulas teóricas (online) e atividades práticas, como elaboração e apresentação de aulas, dinâmicas de grupo e jogos didáticos para estudantes de cada nível de ensino, sob supervisão do professor regente.

Estágio supervisionado

Os alunos da licenciatura em Matemática a distância precisam cumprir uma carga horária de estágio supervisionado, que pode ser feito em escolas e colégios públicos ou particulares.

ProUni para EAD

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares a brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior. O que muita gente não sabe é que o ProUni também vale para a modalidade EAD!

Para se inscrever no Programa é necessário ter feito a última edição do Enem, com pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação.

É preciso, ainda, atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública em exercício (para os cursos de licenciatura)

As bolsas variam segundo a renda familiar mensal, podendo ser integrais ou parciais (50%). O limite máximo de renda familiar mensal para os candidatos é de até três salários mínimos por pessoa, exceto para os professores da rede pública, que não precisam atender a essa exigência.

Crédito estudantil, descontos e bolsas de estudo oferecidos pelas faculdades

Boa parte das faculdades particulares oferece a seus alunos programas de bolsas de estudo e descontos variados. Existem descontos para o pagamento da mensalidade até certa data do mês ou mesmo ligados a convênios com empresas e associações.

Levando em consideração que a mensalidade do curso chega a custar menos de R$ 300, com uma bolsa parcial ou desconto o valor já fica bem em conta.

Existe ainda a possibilidade de recorrer a um programa de crédito estudantil e financiar até 70% do montante das mensalidades a juros muito baixos ou zero e começar a pagar só depois da formatura.

Mercado de trabalho para quem faz licenciatura em Matemática

Quem faz a licenciatura em Matemática não precisa esperar a formatura para ingressar no mercado de trabalho.

Embora seja necessário ter o diploma da graduação para atuar como professor, muitos cursos pré-vestibulares e colégios contratam estudantes de licenciatura como monitores ou tutores, responsáveis por tirar dúvidas dos alunos presencialmente ou pela internet.

Depois de se formar, o licenciado em Matemática pode prestar concurso para dar aula nas redes municipais e estaduais de ensino ou trabalhar em escolas particulares, nas séries finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

Vale mencionar que o professor de Matemática pode ministrar aulas de física em caso de falta de profissionais habilitados.

Existe também a possibilidade de fazer pós-graduação (mestrado e doutorado) e lecionar no ensino superior.

Outro campo de atuação para os graduados em Matemática é junto às editoras e secretarias de educação, na elaboração de livros didáticos e outros materiais de ensino.

Onde estudar

Confira algumas faculdades que oferecem a licenciatura em Matemática EAD reconhecida pelo MEC.

Estas são instituições que possuem polos de ensino em diferentes regiões do país, participam do ProUni e contam com programas próprios de bolsas de estudo, descontos variados e financiamento estudantil sem burocracia:

Veja também:

Saiba quais são as faculdades a distância mais baratas

Quanto ganha um professor?

E você, quer fazer a licenciatura em Matemática EAD e se tornar professor? Qual foi sua inspiração para seguir essa carreira? Deixe um comentário!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário