Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o curso de Logística EAD e veja onde estudar

Qual empresa não sonha em produzir mais, vender mais e faturar mais com o menor custo operacional?

Esse é o principal objetivo de todo empreendimento de sucesso – e a realização dessa vontade passa, necessariamente, pelas mãos da área de Logística.

Os profissionais da logística estudam formas inteligentes de reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade em diversos setores.

Não é por acaso que os bons logísticos têm sido tão disputados por empresas em todo o mundo.

Para quem tem interesse na área, uma excelente notícia: dá para fazer esse curso superior estudando a distância!

Saiba tudo sobre o curso de Logística EAD e veja onde estudar!

Entenda o que é Logística

A Logística cuida do andamento das grandes operações de uma empresa: cadeia de suprimentos, distribuição, transporte, acomodação de mercadorias, embalagem, despacho.

A prática é voltada ao planejamento e implementação de estratégias que diminuam os custos gerais e otimizem operação de bens e serviços fornecidos pela empresa: obtenção dos materiais que serão transformados em produto final, organização da linha de produção, estoque e distribuição dos produtos até chegarem às prateleiras.

Qualquer organização que pretende se manter competitiva deve apostar em uma equipe de logística muito bem montada – especialmente numa situação de economia globalizada, que faz com que empresas tenham de se dedicar à busca de parceiros no mundo todo: na China, nos Estados Unidos, no Chile, na Noruega, no Japão, na Austrália, etc.

A epidemia de covid-19 que assolou o planeta reforçou ainda mais a importância de ter uma logística bem preparada à disposição.

Setores como o automobilístico, turístico e o de eletrônicos, por exemplo, experimentaram uma queda substancial na demanda de mercado.

Outros, como o farmacêutico, agropecuário e de equipamentos médicos, se depararam com uma alta na demanda que mal conseguiram dar conta!

O logístico ajuda empresas em dificuldade a reorganizarem seus processos e se manterem vivas até o pior passar; em paralelo, prepara as empresas em alta para atender à demanda crescente e encarar a diminuição das atividades conforme o mundo vai retomando sua rotina.

Percebeu como mesmo em momentos de crise quem faz logística pode conquistar um lugar ao sol?

Para ser bom na profissão e aproveitar melhor as oportunidades que o mercado oferece, o logístico deve desenvolver habilidades ligadas a planejamento, gestão de processos, inteligência de mercado, inovação e pensamento estratégico – e também ter o dinamismo necessário para enfrentar situações inesperadas.

O curso de Logística EAD

Há diversas formas de entrar na área de Logística. A melhor delas é, sem dúvidas, com a ajuda de um curso superior.

E já que estamos falando de uma área que preza pela inteligência dos seus processos, por que não otimizar tempo e dinheiro e estudar a distância?

O curso superior de tecnologia em Logística está disponível em cerca de 200 faculdades EAD e tem só dois anos de duração.

É ideal para quem precisa adequar os estudos à rotina, economizar um bom dinheiro e ainda terminar o curso com uma formação bastante disputada no mercado de trabalho – tudo isso com a rapidez de quem tem pressa de entrar na profissão.

O curso é quase todo feito online. Dá para acompanhar grande parte das disciplinas de casa ou de qualquer outro local apenas com uma boa conexão à internet. Muitas das aulas estão em vídeo, que podem ser assistidos a qualquer momento, quantas vezes for necessário. O ambiente virtual de aprendizagem oferece bibliotecas digitais, ferramentas de troca de ideias e contato direto com professores e tutores.

Por lei, todo curso EAD precisa ter uma carga mínima de encontros presenciais. O curso de Logística não foge à regra. Algumas vezes por semestre os estudantes se encontram no polo de apoio ou campus da faculdade para fazer atividades em grupo, apresentar trabalho ou encarar as provas finais.

Algumas faculdades oferecem cursos semipresenciais, que equilibram atividades EAD e presenciais, modalidade ideal para quem gosta dos dois formatos.

Lembrando que o curso de Logística EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece diploma válido no mercado de trabalho.

O que se estuda no curso de Logística EAD

Nos quatro semestres em que estudará Logística EAD, os estudantes vão se deparar com um bom número de disciplinas sobre gestão, finanças e, claro, da própria Logística.

Confira alguns conhecimentos que são apresentados ao longo dos estudos:

  • Gestão de Projetos
  • Modelos de Gestão
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Gestão de Pessoas
  • Matemática Financeira
  • Planejamento Estratégico
  • Gerenciamento de Transportes e Abastecimento
  • Processos Logísticos
  • Análise de Custos
  • Gestão da Qualidade
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção
  • Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais
  • Logística Reversa
  • Logística Internacional
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Quanto custa fazer o curso de Logística EAD

Além da alta empregabilidade, estudar Logística a distância é bem econômico.

Em grande parte das faculdades que oferecem o curso, as mensalidades ficam entre R$ 280 e R$ 370.

Isso sem contar os descontos e as bolsas parciais, que podem ser obtidos facilmente.

Quem quer cursar Logística em faculdade particular sem desembolsar um centavo sequer pode tentar uma vaga pelo ProUni, o programa do governo federal direcionado a estudantes de baixa renda que fizeram o Enem e obtiveram uma boa nota nas provas. As inscrições abrem todos os semestres. Fique de olho!

Onde estudar Logística EAD

Não vai ser difícil encontrar o curso de Logística EAD no polo de apoio mais próximo de sua casa.

Mas fique atento à qualidade do curso que você vai escolher. Por mais que o mercado esteja receptivo, as empresas costumam dar prioridade a quem estudou nas melhores faculdades.

E as melhores faculdades não são necessariamente as mais caras, mas as que têm melhor avaliação junto ao MEC.

Abaixo, a gente separou algumas boas faculdades onde você encontra o curso:

Veja também:

Conheça o curso de Marketing Digital EAD e onde estudar

O que achou de Logística EAD? É o que você procura? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário