Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se dá pra entrar em uma faculdade EAD pelo ProUni

Será que o ProUni tem bolsas para faculdades EAD? Descubra agora mesmo!

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de 50% e 100% para alunos que queiram ingressar em instituições privadas de ensino superior.

Esse é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pela Lei nº11.096, de 13 de janeiro de 2005 e tem o objetivo de ajudar pessoas sem ensino superior a ingressar em faculdades privadas. Mas é possível usar para cursos EAD? Descubra melhor com este artigo!

Requisitos para se candidatar a alguma vaga do ProUni

Pra começar, os candidatos às vagas do ProUni devem estar atentos exigências sobre a renda familiar:

Bolsas integrais (100%): é preciso que a renda familiar seja de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Bolsas parciais (50%): é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa.

Outra exigência do Programa é que o aluno ainda não tenha concluído nenhum curso superior.

Além disso, o estudante precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior, obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

E precisa, necessariamente, atender a uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, a bolsas são exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Processo seletivo

O processo seletivo para o ProUni ocorre a cada semestre, aumentando as chances dos candidatos.

Caso o estudante não consiga se candidatar ou não consiga uma bolsa nessas duas chances, também existe outra forma de conseguir uma vaga no ProUni:  as bolsas remanescentes. Continue lendo e saiba mais sobre elas!

O que são Bolsas Remanescentes?

O processo de bolsas remanescentes ocorre quando há sobra de vagas. Mas isso é possível? Sim. pode ser que nenhum aluno tenha sido aprovado ou que nenhum estudante tenha se candidatado à vaga.

Para concorrer a essas bolsas, o estudante precisa atender às mesmas exigências de renda do processo comum e também aos seguintes requisitos:

  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, o candidato deve estar em busca de uma bolsa para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
  • Não ter sido aprovado em processo seletivo regular anterior do ProUni.
  • Não ter sido aprovado em processo anterior de bolsas remanescentes do Prouni.

Ao se inscrever em uma vaga remanescente, o candidato tem a vaga reservada para ele, mas deve ir à instituição em até dois dias úteis para comprovar todas as informações prestadas no ato da inscrição. A simples inscrição não garante a concessão da bolsa, apenas a reserva dela durante o período de comprovação.

Já estou matriculado em uma instituição de Ensino Superior, posso me candidatar para essas bolsas remanescentes?

Sim. E o melhor é que caso a sua instituição não esteja oferecendo bolsa para o seu curso, você pode se inscrever em um curso de área afim e depois solicitar a transferência de curso, aumentando assim as suas chances de concluir o ensino superior com uma bolsa de estudos.

Quais cursos o ProUni atende?

Essa é a melhor parte do ProUni, por que ele oferece bolsa para cursos presenciais e cursos a distância. Ou seja, as chances de você conseguir a vaga que deseja é grande! E quanto maior a oferta de cursos, menor é a concorrência, então fique atento nas datas e corra para não perder essa oportunidade!

Quais são os cursos mais procurados do ProUni?

Segundo o MEC, no primeiro semestre de 2018, os cursos mais procurados foram:

  • Administração
  • Direito
  • Pedagogia
  • Engenharia Civil
  • Ciências Contábeis
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Fisioterapia
  • Serviço Social

Os cursos mais procurados e concorridos são sempre na modalidade presencial, deixando uma concorrência baixa para a modalidade EAD. E a maioria desses cursos já estão disponíveis na modalidade EAD!

O curso EAD está se tornando a melhor opção para muitos. Além dos valores das mensalidades ser menor, o aluno tem mais liberdade para decidir quando e onde estudar, sem precisar adiar a sua formação até que tenha mais tempo disponível.

Bolsas ProUni para cursos EAD

Muitas pessoas não sabem, mas as bolsas do ProUni também estão disponíveis para cursos EAD. Por isso, selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos EAD e fazer parte do Programa Universidade para Todos. Confira:

Veja também:

Descubra se existe graduação em Direito a distância

Conheça algumas faculdades EAD que são reconhecidas pelo MEC

Saiba como fazer uma faculdade em dois anos e veja onde

Gostou? Agora nos conte qual bolsa você pretende concorrer no ProUni! Deixe seu comentário aqui embaixo.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário