1324Views 0Comentário
Posso ingressar no EAD pelo SiSU?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado mantido pelo Ministério da Educação (MEC) que classifica os estudantes para as vagas disponibilizadas em universidades públicas. O critério utilizado na classificação é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Mas, infelizmente, não é mais possível utilizar este sistema para se inscrever em cursos superiores na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Porém, ainda é possível utilizar sua nota do ENEM para ingressar nesses cursos, sendo uma das alternativas o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Prouni
O Prouni é um programa, criado e mantido pelo do Governo Federal, que oferece a possibilidade a estudantes ingressarem no ensino superior com bolsas de estudos em instituições particulares. Através dele é possível ingressar em cursos superiores na modalidade EAD com bolsas parciais e integrais.
Bolsas
As bolsas oferecidas são de dois tipos: parciais e integrais.
- Parciais: Custeiam 50% do valor total da mensalidade.
- Integrais: Custeiam o valor total da mensalidade..
Quem pode se inscrever no ProUni?
O Prouni é destinado aos estudantes que:
- Tiveram nota mínima de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a 0 (zero) na prova de Redação da edição mais recente do Enem.
- Não possam diploma de nível superior.
- Possuam renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
É necessário ainda se encaixar em pelo menos uma das situações a seguir:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral na rede particular.
- Ser pessoa com deficiência.
- Seja professor da rede pública de ensino no exercício do magistério, para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. Nesse caso não há necessidade de comprovação de renda.
Quando acontecem as inscrições?
As inscrições para o ProUni acontecem, geralmente, depois de finalizadas as inscrições do Sisu. Para se inscrever basta acessar o site oficial do ProUni, inserir o número de inscrição da última edição do Eneme a respectiva senha.
No sistema constarão as vagas disponíveis, inclusive aquelas destinadas ao ensino a distância. Aí é só escolher o curso desejado, aguardar o resultado final do processo de seleção e a posterior convocação para matricular no curso.
Como efetivar a matrícula?
Para realizar a matrícula é necessário levar a documentação solicitada na Universidade onde obteve aprovação. Além disso, é preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição, levando a documentação até o coordenador do ProUni da instituição. Essa etapa visa garantir a transparência do processo para que as bolsas estejam nas mãos de quem realmente precisa.
Faculdades EAD que participam do ProUni
A oferta de vagas e a lista de universidades participantes mudam a cada edição do Programa.
Confira algumas faculdades EAD que costumam participar do ProUni:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário Distrito Federal (UDF)
Veja também:
Vai tentar uma bolsa de estudos para curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!