Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como um curso superior EaD pode te ajudar a conseguir um emprego

Atualmente, não há escapatória, independentemente da área de atuação, setor ou empresa, na hora da entrevista de emprego, ter um diploma de ensino superior no currículo faz toda a diferença na conquista de uma vaga. Principalmente quando se trata de cargos elevados e bons salários.

É de conhecimento geral que o diploma do ensino superior abre muitas portas. Entretanto, muitas pessoas não possuem tempo disponível para realizar uma faculdade nos moldes tradicionais. É para ajudar estas pessoas que existem os cursos superiores a distância.

Tendo em vista esta tendência, atualmente o diploma de um curso superior EaD é tão bem aceito no mercado de trabalho quanto um diploma de curso superior presencial. Se você também não tem tanto tempo assim para se deslocar até uma universidade, mas deseja melhorar seu currículo, por quê não investir em uma graduação a distância? Confira neste artigo todos os detalhes sobre o curso superior EaD e como ele pode te ajudar a conseguir um emprego melhor.

O que é um curso superior EaD?

Um curso superior EaD nada mais é que uma graduação realizada na modalidade de ensino a distância. Como o nome sugere, este tipo de curso ocorre em ambientes virtuais, sem a necessidade da presença física do aluno em sala de aula.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, nos últimos 10 anos o número de alunos que ingressam em cursos à distância aumentou quase 5 vezes. Conforme os dados da 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, do Instituto Semesp, o número de matrículas em cursos de graduação a distância no Brasil cresceu 19,1% apenas em 2019. 

Nesta modalidade, as interações entre alunos, professores e monitores acontecem com o auxílio da internet. A depender da universidade, as aulas podem ser assistidas por gravação ou em horários marcados, onde todos os alunos precisam estar online, assistir a vídeos, ler textos e e-books que fazem parte do material complementar acadêmico. A entrega de trabalhos, avaliações e atividades também são feitas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seguem um cronograma com prazos como em qualquer curso presencial.

Quais as vantagens de cursar o ensino superior EaD?

Para quem tem uma rotina corrida e não tem muito tempo disponível para se locomover até uma universidade, o curso EaD é uma ótima opção para começar a estudar. Por se tratar de um modelo de graduação online, o aluno pode organizar seus turnos de estudo de acordo com a própria rotina, sem precisar gastar horas no transporte público ou cumprir horários rígidos de aula.

Obviamente é preciso disciplina para chegar até o fim com sucesso. É preciso respeitar os prazos e entregar todas as tarefas para que o curso seja validado. Entretanto, para quem deseja alcançar melhores oportunidades e se dá bem estudando de forma autônoma, a possibilidade de criar os próprios horários facilita bastante a vida.

Para quem é indicado o EAD?

O curso superior EAD geralmente corresponde às necessidades de dois perfis bastante comuns de alunos e que com frequência se sobrepõem:

  1. O primeiro grupo é composto por pessoas que não possuem muito tempo livre no dia a dia para frequentar aulas, seja devido a rotina de trabalho ou em casa;
  1. Já o segundo grupo corresponde às pessoas que não possuem tantos recursos para investir em uma graduação.

jovem estudando a distância - EAD

Segundo levantamento do Quero Bolsa realizado em julho de 2020, os cursos EaD sem bolsa de estudo têm preços 70,8% mais baratos, em média, que os cursos presenciais, o que representa uma grande economia para quem tem outros compromissos além da faculdade.

Isto ocorre porque a estrutura necessária para criar uma graduação EaD de qualidade é bem menor, uma vez que um polo pode ser reutilizado para várias turmas e o material gravado pode ser distribuído a muito mais alunos.

Levando em conta estes dois aspectos, o curso superior EaD é amplamente indicado para quem se encaixa nesses perfis.

Quais os tipos de cursos EaD?

A cada dia mais procurados devido a flexibilidade de poder fazer os próprios horários, os cursos EaD já são oferecidos em grande parte das instituições privadas e públicas brasileiras, e podem ser encontrados nas mais diversas possibilidades de formação. Veja algumas delas a seguir:

  • Graduação: 
    • Tecnólogo;
    • Licenciatura;
    • Bacharelado.
  • Pós-graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos livres.

Qual a diferença salarial para quem tem uma graduação?

Atualmente, o Brasil é o país com a maior discrepância salarial por nível de escolaridade. De acordo com uma pesquisa do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), o diploma de ensino superior pode aumentar o salário de um profissional em até 182%.

Isso significa que ter uma faculdade ou uma pós-graduação completa pode dobrar e até mesmo triplicar a remuneração de alguém. Portanto, por mais que uma graduação dure em média 3 ou 4 anos, para ganhar mais, vale a pena investir nos estudos.

Quais são os cursos de graduação EaD mais vantajosos?

Entre os cursos superiores EaD com mensalidade mais vantajosa dentro da plataforma Quero Bolsa, estão as seguintes graduações:

  1. Artes;
  2. Automação Industrial;
  3. Fotografia;
  4. R2 – Formação de Professor em História;
  5. R2 – Formação de Professor em Matemática;
  6. Letras – Português e Japonês;
  7. R2 – Formação de Professor em Português;
  8. R2 – Formação de Professor em Geografia;
  9. R2 – Formação de Professor em Biologia;
  10. Gestão do Terceiro Setor.

Mas tendo em vista a melhoria de vida que um diploma pode agregar, qualquer curso superior é vantajoso, não é mesmo? Portanto, comece já a escolher qual graduação deseja cursar e dê o primeiro passo!

Onde fazer curso superior EaD?

Tão importante quanto decidir começar um curso superior EaD é escolher em qual universidade estudar. Basta uma busca breve na internet para encontrar inúmeras faculdades oferecendo mil facilidades de ingresso e um precinho camarada. Entretanto, de nada vale se a instituição não tiver o reconhecimento do Ministério da Educação.

Antes de escolher uma universidade, realize uma consulta pública no portal e-MEC e certifique-se de que seu diploma é certificado pelo MEC. Assim você evita muitas dores de cabeça, além de economizar tempo e dinheiro.

E para facilita a sua busca, selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar a distância com a certeza de que fará um bom investimento em seu futuro. Dê uma olhada:

Leia também:
Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades
Ensino a distância pode superar o ensino presencial em 2022

Agora que você já sabe tudo sobre curso superior EaD e como ele pode te ajudar a conseguir um emprego melhor, que tal contar pra gente aqui nos comentários qual faculdade você pretende cursar?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!