Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as notas de corte para cursos EAD no Fies 2021

Veja as notas de corte mínimas e máximas de diversos cursos no Fies e confira as políticas do programa para cursos de Ensino Superior a distância!

O sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já está aberto para inscrições de candidatos! Nesta primeira edição de 2021, os estudantes interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 29 de janeiro para se inscrever por meio da página oficial do programa. 

Se você deseja iniciar um curso de Ensino Superior em uma faculdade privada ainda no primeiro semestre de 2021, mas está sem condições financeiras suficientes para isso, o Fies pode ser uma boa solução!

No entanto, é sempre bom lembrar que, assim como o Sisu e o Prouni, o Fies é um processo seletivo concorrido. Por isso, é interessante conferir as notas de corte que costumam ser cobradas no curso para o qual você deseja concorrer a uma vaga de financiamento. Vamos lá?

O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal para contemplar estudantes de baixa renda que desejem cursar o Ensino Superior em instituições de ensino particulares, embora não tenham condições financeiras suficientes para isso.

Qualquer estudante pode participar do Fies?

Não. Todos os candidatos do Fies devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtendo pontuação igual ou superior a 450 e não tendo zerado a redação.

Como é o processo seletivo do Fies?

O principal critério considerado pelo sistema do Fies é a nota do Enem. Caso dois ou mais candidatos que estejam concorrendo à mesma oportunidade apresentem pontuações idênticas, a preferência será do participante que tiver a maior nota na redação. Se esta nota também for igual, o sistema passará aos seguintes critérios de desempate:

  1. Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  2. Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
  3. Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Vale destacar, também, que os candidatos que ainda não têm diploma de Ensino Superior, nem foram beneficiados pelo Fies em outra ocasião, têm preferência em relação aos demais.

Quais são as notas de corte para cursos EAD no Fies 2021?

As notas de corte referentes à atual edição do Fies poderão variar até o último minuto do período de inscrições, pois dependem das pontuações do Enem dos candidatos inscritos! Por este motivo, dizer precisamente quais serão as notas de corte para cada curso com vagas disponíveis no programa é, neste momento, impossível.

Além disso, embora o Governo Federal já tenha sinalizado a intenção de ampliar o alcance do Fies, atualmente, este programa não oferece financiamentos para cursos de Ensino Superior a distância. 

Entretanto, pelo fato de os cursos EAD estarem ganhando cada vez mais espaço e importância no Ensino Superior brasileiro, é provável que esta realidade mude muito em breve. Fique tranquilo, que nós avisaremos você por aqui assim que isso acontecer! 

Se ainda assim você estiver interessado em participar desta edição do Fies, confira abaixo as notas de corte mínimas e máximas que os 20 cursos mais procurados em 2019, segundo o Mapa do Ensino Superior, tiveram no processo seletivo deste mesmo ano. Assim, você terá bons parâmetros para comparar a sua pontuação. Veja:

  • Direito: 457 pontos a 765 pontos
  • Medicina: 720 pontos a 831 pontos
  • Psicologia: 450 pontos a 705 pontos
  • Administração: 450 pontos a 683 pontos
  • Enfermagem: 453 pontos a 667 pontos
  • Educação Física: 451 pontos a 667 pontos
  • Fisioterapia: 458 pontos a 711 pontos
  • Nutrição: 450 pontos a 693 pontos
  • Farmácia: 452 pontos a 696 pontos
  • Gestão de Pessoas (RH): 450 pontos a 630 pontos
  • Odontologia: 532 pontos a 759 pontos
  • Medicina Veterinária: 457 pontos a 765 pontos
  • Arquitetura e Urbanismo: 481 pontos a 749 pontos
  • Pedagogia: 450 pontos a 670 pontos
  • Letras – Português: 498 pontos a 688 pontos
  • Gastronomia: 452 pontos a 676 pontos
  • Economia: 486 pontos a 751 pontos
  • Marketing: 450 pontos a 670 pontos
  • Música: 473 pontos a 727 pontos
  • Design de moda: 457 pontos a 700 pontos

Onde estudar EAD sem precisar do Fies?

O Ensino a Distância (EaD) permite que pessoas no mundo inteiro consigam dar continuidade aos seus estudos de forma muito mais flexível e adequada às suas realidades do que ocorre no ensino presencial. Por isso, muita gente tem optado por não abrir mão de cursar o Ensino Superior nesta modalidade. Se você for uma destas pessoas, fique tranquilo, pois há outras alternativas! 

Selecionamos algumas instituições de Ensino Superior que são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), contam com uma grande variedade de cursos de nível superior e, ainda, costumam negociar possibilidades de bolsas de estudos, descontos nas mensalidades, ou mesmo financiamentos, com os estudantes interessados. Pode ser que o curso que você procura esteja em uma delas! Confira:

Veja também: Conheça as faculdades EAD que aceitam a nota do Enem 

Já escolheu qual será o seu curso de Ensino Superior? Conta pra gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!