Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Direito Online

Saiba mais sobre as possibilidades de fazer um curso de Direito online e como encontrar uma boa instituição que seja reconhecida pelo MEC.

O Direito ainda é uma das mais respeitadas e reconhecidas carreiras no mercado de trabalho. Da mesma forma, também é um dos cursos mais concorridos e disputados dos vestibulares. Embora não haja, ainda, opções de curso de Direito EAD,  felizmente, há uma grande oferta de faculdades com cursos na área do Direito bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Embora os cursos na modalidade EAD sejam cada vez mais comuns, eles abrangem diferentes campos do conhecimento. Mesmo com vasta gama de cursos bem avaliados e chancelados pelo ministério para emitir diplomas válidos no mercado de trabalho, os cursos de Direito online existentes ainda estão em processo de avaliação do órgão. Para que um curso seja validado pelo MEC, além de ser bem avaliado, ele precisa ter, pelo menos, uma turma completando metade do curso.

Se você busca um curso na área do Direito e quer uma graduação na modalidade EAD, saiba que há opções validadas pelo ministério, como cursos tecnológicos, nesta modalidade que permitem que o profissional diplomado atue em áreas relacionadas ao Direito. São graduações de nível superior, com duração mais curta, e que têm como grande vantagem proporcionar ao estudante ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Veja cursos tecnológicos EAD na área de Direito

A grande vantagem de cursar uma graduação tecnológica é a sua duração. Uma formação mais breve, com duração média de 2 anos, possibilita ao estudante a entrada prévia no mercado de trabalho. Além disso, o diploma de tecnólogo garante ao estudante a qualificação requerida para disputar vagas em processos seletivos de emprego e concursos públicos.

O estudante que deseja atuar em uma área conectada ao Direito, tem a opção de escolher um curso tecnológico a distância reconhecido pelo Ministério da Educação. Essa formação, sem dúvida, abrirá muitas portas no mercado de trabalho.

Entre as opções disponíveis, há formações que englobam o estudo de disciplinas da área, como Legislação Ambiental, Direito Tributário ou Trabalhista, e capacitam os estudantes para atuarem em atividades específicas em suas carreiras.

Confira alguns cursos tecnológicos EAD relacionados à área de Direito:

Serviços Penais: com duração média de dois anos, a formação tem enfoque na gestão de serviços penitenciários e na inserção social do preso, internado e egresso. Pode enfatizar ainda a gestão ou assistência penal.

Gestão Ambiental: este profissional desempenha atividades como análises de impacto ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, elaboração de laudos e pareceres. O curso dura em média dois anos.

Segurança Pública: neste curso, os estudantes estudam dispositivos administrativos, penais e processuais referentes às ações de segurança pública. Esta graduação dura em média 2 anos e enfatiza uma ou mais atividades da área: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Será que o diploma EAD vale no mercado?

Os cursos EAD cumprem o mesmo currículo que cursos presenciais, com a diferença de serem realizados de forma online. Assim, o estudante recebe acesso às aulas previamente gravadas pelos professores do curso, assim como a materiais complementares, biblioteca interativa, exercícios e chats de discussão para esclarecimento de dúvidas com os professores e discussão de temas de interesse do curso com os alunos.

Dessa forma, o diploma de um curso EAD é equivalente ao de um curso presencial, contanto que a faculdade e o curso sejam devidamente reconhecidos pelo MEC. Isso porque, no Brasil, a validade de um diploma de nível superior não está relacionada à modalidade de estudo (presencial ou EAD), mas ao reconhecimento do curso perante o MEC.

Bons cursos de Direito presencial

Se os cursos tecnológicos não são o seu objetivo principal e seu desejo é realmente cursar uma faculdade de Direito com validação do MEC, há ótimas opções de cursos presenciais em faculdades públicas e particulares.

A formação no curso de Direito possibilita ao estudante atuação em diversas áreas, com atividades das mais variadas: o estudante formado pode optar por ser advogado ou seguir a carreira jurídica, prestar concurso público ou atuar dentro de empresas.

A seguir, veja opções de faculdades com cursos de Direito bem avaliados pelo MEC:

Em geral, a formação em Direito presencial tem duração de cinco anos. Depois de formado, o estudante que deseja atuar como advogado, precisa passar pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que é obrigatório.

Leia também:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância
Descubra como funciona uma faculdade a distância

Agora você já conhece boas opções para estudar Direito ou cursos relacionados nas modalidades a distância e presencial. Conta pra gente nos comentários abaixo qual será a sua escolha!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário