Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Sociedade da Informação: entenda o que é

17 de maio de 2024
Um mapa mundi holográfico é observado por um homem de terno que está ao fundo da imagem. A frente dele e do mapa, estão vários ícones de pessoas interligados, representando o funcionamento da sociedade da informação.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O conceito da Sociedade da Informação têm recebido cada vez mais destaque no mundo contemporâneo, onde dados são produzidos e compartilhados a uma velocidade impressionante.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Marcado pela capacidade de acessar, produzir e distribuir informação em massa, o cenário dessa sociedade transforma não apenas economias, mas também mexe de forma expressiva na vida social e cultural de indivíduos ao redor do planeta.

Em 17 de maio, celebramos o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, uma data que nos convida a refletir sobre essas mudanças e como elas afetam a todos nós, especialmente aqueles engajados no aprendizado à distância. Vem conferir!

Confira também:
+ Mulheres na Tecnologia: 4 áreas em crescimento para elas
+ MOOC: tudo que você precisa saber sobre esse tipo de curso online


O que é a Sociedade da Informação?

A Sociedade da Informação é caracterizada pelo papel central que a informação assume nas atividades cotidianas das pessoas, das empresas e das instituições.

Diferente de épocas anteriores, onde a produção material e industrial dominava a economia, nesta nova era, a informação e o conhecimento tornam-se os principais motores do desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Nesta sociedade, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) como a internet, telefonia móvel e satélites, são fundamentais para o processamento e distribuição de informação em tempo real.

Estes avanços tecnológicos possibilitam uma maior interconexão entre diferentes partes do globo, tornando o conhecimento mais acessível e democratizando o acesso à educação e à informação.

Características da Sociedade da Informação

Acima de um globo terreste marcando diversos territórios, estão diversas pessoas, de costas, conectadas por diversos pontos luminosos, representando como funciona a sociedade da informação

A Sociedade da Informação possui características distintas que moldam a maneira como vivemos, trabalhamos e aprendemos:

  • Digitalização: A conversão de toda forma de informação em formatos digitais que podem ser facilmente transmitidos e armazenados.

  • Conectividade: Uma infraestrutura global de comunicações que conecta pessoas e dispositivos instantaneamente, independentemente de sua localização geográfica.

  • Acessibilidade: A capacidade de acessar informações e recursos de qualquer lugar, a qualquer hora, facilitando o aprendizado e a tomada de decisões.

  • Interatividade: A troca de informações torna-se bidirecional, permitindo que os usuários não apenas consumam, mas também produzam conteúdo.

  • Globalização: A eliminação das barreiras geográficas e temporais na comunicação e no comércio, promovendo uma cultura global mais integrada.


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


O Futuro da Sociedade da Informação

O futuro da Sociedade da Informação promete avanços ainda mais significativos nas áreas de inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT). Essas tecnologias ampliarão a capacidade de análise e interpretação de grandes volumes de dados, promovendo inovações que podem solucionar problemas complexos em saúde, educação e meio ambiente.

Para os estudantes, o futuro será marcado por uma educação ainda mais personalizada e adaptativa, fundamentada no acesso contínuo e dinâmico à informação.

Saiba também:
+ Conheça os melhores cursos de Tecnologia da Informação EaD
+ Pesquisas online: como encontrar fontes confiáveis


A Relação entre Telecomunicações e Sociedade da Informação

As telecomunicações são a espinha dorsal da Sociedade da Informação. Sem redes de comunicação avançadas e capazes de manejar grandes quantidades de dados, seria impossível alcançar o nível de interconexão e acesso à informação que temos hoje.

É através das telecomunicações que a informação é coletada, transmitida e disseminada, permitindo a existência de uma sociedade globalmente conectada e informada.

Confira mais:
+ Atividades que todo aluno EaD deve adotar


Impacto no Aluno de EaD

Um teclado de um notebook está sendo digitado por duas mãos e a frente delas um holograma representando a sociedade da informação aparece, mostrando ícones de conexão, internet, comunicação wi-fi, entre outros.

Para o aluno de educação à distância, viver na Sociedade da Informação representa um campo de oportunidades. O acesso facilitado a uma vasta gama de recursos educacionais, a flexibilidade para aprender no próprio ritmo e a possibilidade de conectar-se com especialistas e colegas ao redor do mundo são apenas algumas das vantagens.

A Sociedade da Informação empodera o aluno de EaD com ferramentas e recursos que transcendem as barreiras físicas, oferecendo uma educação que é ao mesmo tempo global e personalizada.

Sobre o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação não apenas reconhece a importância das telecomunicações para a sociedade moderna, mas também destaca como essas tecnologias são fundamentais para o progresso social e econômico.

Este dia é uma oportunidade para refletir sobre como as telecomunicações e a informação moldam o nosso mundo e como podemos utilizar essas ferramentas para melhorar a vida de todos ao redor do globo.

E para você, aluno de EaD, é uma ótima ocasião para observar as formas como pode utilizar dos avanços tecnológicos e da comunicação para se desenvolver educacional e profissionalmente!

Saiba mais:
+ Melhores cursos de Sistemas de Informação EaD
+ Como o EaD pode ajudar o criador de conteúdo digital?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.