Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

7 vantagens em fazer um curso de idiomas a distância

Você já teve vontade de aprender um novo idioma mas não tem disponibilidade financeira ou até mesmo de tempo para frequentar presencialmente uma escola? Pois com dedicação e organização é possível aprender uma outra língua fazendo um curso de idiomas a distância, através de plataformas online de ensino, e também usufruir de todas as vantagens que a modalidade presencial não oferece.

Existem excelentes cursos de idiomas EAD, em que os métodos utilizados variam de uma escola para a outra, mas todos podem trazer resultados incríveis. Tudo irá depender da sua dedicação e adequação à metodologia escolhida. E para te ajudar nessa tarefa, separamos abaixo 7 vantagens em fazer um curso de idiomas a distância. Confira e invista na sua educação!

Quais são as vantagens de fazer um curso de idiomas a distância?

Com o cenário da pandemia do coronavírus, desde março de 2020 com as restrições sanitárias e o isolamento social, os cursos na modalidade EAD passaram a ganhar cada vez mais força e hoje o mercado de ofertas está a todo vapor. Isso porque além de possibilitar que os estudos continuassem durante a pandemia, essa modalidade de ensino também oferece diversas vantagens para aquelas pessoas que possuem alguma limitação financeira ou até mesmo de disponibilidade de tempo em meio a rotinas intensas de trabalho e cuidados com a casa e família. 

Saiba mais: EaD aumenta mesmo com o fim das restrições sanitárias da Covid-19 

Dessa forma, aprender um novo idioma atualmente tornou-se muito mais viável e possível. Ampliou-se o acesso a um mundo novo de oportunidades online, e muitas pessoas que sempre desejaram realizar um curso de uma língua estrangeira agora passaram a ver esse aprendizado como uma possibilidade. Afinal, com a modalidade a distância, as vantagens são muitas. Abaixo, te explicamos quais são as principais. Vamos lá? 

Leia também: Veja quais são as vantagens do estudo remoto

Comodidade

Um dos principais diferenciais quando se fala de EAD é que não é necessário se deslocar para poder aprender. Ao poder realizar o curso sem precisar sair de casa, você tem a comodidade que quiser para assistir às aulas ou efetuar as atividades necessárias. Além disso, é uma enorme economia de gastos com transporte e também otimização do tempo que gastaria se deslocando. Você aprende no horário de sua preferência e no local que for conveniente. Até quando estiver de férias você pode estudar. Seja no conforto do seu lar, durante a viagem, em hotéis e onde achar tempo para praticar o aprendizado da nova língua.

Flexibilidade de horários

Você cria seus próprios horários de estudos, decide quando vai assistir as aulas e qual o melhor planejamento com as atividades da grade de ensino para adequar a sua rotina, o que te permite aprender um novo idioma mesmo sendo uma pessoa muito atarefada.

Essa é uma vantagem muito significativa para pessoas que têm horários pouco flexíveis de trabalho, faculdade ou diversos compromissos com a família.  Em momentos de descanso e intervalos de atividades rotineiras, é possível, por exemplo, treinar e repassar o conteúdo ou fazer aquela atividade que estava faltando. Basta ter acesso à internet e um fone de ouvido, caso precise de privacidade.

Autonomia

Aprendendo um idioma a distância, você pode ter mais autonomia no próprio aprendizado, como por exemplo:

  • Não é necessário abandonar o curso caso precise dar uma pausa por motivos de saúde, férias, etc;
  • Não é preciso se preocupar com o grupo, já que o ensino a distância é centrado no indivíduo;
  • Em aulas em grupo nas escolas de idiomas, algumas dúvidas acabam passando despercebidas. Estudando a distância você mesmo tira suas dúvidas, revendo um capítulo ou sentença quantas vezes forem necessárias, além de não se sentir envergonhado em questionar aos tutores;
  • Você não precisa se adaptar às necessidades do grupo, que pode estar mais adiantado ou atrasado em aulas presenciais;
  • Não é preciso se preocupar com datas de exames;
  • É possível estudar sozinho ou organizar grupos de estudo online de acordo com seu interesse e necessidade.

Custos reduzidos em relação à modalidade presencial 

Uma das vantagens de mais destaque é que os preços dos cursos de idioma EAD são mais acessíveis para os estudantes. Esse é um grande atrativo para aqueles que acreditavam que aprender um novo idioma não caberia no seu orçamento, já que as mensalidades são mais em conta quando comparadas com as dos cursos presenciais. Até o material utilizado é um grande diferencial, que possibilita maior interação com recursos tecnológicos e menos apostilas impressas, por exemplo. Você também economiza gastos com transporte, o que facilita também em relação ao tempo que é necessário disponibilizar para a locomoção, por exemplo. 

Didáticas mais eficazes

Você não deixa de ter ótimas informações de aprendizado no ensino a distância, já que as aulas exploram recursos de vídeo, fóruns e outras ferramentas tecnológicas que fomentam a interatividade, além de desenvolver o seu potencial para lidar com uma linguagem mais técnica do idioma em questão, caso seja necessário. Com isso, além de permitir uma maior autonomia aos alunos, a EAD traz novas propostas pedagógicas que estimulam os alunos através da tecnologia e o que ela pode oferecer, de forma a tornar o ensino mais eficaz e prazeroso. Ficou com dúvida sobre determinado tema? Ainda não pegou exatamente o teor daquela explicação do professor? Uma das grandes vantagens da EAD é que você pode rever as aulas quantas vezes quiser! 

7 vantagens em fazer um curso de idiomas a distância - EAD

Possibilidade de aulas personalizadas

Os cursos a distância inovam ao oferecer modelos de ensino diferentes. Alguns oferecem até mesmo aulas que podem ser personalizadas de acordo com o objetivo e necessidade de cada aluno. Por exemplo, algumas escolas após analisarem suas habilidades no idioma, designam  exercícios e práticas específicas para o seu perfil. Neste caso, constata-se o que é mais importante para o seu desenvolvimento no idioma (podendo ser a escrita, a conversação, a leitura ou a escuta) e cria-se a customização das atividades para aquele estudante. Isso possibilita que o aluno adquira o conhecimento específico individual, o que torna o processo de ensino ainda mais eficiente.

Desenvolvimento de disciplina

É preciso muita determinação e disciplina para conseguir se formar em um curso de idioma a distância. Por esse motivo, os mais desorganizados ganham a oportunidade de se desafiarem e desenvolverem uma forma de conseguir mais organização e levá-la para o seu dia a dia. Se você já possui estes atributos, melhor ainda! Além de não ter problemas em levar o curso até o fim, você conseguirá chegar à fluência mais rapidamente.

Veja também: 7 motivos para fazer um curso de inglês EAD 

Onde fazer um curso de idiomas a distância?

E se a sua dúvida é onde fazer o seu curso de idioma a distância, não se preocupe: selecionamos abaixo algumas opções de instituições de ensino que vale a pena investir. 

E aí, está convencido de que fazer um curso de idiomas a distância é uma excelente opção? Não perca mais tempo e comece já a aprender uma nova língua. Bons estudos!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!