Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja quais são as vantagens do estudo remoto

Não tem como falar do ensino a distância sem mencionar as diversas vantagens do estudo remoto. Afinal, é só com essa modalidade de estudo que o ensino superior e tantas especializações passam a ser uma realidade possível na vida de pessoas que antes acreditavam que estudar não era algo que cabia em suas vidas – seja por questões financeiras ou de tempo e inflexibilidade do trabalho.

Assim, é fato que o EAD abriu muitas portas quando o assunto é inclusão. Mas, afinal, você sabe quais são todas as vantagens do estudo remoto? Desde flexibilidade até menor custo, o ensino a distância é uma possibilidade para a vida de várias pessoas. Por isso, a seguir, nós explicamos todas as vantagens de optar por essa modalidade de ensino e ainda damos dicas de onde estudar. Confira!

O que é estudo remoto?

O estudo remoto, também conhecido como educação a distância ou EAD, é uma modalidade de ensino na qual professores e estudantes não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente para que as aulas aconteçam e a troca de conhecimento ocorra. No EAD, é possível ministrar aulas, solicitar tarefas, aplicar provas e interagir com a turma no ambiente virtual, tudo através de uma plataforma tecnológica disponibilizada pela instituição de ensino.

Por ser uma modalidade de ensino ainda recente, o conceito pode causar estranhamento a muitas pessoas que ainda não estão adaptadas a estudar ou centralizar tarefas do dia a dia no meio digital. No entanto, justamente pelo conceito flexível do ensino a distância, estudar remotamente acaba sendo uma realidade para a rotina de muitas pessoas que precisam continuar trabalhando para poder estudar, ou que não conseguem estudar nos horários e métodos considerados comuns para muitos.

O EAD tornou-se ainda mais popular devido à pandemia, em um contexto em que tantas pessoas precisaram adaptar suas tarefas, estudos e trabalhos para a rotina de casa. Com a alta do famoso home office, as instituições de ensino também passaram a se adaptar ainda mais por meio digital, e aquelas que já possuíam estrutura virtual para acolher os alunos e ministrar as aulas tiveram ainda mais vantagem e controle da situação. Assim, o estudo remoto é uma modalidade que está super em alta, sendo possível realizar quase tudo de uma graduação bastando possuir acesso à internet. Incrível, não é mesmo?

Já que a necessidade da presença em alguns cursos é um fator limitante para muitas pessoas, a ideia de estudar remotamente é algo que tem mudado a concepção das pessoas sobre estudar e adaptar um curso superior com a sua rotina corrida. Gostou desse conceito? Então entenda mais sobre todas as vantagens do estudo remoto a seguir!

Quais são as vantagens do estudo remoto?

É fato que estudar a distância exige recursos (como acesso à internet e conhecimentos básicos em informática, por exemplo), mas também é notável as diversas vantagens do estudo remoto no que diz respeito a flexibilidade de horários, menor custo e maior espaço para inclusão de diferentes estudantes. Portanto, abaixo, explicamos cada uma delas para você conferir se o EAD é uma possibilidade para você. Vamos lá?

Menor custo

Não dá para falar de EAD sem mencionar o preço mais acessível para estudantes. Esse é um grande atrativo para aqueles que acreditavam que o ensino superior não caberia no seu orçamento, logo é um fator que merece destaque entre as vantagens do estudo remoto.

Em média, os cursos a distância exigem mensalidades até 50% mais baratas que os cursos presenciais. Entre universidades particulares, ainda é possível se informar com a instituição de ensino desejada sobre bolsas de estudo e programas de facilitação do acesso ao ensino superior para conferir ainda mais possibilidades de baratear o seu investimento à educação.

Veja também: Qual a faculdade online mais barata?

Além da economia na mensalidade, outras economias também acontecem quando se opta por cursar ensino a distância, como de tempo e dinheiro para alimentação e transporte. No geral, basta ter um computador com acesso à internet para conseguir cursar uma graduação ou especialização. É uma opção muito mais acessível para várias realidades.

Facilidade de acesso ao conteúdo e às aulas

A facilidade é outra grande vantagem do estudo remoto. E não dá para falar sobre facilidade sem explicar as ferramentas de interação EAD, que unificam toda a jornada do aluno no curso, desde a aplicação de aulas, tarefas e provas até toda a interação entre professores, turma e acessos a materiais de estudo, como uma biblioteca online e mentoria virtual.

Tudo isso é possível através do que chamamos de Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente AVA, que consiste numa plataforma digital em que os professores disponibilizam todo o material didático (como livros, aulas gravadas, listas de exercícios, tarefas, textos complementares e muito mais), o cronograma do curso e as notas dos alunos. 

No AVA, também existem ferramentas que disponibilizam a comunicação entre professores e alunos, como fóruns online, chats por vídeo, lousas interativas e muito mais. Para participar de tudo isso, basta possuir um computador ou smartphone com acesso à internet. 

Flexibilidade de horários para os alunos

No EAD, os alunos podem escolher quais são os melhores dias e horários na sua rotina para estudar. Assim, é possível flexibilizar sua agenda e conciliar o estudo remoto com outras grandes importâncias no seu dia a dia, tal qual trabalhar ou cuidar da família.

Vale destacar, no entanto, que mesmo os cursos a distância podem exigir a presença do aluno em algumas ocasiões. Isso acontece porque existe a modalidade semipresencial de ensino, que exige parte da presença do aluno no ambiente online e parte nos polos da instituição de ensino, para a aplicação de provas ou realização de aulas técnicas. Em todo caso, consulte sempre a sua universidade para obter todas essas informações.

Diploma válido em todo o território nacional

Se você está se perguntando se o diploma do ensino a distância vale tanto quanto o de cursos presenciais, não se preocupe: o diploma EAD é válido em todo o território nacional e tem a mesma importância e peso para o mercado de trabalho.

Leia mais: Conheça as profissões que estão em alta em 2021 

Assim, cursos a distância ou presenciais têm a mesma validade na hora de buscar um emprego, desde que ambos tenham reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Com seu diploma EAD em mãos, é possível conquistar vagas de emprego qualificadas, prestar concursos públicos ou até entrar em uma pós-graduação ou especialização.

Mais inclusão no ensino superior

Diante de todas as vantagens que mencionamos acima, fica claro que a inclusão é mais uma vantagem do estudo remoto que não poderia ficar de fora desta lista. Com menor custo, facilidade de acesso, flexibilidade para os alunos e tendo a mesma validade que qualquer outro diploma de curso presencial, o estudo remoto abre portas para muitos que antes acreditavam que o ensino superior não cabia no seu estilo de vida. Com o ensino a distância, passa a ser possível falar de inclusão.

Onde estudar a distância?

Se você já decidiu que o estudo remoto é a modalidade de ensino que mais se encaixa na sua vida, é hora de seguir para o próximo passo: decidir onde estudar. Nessa hora, recomendamos que procure por instituições de ensino que disponibilizam todas as plataformas tecnológicas e suporte necessários para cursar um ensino a distância de qualidade.

Além disso, busque por faculdades que têm reconhecimento do MEC – só assim o seu diploma será válido em todo o território nacional. Para facilitar ainda mais sua vida, separamos algumas universidades de renome que são credenciadas pelo MEC e oferecem cursos a distância:

E aí, já decidiu em seguir com o ensino a distância? Quais das vantagens do estudo remoto mais atraem você a escolher essa modalidade de ensino? Responda abaixo nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!