Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as profissões que estão em alta em 2021

Por conta da pandemia do novo coronavírus, em 2020, milhões de pessoas ficaram desempregadas. Em 2021, com a vacinação se ampliando e com o controle da pandemia, é esperado que o mercado de trabalho volte a se recuperar.

Porém, ainda durante esse período de turbulência, há algumas profissões que estão em alta e com uma grande busca pelos recrutadores, é o que aponta o levantamento “Empregos em Alta do Linkedin”, desenvolvido pela plataforma de recrutamento.

Ficou curioso? Veja abaixo 15 profissões que serão responsáveis por impulsionar o mercado brasileiro em 2021:

1 – Médicos especializados

O setor da saúde ficou sobrecarregado no último ano e permanece nos primeiros meses de 2021. Por isso, a busca por médicos especialistas e outros profissionais da área da saúde deve continuar em alta.

  • Cargos comuns: enfermeiro(a) de terapia intensiva, enfermeiro(a) de saúde pública, enfermeiro(a) de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico(a), médico(a) e especialista clínico.

2 – Cargos na área da tecnologia

O levantamento do Linkedin mostrou que a área da tecnologia foi um dos poucos setores que ficou imune aos danos causados pela pandemia. Em 2020, essa área se manteve em crescimento constante, ainda com o diferencial de ter uma grande oferta de vagas para trabalho remoto.

  • Cargos comuns: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.

3 – Farmacêuticos e pesquisadores

Por conta da pandemia, os olhos do mundo estiveram voltados para os centros de pesquisa e ciência. Com isso, a busca por profissionais da área da Farmácia e pesquisadores aumentou e continuará a crescer significativamente neste ano.

  • Cargos comuns: técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

4 – Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Para sobreviver à pandemia, diversas empresas precisaram ajudar o seu modelo de negócio e, para que a mudança fosse efetiva, a busca por profissionais experientes da área de vendas cresceu. Com a manutenção da pandemia, é esperado que o número de cargos abertos para essa área continue a aumentar.

  • Cargos comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.

5 – Especialista em e-commerce

Assim como no tópico anterior, uma das mudanças impostas foi o uso do e-commerce. Segundo a pesquisa do Linkedin, a contratação para cargos de especialistas nessa área aumentou em 43%.

  • Cargos comuns: diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, operário de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.

6 – Profissionais autônomos de conteúdo digital

Para se destacar no mundo digital, diversas empresas começaram a dar mais importância para a área de conteúdo, com isso, a busca por profissionais aptos para a desenvolver uma estratégia de conteúdo digital aumentou. “Esta categoria teve um aumento nas contratações de 74% em 2020, e muitos redatores e editores fizeram uma transição para novas funções de conteúdo digital, como coordenadores de conteúdo”, mostrou o levantamento.

  • Cargos comuns: podcaster, YouTuber, coordenador(a) de conteúdo e editor(a) de vídeo.

7 – Especialista em marketing digital

Com a adaptação das empresas e a diminuição do orçamento disponível, o mercado irá buscar por profissionais especializados e com ideias inovadoras na área do marketing digital.

  • Cargos comuns: gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário.

8 – Profissionais de finanças

As mudanças no cenário da economia mundial fez com que a busca por profissionais com experiência na área de finanças aumentasse e, considerando que a pandemia ainda estará em alta em 2021, é esperado que o número de contratações continue a crescer.

  • Cargos comuns: diretor(a) financeiro(a), corretor(a) de ações, consultor(a) de serviços financeiros, contador(a), supervisor(a) de contas a receber e bancário(a).

9 – Telemarketing

Segundo o levantamento feito pelo Linkedin, o setor de telemarketing cresceu 67% no último ano. Além disso, essa foi a área que mais contratou jovens e também a que registrou um grande número de transações na carreira.

  • Cargos comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

10 – Cargos de apoio a saúde

Além daqueles que trabalham diretamente na linha de frente, a contratação cargos de apoio à saúde também cresceu em 2020 e deve continuar em alta neste ano.

  • Cargos comuns: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico, assistente de saúde.

11 – Serviços criativos

Para auxiliar as equipes de marketing e conteúdo digital, a busca por profissionais de serviços criativos deve continuar em alta em 2021, principalmente por trabalhadores autônomos.

  • Cargos comuns: ilustrador(a), artista 3D, redator(a), figurinista e designer gráfico.

12 – Análises de dados

Em um ano tão instável, ser guiado por dados foi o diferencial para sobreviver às mudanças repentinas do mercado por conta da pandemia. Para isso, a contratação de profissionais da área de análise de dados aumentou bruscamente no País e continuará em alta em 2021.

  • Cargos comuns: engenheiro(a) de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação.

13 – Cargos de sucesso de clientes

Uma forma de se destacar é garantir que o cliente esteja satisfeito com o serviço oferecido e/ou prestado, para isso surgem os profissionais de sucesso de clientes, que são responsáveis por assegurar que o cliente tenha a melhor experiência possível. De acordo com a pesquisa feita pela plataforma de recrutamento,a oferta de cargos nessa área cresceu 37%.

  • Cargos comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.

14 – Profissionais do setor de varejo

O setor varejista precisou se reinventar no último ano, para isso buscou por profissionais especialistas em redirecionar estratégias, lidar com o suporte ao cliente e migrar as operações do meio off-line para o on-line.

  • Cargos comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

15 – Especialistas em saúde mental

A saúde mental do brasileiro foi altamente impactada pela pandemia. A mudança nos hábitos, a perda de conhecidos e familiares, além da incerteza no trabalho, trouxeram muitos sentimentos negativos. Para lidar com essa nova realidade, as contratações por especialistas em saúde mental cresceram 34% no último ano e devem continuar em alta em 2021.

  • Cargos comuns: psicoterapeuta e psicólogo(a) clínico(a)

Onde fazer os cursos superiores das profissões em alta em 2021?

Muitas dessas profissões estarão em alta ainda depois de 2021 e o mercado se tornará cada vez mais competitivo na busca por profissionais preparados e especialistas em suas áreas.

Atualmente, a melhor forma de buscar esse conhecimento é investindo em cursos livres e de graduação que desenvolvam e capacitem pessoas para essas demandas do mercado de trabalho.

Se você ficou interessado e quer entrar em uma das carreiras citadas, veja algumas das instituições de ensino em todo o Brasil que oferecem cursos bem avaliadas por um preço acessível:

O que você achou das profissões e carreiras em alta até 2021? Vale a pena investir nelas ou esperar pelas novas oportunidades que ainda surgirão? Contem nos comentários!

Veja mais: Descubra quais são os cursos em alta no momento

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!