Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o curso de RH online e veja onde estudar

Quando a situação é boa, as empresas tratam o departamento de Recursos Humanos com atenção especial: é hora de contratar os melhores profissionais, criar planos de incentivos e pensar em formas de aumentar a motivação dos funcionários.

Quando bate a crise, o RH é igualmente importante: para reter talentos, para saber contratar a pessoa ideal, sem erros, criar planos de demissão, coisas do tipo.

Ou seja: faça chuva ou faça sol, Recursos Humanos é uma área vital para qualquer empresa.

E isso tem se refletido na procura pelos cursos na área. Gestão de Recursos Humanos, que forma profissionais especializados, já totaliza 160 mil matriculados em todo o país.

O curso também pode ser feito a distância, o que é uma maravilha para quem gosta de estudar de uma forma mais moderna e flexível.

A seguir, saiba tudo sobre o curso de RH online e saiba onde estudar!

Como é o curso de RH online

Quem quer entrar na área de RH rapidamente deve optar pelo curso de Gestão de Recursos Humanos. A graduação é de nível superior de tecnologia e o tempo de formação é bem curto, apenas dois anos.

Gestão de RH é focado nas necessidades do mercado de trabalho. Isso faz com que os profissionais formados aqui sejam bastante disputados por empresas de todo o país.

Na versão online, as aulas acontecem remotamente, por meio de um computador (ou um tablet, ou mesmo um celular) conectado à internet.

Os alunos EAD têm acesso a uma plataforma fornecida pela própria faculdade e lá encontram as videoaulas, as apostilas, os textos e os demais materiais didáticos que cada disciplina irá exigir.

Tudo pode ser feito no tempo do estudante, com flexibilidade e tranquilidade – desde que ele não atrase a entrega das atividades nem se distancie do curso por um longo período. É preciso ter disciplina e interesse para se dar bem em qualquer curso a distância.

Quem faz RH online quase não precisa comparecer a uma faculdade ou polo de apoio com muita frequência. Apenas algumas poucas vezes ao longo do semestre será preciso se reunir com a turma para apresentar trabalhos ou fazer provas.

É simples assim mesmo.

Ao final, o aluno se forma e tem em mãos um diploma reconhecido e válido no mercado de trabalho. Ele pode usá-lo para disputar vagas em RH que exijam nível superior, fazer concursos públicos na área ou dar continuidade aos estudos em cursos de pós-graduação.

Onde encontrar o curso de RH online

É fácil encontrar o curso de Gestão de Recursos Humanos online. A graduação está disponível em centenas de faculdades pelo Brasil.

Mas cuidado com tanta oferta.

Antes de fazer sua matrícula, não se esqueça de verificar se a faculdade tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a autorização para oferecer o curso na modalidade a distância.

Isso é fundamental para garantir um diploma formalmente válido no mercado de trabalho. Nunca se esqueça disso!

Para que você tenha algumas opções em mente, a gente já separou uma listinha com faculdades de qualidade onde é possível fazer seu curso de RH online tranquilamente:

Basta clicar em uma delas e verificar se o curso está disponível em um polo de apoio ou unidade da instituição em sua cidade. Em todas elas você vai encontrar facilidades como bolsas de estudos, financiamentos, convênios e descontos.

A única instituição pública no Brasil que oferece RH online é a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). O curso está disponível em algumas cidades do interior de SC.

O que se estuda no curso de RH Online

No curso de Gestão de RH, os alunos precisam se dedicar a uma média de cinco matérias por semestre. Ao longo de dois anos eles vão fazer uma imersão total nesse universo, que envolve muita administração, psicologia, planejamento e sociologia das organizações.

Confira algumas disciplinas que as faculdades de RH online oferecem. A grade curricular a seguir foi retirada do curso oferecido pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

  • Administração de Departamento Pessoal
  • Direito Aplicado aos Negócios
  • Gestão de Pessoas
  • Psicologia do Trabalho
  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Administração de Cargos e Salários
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas
  • Remuneração Estratégica
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos
  • Consultoria em Recursos Humanos
  • Empreendedorismo
  • Fundamentos de Sociologia Aplicada às Organizações
  • Planejamento Estratégico e de Recursos Humanos
  • Economia
  • Língua Portuguesa
  • Princípios de Administração e Marketing
  • Probabilidade e Estatística
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios

Quanto custa fazer o curso de RH on-line?

Fazer um curso que tem uma aceitação tão boa no mercado de trabalho não deve ser barato, certo?

Errado.

O curso de Gestão de Recursos Humanos online está entre os mais em conta no país.

Com apenas R$ 260 por mês já dá para estudar em instituições bem conceituadas no Brasil, como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), a Universidade de Franca (UNIFRAN) ou o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal (valor referente ao segundo semestre de 2018, sujeito a mudanças).

E tem mais: se você procurar com atenção, ainda vai conseguir fazer RH online de graça ou pagando apenas metade, por meio do ProUni – o programa de bolsas do governo federal direcionado a estudantes de baixa renda que se deram bem no Enem.

Duas vezes por ano o programa concede bolsas integrais e parciais em cursos presenciais e a distância em todo o país. Fique atento às datas de inscrição.

Algumas faculdades oferecem descontos para quem paga as mensalidades em dia. Confira as condições na instituição ou no polo de apoio onde você quer estudar.

Veja também:

Descubra quanto ganha um profissional de RH no mercado

Bateu aquela empolgação para estudar RH online? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário