Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pós-graduação em Radiologia EaD: saiba tudo sobre o curso e veja onde estudar

pós-graduação radiologia eadA Radiologia é uma área responsável pelo diagnóstico por imagens em clínicas e hospitais, mas ela não se restringe a isso. O formado em Radiologia pode atuar na odontologia, veterinária e também em indústrias.

No dia a dia, o profissional opera equipamentos e auxilia a equipe médica na detecção de doenças. Além disso, prepara e acompanha os pacientes durante a realização dos exames de radiologia, radioterapia e outros relacionados à medicina nuclear.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O profissional de Radiologia pode atuar com exames de mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio-X, trabalhar na inspeção de cargas nas indústrias, contribuir na investigação de crimes, no manuseio de equipamentos de radioterapia e pode também se dedicar a área de pesquisa e lecionar em universidades públicas ou privadas do país.

Caso você tenha interesse na área, saiba que dá para fazer um curso técnico ou uma pós-graduação em Radiologia. Tudo isso vai depender dos seus objetivos, do tempo que quer investir nos estudos e até mesmo na sua experiência profissional.

Para quem já atua na área da saúde ou possui a formação em um curso técnico ou tecnólogo de Radiologia, a pós-graduação serve para aperfeiçoar o currículo e para que o profissional possa aprofundar os seus conhecimentos.

Algumas instituições oferecem a pós-graduação em Radiologia no formato a distância, uma ótima opção para quem deseja flexibilidade de horários para estudar. Além disso, os cursos da modalidade EaD geralmente são mais baratos do que os presenciais.

Ficou interessado? Então veja a seguir como funciona a pós-graduação em Radiologia a distância e onde fazer a sua especialização.

Veja também: Saiba tudo sobre o curso tecnólogo em Radiologia EAD

Como é a pós-graduação em Radiologia EaD?

Essa pós permite que os profissionais da área desenvolvam habilidades para trabalhar em áreas específicas da Radiologia. Durante a formação, os estudantes aprofundam os conhecimentos teóricos e práticos para que saibam lidar com as diversas situações do mercado de trabalho. 

A pós-graduação a distância em Radiologia tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), por isso tem o mesmo peso do que um curso presencial e prepara o profissional da mesma maneira, sem nenhum prejuízo no currículo.

Mesmo no formato EaD, os estudantes conseguem interagir com outros alunos e também com os professores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É possível assistir às aulas gravadas ou ao vivo, depende do modelo oferecido pela instituição.

O aluno terá contato com disciplinas específicas da área que escolheu, e ao final, ao cumprir a carga horária exigida pelo curso, receberá o certificado de especialista.

Veja abaixo algumas especializações disponíveis em instituições de ensino privadas e que ofertam a pós-graduação a distância:

  • Tecnologia em Diagnóstico por Imagem com ênfase em Ressonância Magnética: nesta área, o profissional se especializa nos exames de ressonância magnética. Ao final do curso ele estará apto para orientar os pacientes antes, durante e após o procedimento, além de ter o conhecimento necessário para a realização do exame de forma segura.
  • Enfermagem em Radiologia e Imaginologia: nesta especialização, os estudantes são preparados para auxiliar os médicos na realização de diversos tipos de exames de imagem e na identificação de possíveis doenças.
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia: é uma área voltada para profissionais da odontologia, como os cirurgiões dentistas. Durante o curso, o aluno aprende sobre diversas técnicas para interpretar e descrever radiografias e outros exames que garantem precisão no tratamento odontológico.
  • Radiologia Forense: essa especialização está diretamente ligada com a área criminal. Os estudantes são preparados para atuarem juntamente com a perícia e com a justiça na resolução de crimes. Esse profissional auxilia na identificação de corpos e na análise da causa de uma morte.
  • Radiologia Industrial: com este curso, o profissional se tornará apto para trabalhar em indústrias e atuar na inspeção corporal e de cargas. Essa área é voltada para o controle de qualidade de produtos e outros materiais industriais.
  • Radiologia Veterinária: área destinada à utilização de exames de imagem em animais. O profissional é preparado para identificar doenças e auxiliar no tratamento na área da veterinária.

Veja mais: Conheça os melhores cursos de Radiologia a distância

Quem pode fazer pós-graduação em Radiologia?

Qualquer pessoa que tenha feito uma graduação e deseja aprofundar os seus conhecimentos na área de Radiologia pode fazer a pós-graduação. É claro que o mais comum é que profissionais já graduados nessa área iniciem os estudos de especialização, mas isso não é uma regra.

Basta ter uma graduação, interesse, disposição e gostar do universo da Radiologia para dar continuidade aos estudos.

Quanto tempo dura a pós-graduação em Radiologia a distância

A duração da pós em Radiologia EaD varia de acordo com cada instituição de ensino. É possível encontrar universidades que ofertam o curso em 6 meses, mas em outras, esse tempo de formação pode chegar até 18 meses.

Quanto custa fazer uma pós-graduação em Radiologia EaD?

As mensalidades variam conforme a instituição de ensino escolhida, o tempo de formação e a área de especialização. Mas é possível encontrar mensalidades de R$100 a R$400, além disso algumas plataformas oferecem bolsas de estudo em universidades bem avaliadas e com professores capacitados, como a Quero Bolsa.

Onde estudar pós-graduação em Radiologia EaD?

Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos na área de Radiologia, saiba que escolher uma instituição de qualidade e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é fundamental para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

As universidades abaixo oferecem pós em Radiologia a distância com preços e condições especiais com um ótimo custo benefício. Confira:

E aí, já pensou em fazer uma especialização nesta área? Deixe nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!