Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores cursos de Logística EAD

A possibilidade de estudar a distância tem aproximado o tão sonhado diploma do ensino superior para muitos estudantes.  E quem busca estudar Logística, sabe que há uma enorme oferta e diversas opções de faculdades públicas e privadas para ingressar. E para te ajudar, listamos aqui os melhores cursos de Logística EAD para você escolher o melhor para a sua carreira.

A faculdade de Logística a distância é ofertada em nível tecnológico, com a duração média de 2 anos e garante um diploma válido em todo o território nacional. Além disso, te prepara para uma grande quantidade de opções no mercado de trabalho, já que logística é uma área que está cada vez mais em alta.

Fazer uma graduação EAD é poder se especializar e se preparar para a sua carreira de maneira econômica e flexível, fazendo os seus próprios horários e podendo conciliar seus trabalhos e demandas de estudo com o emprego ou outros compromissos do dia a dia.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a área de logística, e saiba quais os melhores cursos de Logística EAD para você dar o primeiro passo em direção ao seu sonho. Confira!

Como funciona o curso de Logística EAD?

O curso de Logística EAD é ofertado em nível tecnológico no ensino superior, e tem uma duração de dois anos para ser concluído, com uma carga horária média de 1.600 horas divididas em quatro semestres.  Pode ser feito nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância – as modalidades de ensino variam conforme cada faculdade.

Essa graduação tem como foco principal a formação de profissionais para atuarem no gerenciamento e na operação de diversos processos logísticos, entre vários tipos de empresas e corporações. Quem cursa Logística a distância garante um diploma com validade nacional, assim como qualquer outro curso presencial.

Geralmente, os tecnológicos em Logística exigem também a realização de um estágio supervisionado para a conclusão do curso. Aliás, é bastante comum que os profissionais que estagiarem em uma empresa sejam contratados pela mesma imediatamente após a conclusão dos seus cursos.

Quem é graduado em Logística está preparado para adentrar no mercado de trabalho e muitas vezes conseguem vagas nas áreas de logística ou administração, visando atender às demandas organizacionais da cadeia de suprimentos de empresas. Para entender mais sobre o que se estuda no curso de Logística, explicamos a seguir!

O que se estuda no curso de Logística EAD?

O curso de Logística prepara estudantes para estudarem e organizarem processos que entregam um produto ou serviço aos seus consumidores finais. Parece simples, mas a logística na verdade engloba processos variados, dinâmicos e muito vastos, já que pode gerir recursos materiais, financeiros, pessoas ou até informações. Onde houver uma atividade em curso, será necessário um processo logístico para otimizar resultados. E é aí que o profissional de logística entra!

Veja também: Saiba tudo sobre o curso de Logística EAD e veja onde estudar

O estudante de Logística EAD estuda para desenvolver processos logísticos que envolvem compra, entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, transporte e distribuição dos produtos ou serviços. As matérias da graduação englobam disciplinas que vão desde a Administração até o Marketing, passando também por Economia, Finanças e até Matemática. Por fim, vale ressaltar: existem diversas disciplinas no curso que são estritamente sobre logística, como gestão de suprimentos e transportes. É um curso bastante dinâmico e amplo. 

Agora, falaremos de uma parte que interessa e muito os estudantes que querem cursar Logística EAD: as disciplinas que estão na grade curricular do curso! Usamos como base a grade do curso de Logística da universidade Cruzeiro do Sul Virtual, mas vale ressaltar que as matérias podem variar de universidade para universidade. Confira a seguir!

Disciplinas do curso de Logística EAD

  • Administração da produção e operações
  • Armazenagem e movimentação de materiais
  • Contabilidade e finanças
  • Custos logísticos
  • Gestão de suprimentos
  • Comércio exterior e logística internacional
  • Gestão da distribuição logística
  • Logística de serviços
  • Logística reversa
  • Probabilidade e estatística
  • Direito aplicado aos negócios
  • Gestão de demanda e dos estoques
  • Gestão de transportes
  • Economia
  • Matemática
  • Princípios da Administração e Marketing
  • Tecnologia da informação e da comunicação aplicada aos negócios

Além disso, o curso também exige Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) como matérias obrigatórias, visando que o profissional de Logística necessita ter uma boa comunicação para fazer o intermédio dos processos.

No curso da Cruzeiro do Sul Virtual, também são exigidos dois projetos multidisciplinares:

  • De ambiente estratégico: em que os alunos treinam suas habilidades por meio de simulações práticas. O objetivo principal é pôr a mão na massa, fazendo o que foi aprendido de forma teórica e aprimorar estratégias.
  • De ambiente logístico: em que os estudantes realizam pesquisas sobre a logística de determinada empresa, analisando processos e propondo soluções.

Quais são as áreas de atuação para quem realiza o curso de Logística EAD?

Por ser uma área em expansão, existem muitas possibilidades para quem cursa Logística. Com o crescimento potencializado de plataformas de comércio eletrônico, novas estratégias de entregas, operações, produções e processos estão em uma crescente, assim como as possibilidades de trabalho para profissionais da logística.

Os tipos de cargo que a área proporciona são variados, podem ir desde auxiliar e operador de suprimentos até coordenador ou diretor de operações – isso varia conforme o tempo de experiência de cada um dentro da Logística. E os locais de atuação são muitos: comércios no geral (varejo ou atacado), empresas de tecnologia, portos e aeroportos e até mesmo a área da saúde, que busca cada vez mais soluções logísticas para operar com agilidade. 

Abaixo, veja algumas áreas de cargos comuns relacionados à área:

  • Planejamento da Demanda e Estoques;
  • Armazenamento e Embalagem;
  • Rotas e Meios de Transporte;
  • Gerente de Cadeia de Suprimentos;
  • Gestão de Contratos;
  • Prevenção de Perdas;
  • Processos Logísticos e Gestão da Informação.

É uma área bastante promissora para ingressar, visto que as vagas de emprego na área de logística estão crescendo cada vez mais em todo o Brasil. É fato que estudantes que optam por cursar Logística EAD estão entre os que conquistam os melhores salários dentro do mercado de trabalho.

Leia mais: Conheça os cursos EAD que oferecem os melhores salários

Faculdades com os melhores cursos de Logística EAD

Se você está decidido a ingressar na graduação de Logística, que tal conferir quais são os melhores cursos de Logística EAD antes? Quando o assunto é ensino superior de qualidade, é preciso priorizar faculdades populares e com boa oferta de ensino. Prefira também as instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Para falar sobre as melhores, a Cruzeiro do Sul Virtual e o Centro Educacional Anhanguera são verdadeiros destaques. Mas existem várias outras faculdades particulares que  oferecem o curso de Logística, e ainda contam com diversas opções de descontos nas mensalidades, convênios, bolsas de estudos e financiamentos estudantis para facilitar o seu ingresso na faculdade. Confira:

E aí, você já decidiu fazer o curso de Logística a distância? Conte para nós abaixo nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!