Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe faculdade de Direito EAD reconhecida pelo MEC? Veja

Hoje em dia é possível encontrar a maioria dos cursos superiores – principalmente os da área de Humanas – na modalidade a distância. Os conteúdos são equivalentes aos das graduações presenciais e os diplomas emitidos têm exatamente a mesma validade.

Se juntamos a isso o fato de que Direito é o curso mais procurado do Brasil – são quase 900 mil alunos matriculados, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior – seria de se esperar que também existisse Direito EAD.

Porém, pelo menos por enquanto, o MEC não reconhece nenhuma graduação em Direito a distância no país. Se você só pode estudar a distância e adora Direito, não desanime, pois há outras possibilidades de cursos EAD nessa área.

Descubra agora quais são essas alternativas, conheça melhor como funcionam e saiba onde estudar!

Por que não existe curso de Direito a distância?

A resposta é que o Ministério da Educação (MEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não autorizaram até o agora o funcionamento de nenhum curso de Direito na modalidade a distância.

Por isso, caso você veja por aí alguma faculdade oferecendo Direito EAD, desconfie. Se o MEC não reconhece o curso, o diploma não tem validade e, portanto, o formado fica impedido de trabalhar como profissional do Direito. Em resumo: fazer um curso sem o aval do MEC é perder tempo.

O negócio é esperar para ver se, em breve, o MEC e a OAB autorizam algum curso. Ou então optar por uma das alternativas que vamos comentar na sequência.

Que cursos a distância na área do Direito é possível fazer?

Você provavelmente já ouviu falar dos cursos superiores de tecnologia, conhecidos também como tecnológicos ou tecnólogos (não confundir com cursos técnicos!).

As graduações tecnológicas são de nível universitário, com a diferença de que têm duração mais curta e foco mais específico em determinado setor do mercado de trabalho. Outro diferencial é que a empregabilidade dos alunos formados em cursos superiores de tecnologia é bastante alta.

Não existe exatamente o curso de Direito no grau tecnológico. Mas existem opções para quem quer trabalhar com leis, investigação e justiça. Veja algumas sugestões – todas elas oferecidas na modalidade a distância em várias faculdades de todo o Brasil.

  • Gestão Ambiental: com duração de dois anos, esse curso superior de tecnologia forma profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de medidas de proteção do meio ambiente. O gestor ambiental pode coordenar equipes de licenciamento ambiental, elaborar, implementar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, realizar perícias e vistorias e emitir laudos.
  • Investigação e Perícia Judicial: esse curso dura três anos e prepara investigadores e peritos para atuarem nos setores de inteligência e investigação, trabalhando com a identificação e prevenção de fraudes e crimes, por meio de vistorias e perícias técnicas. Esses profissionais também são responsáveis pela emissão de laudos e pareceres que servirão de base para a justiça.
  • Serviços Penais: os formados em Serviços Penais gerenciam serviços penitenciários, implementam políticas públicas e elaboram estratégias de prevenção e reintegração social. Fazem também vistorias e perícias, além de emitirem laudos e pareceres técnicos. O curso dura dois anos.
  • Segurança Pública: também com duração de dois anos, o curso forma profissionais para planejar e gerenciar ações de segurança pública, manutenção da ordem, segurança comunitária e defesa civil. Outro campo é a atuação junto ao departamento de polícia técnico-científica, em vistorias, perícias e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Na área da Gestão, existem ainda inúmeras opções (Financeira, Pública, Comercial, Defesa Cibernética etc.), assim como na área de Segurança (Segurança Privada, no Trabalho, no Trânsito etc.).

Quais faculdades de Direito presenciais são reconhecidas pelo MEC?

Para terminar, apresentamos uma lista com algumas dicas de faculdades que oferecem o curso de Direito na modalidade presencial.

Nessas mesmas instituições é possível encontrar também cursos superiores tecnológicos e algumas pós-graduações na modalidade a distância na área do Direito. Vale a pena dar uma pesquisada.

Quanto custa uma faculdade de Direito presencial?

É possível encontrar cursos de Direito presenciais com mensalidades a partir de R$ 437,00, de acordo com dados do Quero Bolsa.

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

O que achou das sugestões de cursos EAD na área do Direito? Ou vai tentar um bacharelado em Direito presencial? Conte tudo aqui para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário