Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

3 cursos para passar na OAB antes de se formar

19 de outubro de 2022
passar na oab
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A maioria dos estudantes de Direito passam os 5 anos de faculdade se preparando para a aprovação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e, por isso, muitas vezes buscam cursos para passar na OAB.

 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

 

Essa é uma avaliação essencial que, por meio da lei, possibilita que bacharéis na graduação no país possam exercer a advocacia, mas só depois de demonstrar todo o preparo e conhecimento com a aprovação no Exame da Ordem.

 

Mas é obrigatório? É importante que todo estudante faça a prova, porque ainda existem algumas áreas ou concursos que solicitam a aprovação no exame, o que facilita a entrada do profissional no mercado de trabalho.

 

Antes de conhecer os cursos que podem ajudar a passar na OAB, vamos entender alguns pontos sobre a avaliação.

Como é organizada a prova da OAB?

 

A prova é considerada difícil por muitos, ainda mais por ser realizada em duas etapas necessárias e classificatórias. Na primeira, o estudante se depara com uma prova teórica de  80 questões de assuntos vistos na graduação, como Direitos Humanos, Direito Internacional, Estatuto da Criança e do Adolescente e Direito do Consumidor.

 

A segunda fase precisa ainda mais de atenção, já que são questões subjetivas, em que o aluno vai precisar responder e dissertar sobre os pontos levantados, desenvolvendo a situação ou problema apresentado.

Como passar na OAB?

A prova exige um bom nível de dedicação por parte dos estudantes e bacharéis. É importante estudar além da faculdade para que na hora de realizar o Exame da Ordem esteja bem preparado e nenhuma etapa seja uma surpresa.

Algumas dicas podem ajudar nessa fase preparatória para passar na OAB, algumas delas são:

Autoavaliação

Todo candidato precisa entender suas dificuldades em relação ao conteúdo, como também o que parece consegue entender e praticar com facilidade. Essa autoavaliação é essencial para passar na OAB, assim você consegue focar nos temas mais difíceis para estudar.

Conheça o exame

É importante saber como funciona a prova e toda a sua estrutura. Leia todo o edital, veja os exames anteriores, como funcionam suas fases e pontuações necessárias para a aprovação. 

Organize seus estudos

 

Você pode fazer um cronograma para seus estudos. Um bom roteiro de temas e conteúdos de acordo com o edital do exame, separados por horários e dias, pode ajudar você a estudar.

 

Organize conforme o tempo que você tem disponível, para evitar procrastinar, e estude para passar na OAB!

Faça simulados!

Nada melhor do que aprender de forma prática, então coloque todos os seus conhecimentos nos simulados. Dessa forma, você fica cada vez mais perto da aprovação, afinal, esse é um método muito bom para fixar o que você sabe, além de se adaptar com os tipos de questões da avaliação.

Não deixe de ter foco

Passar na primeira fase é muito bom, mas ser aprovado na segunda etapa é ainda melhor! Então, não relaxe e continue estudando para a aprovação na fase de questões dissertativas. Continue mantendo seu ritmo de estudos.

Bateu dificuldade? Faça um curso para passar na OAB

Um curso preparatório pode ajudar o candidato a passar na OAB, inclusive, seguindo parte dessas orientações, entre outras dicas. Nesses cursos, os professores conseguem organizar e passar todo o conteúdo necessário para a aprovação.

Conheça 5 cursos para passar na OAB

Se você quer um cursinho preparatório para te ajudar a passar na OAB, separamos 3 opções que podem te ajudar nesse processo de estudos. Você pode avaliar qual acha melhor e começar o quanto antes!

 

Gran Cursos

Esse curso oferece uma preparação completa com videoaulas e materiais em PDF com todo o conteúdo necessário para as duas fases da prova, tanto com as questões teóricas, quanto na parte prática.

 

Todas as aulas são pensadas exatamente no que cai no Exame da Ordem e, além disso, você pode fazer o download dos materiais e estudar quando e onde quiser, sem precisar de internet.

 

Outros destaques do Gran Cursos é que para passar na OAB, você vai poder fazer simulados para testar o nível de conhecimento sobre assunto e participar de fóruns de dúvidas. A instituição ainda se compromete a devolver seu dinheiro, caso não seja aprovado na prova.

 

Um ponto negativo é que as aulas só ficam disponíveis por 1 ano, mas é algo que pode ser resolvido com o download.

+ O que estudar no Gran Cursos Online? Conheça a plataforma

CERS OAB

O Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS) é um curso tradicional de preparação para o Exame da Ordem. Um dos primeiros conteúdos para não te desanimar do processo de estudos é o Aulão Motivacional!

 

Assim como no Gran Cursos, para passar na OAB, o CERS conta com simulados para prática, que acompanha um gráfico de desempenho para que o estudante consiga saber como ele está em relação ao exame. Esses relatórios também ficam disponíveis nas disciplinas e temas de cada uma, para saber o que precisa de mais atenção nos estudos.

 

A cada 15 dias, uma sessão com coach é disponibilizada ao aluno desse curso, para trabalhar questões psicológicas e emocionais. Dentro dessa aula conversa também é possível se orientar sobre cronograma e planejamento de estudos para a prova.

Outros destaques são o download das aulas pelo aplicativo do curso, além de um canal com os professores para tirar dúvidas online.

Entre os pontos negativos que se destacam estão as aulas apenas em vídeo, limite para assistir cada uma – no máximo 3 vezes – e tempo limitado de acesso, podendo acompanhar até a data do próximo Exame da Ordem.

Estratégia OAB

Também com uma preparação completa para as duas fases da prova, o Estratégia OAB conta com materiais de aulas em vídeo e escrito em PDF. Um dos destaques do tipo de aula é que a teoria se limita ao necessário para que o aluno possa resolver as questões do exame.

 

Os professores também comentam e resolvem as provas anteriores da OAB para que você tenha mais afinidade com os assuntos, além de fórum para dúvidas e trocas entre os alunos.

A assinatura desse curso é ativa até a aprovação do exame, ou seja, você paga um valor único e o acesso é ilimitado até você conseguir passar na OAB, nas suas fases.

Algumas vantagens dessa assinatura é o acesso aos mapas mentais para fixar o conteúdo, livro digital de cada matéria, simulados e maratonas quinzenais para prática e estudo focado, além de monitorias e vade mecum digital. Mas um tanto de vantagem faz com que esse curso seja o mais caro entre os listados.

Como estudar para a OAB de graça?

Caso você não consiga se preparar através de um cursinho, existem sites e canais no Youtube com conteúdos gratuitos e muitos materiais de estudo para passar na OAB. Você pode, também, estudar através de aplicativos que reúnem questões e matérias com os temas da prova:

 

  • Questões da OAB
  • Passei! OAB
  • OAB de Bolso
  • Pensei+ OAB

É possível estudar Direito EaD?

Ainda não. A Ordem dos Advogados do Brasil não aprova a criação do curso de Direito EaD. Segundo a entidade, essa modalidade poderia levar a uma precarização do da formação nestas profissões.

 

Mas existem outras opções de cursos na área jurídica, caso você ainda esteja cogitando o bacharelado em Direito, como tecnólogos. Essa é uma forma de se aproximar e atuar em algumas frentes da área.

 

Confira algumas instituições de ensino superior bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):

 

+ Leia também
Alternativas pra quem quer fazer Direito a distância

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.