Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra como escolher uma faculdade EaD

Os dados do Censo da Educação Superior mostram que, desde 2020, o país recebeu mais matrículas de ensino a distância, tanto na rede pública, quanto na privada, em comparação à graduação presencial.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

SIM! A modalidade EaD continua sendo uma opção muito procurada para quem quer ingressar em uma faculdade. Mas a decisão de iniciar uma graduação nesse formato gera diversas dúvidas aos futuros estudantes, afinal, é preciso ter certeza se o investimento vai trazer o retorno esperado. 

Por isso, separamos algumas dicas e informações importantes, que podem te ajudar nessa escolha!

Mas, antes… Vale a pena fazer uma faculdade EaD?

A resposta depende do seu perfil como estudante, dos seus objetivos pessoais e profissionais, para essa trajetória. 

A experiência pode ser ótima para pessoas que têm uma rotina agitada e precisa de uma liberdade nos horários, já que os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento. Mas é importante lembrar que a flexibilidade exige responsabilidade!

Outro destaque para quem opta pela educação a distância é que, a partir das novas legislações, novos recursos são oferecidos para os alunos, com ações de aprendizagem voltadas para as competências e habilidades que pretendem desenvolver. A teoria existe, mas a prática ganha força para as necessidades do mundo profissional.

A educação a distância também pode ser mais acessível financeiramente. Geralmente, as mensalidades dos cursos EaD têm valores mais baixos que as graduações presenciais.

+ Qual o perfil do aluno de ensino a distância?

Como saber se uma faculdade online é boa?

Antes de escolher a instituição que você vai começar os estudos, alguns pontos precisam ser levados em consideração, para que a formação da carreira que você escolheu seja um sucesso! Veja só:

Pesquise se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Todos os cursos de graduação precisam da aprovação do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e ter o diploma validado.

No próprio site do MEC você consegue encontrar todas as faculdades de graduação com ensino a distância e seus indicadores, ou seja, a famosa nota para definir se a instituição é realmente boa para o curso que você vai estudar ou não. 

Essa avaliação é feita a partir do IGC (Índice Geral dos Cursos), que considera todos os cursos daquela faculdade e o CI (Conceito Institucional), que é uma análise feita por especialistas de forma presencial.

As notas variam de 1 a 5. Se a instituição fica com 1 ou 2, significa que a universidade não atingiu o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Já 3 é considerada satisfatória para o funcionamento. As notas 4 e 5 indicam bom e ótimo padrão de qualidade para funcionamento.

Veja a atualização dos cursos

Ao escolher o curso, que tal olhar o que ele vai abordar nas aulas? Avaliar a grade curricular é uma das dicas fundamentais para você saber se o que você vai estudar está atualizado e de acordo com as necessidades do mercado. 

Outro ponto também é saber se os objetivos do curso, junto com o projeto pedagógico, faz sentido para o que você busca na sua formação. 

Dentro desses pontos, você pode analisar os materiais educacionais, os formatos e demais variedades disponíveis para o seu processo de aprendizagem. Muitos cursos permitem formatos mais interativos com videoaulas ao vivo, já outros são gravados. Já sabe qual funciona melhor para você?

Ainda sobre as aulas, fique de olho na formação dos especialistas responsáveis por ministrar cada uma delas. Esse critério fala muito sobre a qualidade do curso, então, atenção neste tópico!

Saiba como são as aulas online

Apesar de parecer óbvio, cada faculdade tem um modelo próprio de ensino a distância. As disciplinas disponíveis podem ter um tempo específico para a finalização de cada atividade e estudos. É necessário ficar de olho para não perder esses prazos.

Se houver aulas ao vivo, como elas funcionam? Os horários batem com os que você tem disponibilidade?

Sendo assim, esse é o momento de você avaliar se o formato do curso e o tempo que você tem para se dedicar a ele faz sentido.

Entenda também como são feitas as avaliações desse curso. As provas são online? Você vai precisar ir até o polo em algum momento? Qual a pontuação necessária para a aprovação em uma disciplina?

Mesmo sendo a distância é importante que você consiga ter contato com o tutor e demais colegas de curso. Procure entender por onde esse contato é feito e quais são os prazos de respostas dos professores para suas dúvidas. 

+ 7 dicas para estudar de forma eficiente

Entenda como funcionam os polos próximos de você

Os polos do curso são as bases para que você consiga resolver todas aquelas questões administrativas ou, se o curso for semipresencial, fazer provas e demais atividades.

Veja se o local é próximo a você, se há condições de deslocamento até o polo, quando for necessário. 

Analise a estrutura e o atendimento da instituição (aqui vale para o formato online também), para saber se ele corresponde às suas expectativas e no futuro não cause grandes incômodos.

Verifique se há atividades presenciais

Ainda falando sobre os polos da instituição, como foi citado no tópico anterior, existem, também, graduações semipresenciais ou híbridas, como também são chamadas. Ou seja, se a escolha for por essa modalidade, você vai precisar estar presencialmente na faculdade para algumas atividades.

Aproveite para entender como são os laboratórios que você vai precisar usar, se há bibliotecas disponíveis ou professores da instituição durante o período que você vai estar lá.

Converse com ex-alunos

Ninguém melhor que uma pessoa que passou pela experiência para dizer se essa vai ser ou não uma decisão certa! Falar com ex-alunos vai ajudar você na escolha da instituição. 

Busque em redes sociais ou indicação de pessoas que tiveram a formação a distância para tirar as principais dúvidas!

Qual curso EaD escolher? 

Mesmo que você leve em consideração o mercado de trabalho para a decisão, o ideal é que o curso seja em uma área que você goste e tenha aptidão. 

Durante a graduação é importante ter algo que te incentive e motive para dar aquela força na disciplina para os estudos. E nada melhor que os próprios conteúdos da grade curricular!

Segundo a pesquisa “Observatório da Educação Superior: o que atrai mais os estudantes” , da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) os cursos mais procurados pelos estudantes em 2022 são:

+ Conheça os cursos EaD mais procurados em 2022

Melhores faculdades particulares EaD 2022

De acordo com as notas do Conceito Institucional da Educação a Distância (CI-EaD), dadas pelo MEC, as faculdades com notas 5 em 2022 são: 

Onde estudar EaD pagando menos?  

Chegou por aí o interesse em fazer um curso a distância? Com a Quero Bolsa é possível estudar e pagar um valor justo. A plataforma possui parceria com diversas universidades reconhecidas pelo MEC e que ofertam bolsas de estudo de até 80% em todo o país.

Confira a lista de algumas faculdades parceiras e acesse as opções disponíveis:

+ Veja também!

Faculdade EaD tem formatura?
7 aplicativos para ajudar na rotina de estudos EaD

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!