Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

7 aplicativos para ajudar na rotina de estudos EaD

O número de alunos ingressantes em curso a distância cresceu nos últimos anos. De acordo com o Censo Superior da Educação de 2020, pela primeira vez o número de alunos ingressantes nos cursos de graduação EaD foi maior do que os ingressantes em cursos presenciais.

Um dos fatores que possibilitou esse aumento pela procura de graduações EaD foi a pandemia da covid-19, em que as universidades ofereceram seus cursos de forma virtual para que os alunos continuassem seus estudos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

aplicativos para quem estuda a distância

Mas as vantagens de estudar são inúmeras, como flexibilidade para desenvolver as atividades, cursos mais baratos e economia com transportes e outros gastos necessários no presencial. Por isso, é bem provável que mesmo com o fim da pandemia, a procura por cursos EaD continue alta. 

O fato é que fazer uma graduação a distância exige a mesma dedicação e o mesmo foco de um curso presencial. Afinal, independente da modalidade escolhida, é o seu futuro profissional que está em jogo.

Para te ajudar a manter a disciplina e a sua rotina de estudos, o Guia da Carreira listou 10 aplicativos que você precisa conhecer e utilizar na graduação EaD. Confira:

  • Canva

O Canva é um aplicativo em que o estudante pode produzir apresentações de slides com fotos e vídeos, além de outros conteúdos, como anotações, listas e até mesmo um planner. 

É possível baixar o programa em celulares e tablets, mas também realizar o acesso por meio de um navegador. O estudante precisa se cadastrar com um e-mail e utilizar todos os recursos da plataforma.

Para quem deseja aperfeiçoar os materiais feitos no Canva, há a possibilidade de pagar uma assinatura mensal, mas a conta gratuita é recheada de recursos para desenvolver as suas atividades.

  • Google Meet

Com o Google Meet é possível marcar reuniões virtuais. O aplicativo é ideal para realizar trabalhos em grupo. Dentro do aplicativo o estudante pode compartilhar a tela para exibir vídeos ou outros materiais audiovisuais.

No aplicativo tem um espaço para troca de mensagens e até mesmo a função de gravar a reunião, mas esse recurso é liberado só para os usuários que pagam pela plataforma.

Também é possível agendar a reunião pelo Google Agenda e convidar outras pessoas por e-mail.

  • Google Drive

O Drive é um aplicativo de armazenamento. Com ele é possível guardar fotos, vídeos, planilhas, apresentações de slides e documentos de texto. 

Você pode acessar os materiais de qualquer dispositivo que tenha internet, basta fazer o login com a sua conta Google.

A vantagem é que você pode compartilhar seus arquivos com outras pessoas que podem editar os materiais simultaneamente. Qualquer alteração fica automaticamente salva, sem riscos de perder o trabalho realizado lá.

  • Zoom

O Zoom funciona basicamente como o Google Meet. Nele é possível fazer chamadas de vídeo com outras pessoas que são cadastradas ou não na ferramenta.

O aplicativo está disponível para aplicativos móveis ou desktop. Ainda dá para agendar uma reunião e enviar o link por e-mail, whataspp ou outros canais.

  • Pomodoro Timer

Precisa de mais foco durante os estudos? Com esse aplicativo você consegue cronometrar um tempo para desenvolver suas atividades. Quando a contagem finalizar, o app envia uma notificação para você fazer uma pausa.

É possível criar uma lista de tarefas e receber relatórios diários e semanais para controlar a sua produtividade.

  • Pocket

Esse é um aplicativo para organizar as leituras links. Então se você encontrar algum texto, vídeo ou qualquer outro material na internet, é possível armazenar na ferramenta para acessar em outro momento.

É possível armazenar notícias, vídeos do Youtube e também arquivos do Twitter. O aplicativo possui configurações para uma leitura confortável nas telas de celular ou de computador. Além disso, transforma os conteúdos para arquivos em áudio, ótimo para quem deseja mais liberdade para acessar um material.

  • Trello

O Trello é uma ferramenta para organizar seus trabalhos e atividades. É possível utilizar o aplicativo individualmente ou em equipe. O usuário consegue adicionar cartões de atividades, cheklists e distribuir tarefas.

Assim como os outros aplicativos, é possível usar o Trello tanto no celular quanto no computador e sincronizar o trabalho com os outros membros.

Veja também: + 5 dicas de como criar um grupo de estudos online

+ 6 dicas para se concentrar na hora dos estudos

aplicativos para quem estuda a distância 

O diploma EaD é reconhecido pelo MEC?

Depende! Se a instituição escolhida for reconhecida pelo MEC, o seu diploma também será validado e terá o mesmo peso do diploma de um curso presencial. Mas se você escolher uma faculdade que não é reconhecida pelo órgão, o seu diploma não será reconhecido.

Fazer uma graduação em uma instituição autorizada pelo MEC é a garantia de que seu curso realmente contempla todos os conteúdos necessários para você se tornar um bom profissional. Além disso, um diploma reconhecido será bem visto pelo mercado de trabalho, logo maiores são as chances de conseguir um emprego e iniciar suas atividades profissionais.

Para saber se a faculdade que você pretende ingressar é reconhecida pelo MEC, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do e-MEC
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”
  3. Em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”
  4. Em “Curso”, digite o nome do curso que você quer fazer
  5. Em “UF”, selecione o estado onde está a faculdade ou o polo de apoio presencial
  6. Na sequência, selecione o município onde quer estudar (opcional)
  7. Em “Modalidade”, escolha a opção “A Distância”
  8. Em “Situação”, escolha “Em Atividade”
  9. Preencha o código de verificação e clique no botão “Pesquisar”. Depois disso você terá acesso a uma lista com todos os cursos e as respectivas notas.

Veja quais são as vantagens do estudo remoto

Onde estudar a distância

No mercado existem diversas opções de cursos a distância. Por isso, escolher a faculdade ideal pode ser uma tarefa difícil para muita gente. Você precisa optar por uma faculdade que seja reconhecida pelo MEC, que seja bem avaliada e que tenha uma boa estrutura para os estudos a distância. 

Confira a lista de instituições que ofertam cursos EaD, que são bem avaliadas e que oferecem condições especiais nas mensalidades:

O ingresso nessas faculdades pode ser pela nota do Enem, vestibular tradicional e transferência. Analise cada opção e escolha a que mais se encaixa no que você procura.

Conheça o Censo da Educação Superior

O Censo é uma pesquisa realizada anualmente pelo Inep. Por conta da pandemia, a divulgação dos dados de 2020 foi feita no mês de fevereiro de 2022.

Com o resultado, é possível obter informações relevantes sobre as instituições de ensino superior do país. Além disso, a pesquisa contribui para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, de acordo com os indicadores: Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Leia também: 6 dicas para aproveitar ao máximo seu curso de ensino a distância

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!