Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

7 dicas para estudar de forma eficiente

Nem sempre estudar significa, de fato, apreender ou entender um assunto. Para que você absorva o conteúdo estudado com eficiência, é preciso assimilar ou relacioná-lo a algo fácil de ser memorizado, ou até mesmo adequar ou desenvolver algumas técnicas próprias de aprendizado.

+Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

Por isso, separamos 7 dicas para que você consiga estudar de forma eficiente. Confira:

Descubra de que modo você aprende mais fácil

7 dicas para estudar de forma eficienteAlgumas pessoas aprendem quando leem, ao mergulhar nos livros. Outras, repassando a matéria a um colega. Algumas, porém, fixam o conteúdo ao copiar os assuntos estudados. Mas nem todo mundo é assim. Para aprender de verdade, vale de tudo! Inclusive, métodos menos convencionais. Não se desanime caso você prefira outras maneiras. Descubra a melhor forma de apreender a matéria estudada e invista nela!

Adaptar músicas, assistir a vídeos e compartilhar o conteúdo aprendido com os amigos são algumas maneiras de fortalecer o aprendizado. Todo método é válido, desde que traga eficiência e respeite os seus limites.

+ Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação de um jovem aprovado no vestibular

Anote tudo, sempre!

Anotar faz parte do processo de aprendizado. Quando anotamos algo, fixamos melhor o que foi dito, além de agregar informações válidas para associar o conteúdo estudado. O ato de escrever é fundamental.

7 dicas para estudar de forma eficienteHoje, os cadernos são facilmente substituídos por dispositivos móveis, mas, não importa onde as anotações sejam realizadas: um app de notas no celular ou tablet, um arquivo de texto no computador ou até mesmo um moleskine. Anote o conteúdo, mas não esqueça de anotar também as dúvidas para saná-las posteriormente.

Se achar necessário, monte esquemas mentais. Eles auxiliam na compreensão do tema, te ajudam a estabelecer relações e reforçam a memorização dos conteúdos.

Estude em grupo

Estudar em grupo é importante em muitos aspectos. O mais relevante é a constante troca de conhecimento. Junte-se a um grupo bem misto, com pessoas de diversas competências. Se você é bom em matemática, por exemplo, convide alguém bom na área de humanidades.

Desse modo, a troca de informações e conhecimento é bastante válida. Aproveite esses momentos para sanar todas as suas dúvidas. Não deixe escapar nada e tenha foco no objetivo proposto.

+ Como escolher o melhor simulado Enem: saiba o que levar em consideração na hora da escolha

Faça resumos

Outra dica bastante importante é resumir os assuntos. Normalmente, estuda-se acompanhando um livro didático ou pesquisas on-line. Vale a pena resumir as ideias principais de cada capítulo, tema ou tópico. Aglutinando as principais ideias, você consegue facilmente identificá-las, deixando claro qual ponto você não compreendeu sobre a matéria.

Fazer esquemas de associação de conteúdo também é válido. Organize-os do seu jeito para facilitar a compreensão posterior.

Treine a sua memória

A memória também está ligada ao aprendizado. Quanto mais melhoramos nossa capacidade de memorizar as coisas, mais aprendemos. Um bom método é jogar xadrez. Você também pode “brincar” com sua memória decorando números de telefones dos amigos e família, por exemplo. Utilize itens do cotidiano para estimulá-la e veja como, aos poucos, ela ficará mais eficiente!

Resolva exercícios

7 dicas para estudar de forma eficienteFazer exercícios, além de estimulante, serve para praticar o que você aprendeu. Em matérias de Exatas, por exemplo, quanto mais você treinar, melhor você será. Mas vale para outras disciplinas também. Resolver exercícios, além de ajudar na fixação do conteúdo, testa a sua habilidade para os dias do exame, é uma excelente forma de testar seus conhecimentos e a sua compreensão sobre o assunto.

+  4 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova

Tenha um sono de qualidade

Boas noites de sono contribuem positivamente para muitas coisas. Para os estudos não é diferente. Dormir é fundamental para deixar o seu cérebro descansado para que você consiga aprender melhor durante o dia. Quando não dormimos bem, temos de dificuldade de atenção e de concentração. Durma bem! Seguindo estas dicas você, certamente, terá melhores resultados em seus estudos.

+ Média Enem 2021: confira a nota média dos cadernos do Enem

Estude de graça para o Enem

Estude para o Enem 2022 sem pagar nada! É só baixar o cronograma de estudo on-line e gratuito da Quero Bolsa, o Plano de Estudo Enem de Boa. Comece a estudar em abril com textos, vídeo-aulas e exercícios. Além disso, saiba quais são os conteúdos mais cobrados no exame e fique por dentro dos temas de atualidades que podem ser cobrados na redação do Enem 2022.

Para baixar o plano Enem de Boa de forma gratuita, é só informar alguns dados pessoais, como nome e e-mail. Confira!

+ Baixe o plano de estudos gratuito para o Enem

Onde estudar?

Depois de estudar, chega o momento de ser recompensado pela dedicação. Veja, a seguir, uma lista de faculdades com bolsas de estudo de até 80%! São instituições de ensino bem avaliadas pelo MEC e que oferecem o desconto sem exigir a nota do Enem nem comprovação de renda. Demais, não? Confira:

Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!