Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


EAD

3 cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração

16 de agosto de 2022
Cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração. Mãos em cima de uma mesa, segurando folhas de papel e um notebook apoiado.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Se você está em busca de cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração é porque quer construir uma carreira bastante sólida e se destacar no mercado de trabalho, não é?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Depois de 4 anos de graduação, já é possível ter uma noção das áreas que você teve mais afinidade ou que percebeu que pode ser promissor na carreira.

Durante o curso de Administração, você consegue ter contato com disciplinas diversas, que podem te direcionar em áreas como: financeira, recursos humanos, logística e até marketing! 

Para se aprofundar em uma das frentes de trabalho, você deve focar nos estudos, se tornando uma referência nele.

Esse só é um dos motivos para você optar por uma pós-graduação!

Mas se você ainda tem dúvidas, neste artigo você vai ver as áreas que mais se destacam em Administração, entender os motivos que fazem a pós-graduação ser uma escolha importante,  as diferenças entre ela e um MBA e, claro, onde estudar!

Cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração

Para listar, é preciso entender que atualmente o salário médio do profissional é de cerca de R$ 3.702,24, de acordo com a Quero Bolsa.

E, dentro deste cenário, há áreas que estão sendo ainda mais bem remuneradas, sobretudo, após o cenário da pandemia.

Segundo o Conselho Federal de Administração, as áreas de Recursos Humanos e Administração Financeira estão em crescimento.

Uma pesquisa do InfoMoney entrou em contato com consultorias de carreira que apontaram uma lista de profissões em alta em 2022, onde se destacam Recursos Humanos, Vendas e Marketing e Finanças.

A empresa também usou o Guia Salarial da Robert Half 2022 para pegar uma estimativa dos salários, com um intervalo entre o piso e o teto de cada vaga. Esse guia entrevistou mais de 300 executivos e mais de mil funcionários no Brasil.

Por isso, separamos aqui uma lista falando um pouco sobre cada uma dessas áreas, quais você pode se especializar em uma pós-graduação e fazer parte do que está em alta no mercado!

Recursos Humanos

Por conta da pandemia, a área ganhou muito destaque, por se tornar ainda mais importante dentro das empresas. Esses profissionais precisaram se renovar e criar novas skills para manter os colaboradores engajados.

Na pós-graduação, ele aprende a tratar diversidade, salários, entre outros temas com os funcionários, para manter a produtividade e o bem-estar.

Entre as atribuições estão recrutamento, admissão, treinamento profissional e planos de carreira.

O profissional pós-graduado em recursos humanos pode se tornar gerente de recursos humanos, analista de remuneração e benefícios, analista de business partner e outros títulos.

Administração Financeira

Finanças é extremamente importante para uma empresa, visto que cada decisão que impacta o crescimento dela, o planejamento precisa ser revisto para os próximos passos.

Com a pandemia, o setor foi primordial para manter os custos e valores em dia, levando em consideração a crise econômica no país e no mundo.

O profissional, ao se especializar na área, precisa atuar no controle dos recursos financeiros.

Ou seja, sempre pensar e focar o planejamento na saúde do negócio, cuidando do orçamento, pagamentos e impostos, além de outras responsabilidades, como organização e recolhimento de tributos.

Marketing e Vendas

Para a captação de novos clientes, a pós-graduação em Marketing e Vendas vai ser extremamente importante!

Ao se especializar, o profissional é responsável, junto ao time, pelo relacionamento da empresa com potenciais clientes, buscando fortalecer a marca, através de estratégias para identificar o público-alvo e se desenvolver no mercado.

Nesse setor, existem profissionais focados em marketing de performance, analista de vendas, executivo de conta e outras frentes para pesquisas e otimizações.

Veja:
+ Como conseguir bolsa de pós-graduação EaD


Por que fazer pós-graduação?

Mulher sentada na cadeira, de frente a um notebook, estudando na Estácio EaD.

Agora que você já sabe quais são os cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração, pode parecer uma pergunta óbvia, afinal, estamos falando sobre se capacitar, ainda mais, em uma área, para conseguir as melhores vagas. 

Mas contra dados não há argumentos! 

Em 2020, a Catho Educação realizou um estudo com mais de 2 milhões de trabalhadores, que mostrou que os profissionais com qualquer pós-graduação recebiam salários 47,2% maiores que os que estão apenas com o curso superior.

Esse resultado só reforça o quanto a especialização é um passo importante para a carreira.

A pesquisa demonstra que, ao optar por seguir os estudos na sua área, você se torna referência, a partir do domínio no assunto e capacidade de atuação. É assim que você chama a atenção para vagas importantes!

Ao se formar em uma especialização, você também faz contato com mais pessoas do segmento, aumentando seu networking – que é muito importante para se posicionar no mercado.

O que parece ser só um título pode abrir muitas portas, em diversas empresas, que passam a te enxergar como um profissional muito qualificado para aquele cargo.

Agora dá para avançar mais um pouquinho. Vamos entender as diferenças entre as pós-graduações?


Qual é a diferença entre pós e MBA?

Agora que você já sabe os motivos para começar uma especialização, chegou o momento de entender as diferenças para fazer uma boa escolha entre os cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração!

Para especializar em alguma área, os cursos são divididos em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. Vamos entender cada um.

Lato sensu

Lato sensu abrange cursos em sentido amplo, como significa o próprio termo em latim. Essa formação tem carga horária de 360 horas e o profissional, ao concluir, recebe um certificado e não um diploma.

Nessa categoria existem os cursos de MBA e Especialização:

Master in Business Administration (MBA) é uma especialização voltada, principalmente, para negócios. Pode ser considerada como uma variação dos cursos na área de gestão. Quem busca cargos de gerência ou direção, esse curso é o ideal.

Já na Especialização comum, os estudos são voltados para temas já estudados na graduação. Ao se formar em uma pós-graduação dessa categoria, o profissional se torna especialista no assunto.

Um exemplo do nosso artigo é uma pessoa formada em Administração se especializar em Recursos Humanos ou Marketing, por exemplo.

Stricto sensu

Agora, os cursos na modalidade stricto sensu são focados no âmbito acadêmico. O diploma para o profissional o torna autoridade sobre a área estudada.

Aqui, a formação pode ser em mestrado profissional, mestrado acadêmico ou doutorado.

A proposta do Mestrado profissional é que o aluno possa estudar e aplicar o pensamento e a produção científica no dia a dia do mercado de trabalho. Diferente do acadêmico, você não precisa apresentar um projeto para ingressar.

Leia também:
+ Saiba como funciona um mestrado EAD

Quem deseja trabalhar como professor ou pesquisador nas universidades, o Mestrado acadêmico é o primeiro passo. Para conquistar o título é necessário fazer um projeto de pesquisa ao longo do curso, que será avaliado por uma banca de professores.

O doutorado também é uma possibilidade para quem deseja atuar na área acadêmica dentro do ensino superior. 

Além do projeto de pesquisa, a duração é maior – em até 4 anos – e exige, também, domínio de outros idiomas. 

Após defesa da pesquisa e a aprovação dela pela banca avaliadora, o aluno conquista o título de doutor.

Ok, tenho formação em Administração, qual pós-graduação posso fazer?

Como você viu mais acima do texto, muitas são as áreas de pós-graduação para um bacharel em Administração. 

E mais:
+ Conheça os melhores cursos de Administração EaD, segundo o Guia da Faculdade

Durante o curso, o núcleo profissionalizante da grade curricular seleciona disciplinas que podem dar um direcionamento já na graduação, como essas:

  • Administração Mercadológica;
  • Administração de Produção;
  • Administração de Recursos Humanos;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais;
  • Administração de Sistemas de Informação;
  • Organização, Sistemas e Métodos.

É muito comum você já notar uma afinidade ou ascensão do tema ao estudar a matéria, não é mesmo?

Uma profissional formada em Administração que, até mesmo antes da faculdade, já demonstrava o interesse de lidar com pessoas para falar sobre os processos institucionais de uma empresa, sabe que a área de Recursos Humanos pode ser seu foco no futuro.

Mas às vezes não vai ser a disciplina propriamente que vai despertar essa vontade, mas a experiência em um estágio em que ela trabalhe no RH, pode fazer acender essa luz.

Ao decidir por uma pós-graduação, levando consigo experiências em estágio e especializações no currículo, as chances de bons cargos aparecem são grandes!

Áreas de especialização em Administração

As possibilidades são enormes, já que a base oferecida pelo curso de Administração auxilia para o desenvolvimento do profissional em outras áreas dentro de uma empresa.

Além dos segmentos vistos durante a graduação, o profissional tem outras opções de pós-graduação no mercado. Entre elas estão:

  • Gestão de Pessoas: diferente do RH, essa área busca engajar os colaboradores da empresa para aprimorar as habilidades, oferecer feedbacks e motivar a equipe constantemente;
  • Gestão de Negócios: área dedicada a fazer o planejamento dos próximos passos de uma empresa e concretizar os objetivos, não se restringindo apenas ao macro, mas focando em cada setor para seu desenvolvimento; 
  • Comunicação Empresarial e Marketing: aqui, o profissional vai conseguir ter uma visão para fortalecer a identidade da marca, formas de transformar os negócios, desenvolver oportunidades com os times e dar novos rumos à empresa;
  • Logística: o administrador precisa gerenciar o fluxo produtivo dos processos que vão desde a matéria-prima ao produto e, claro, a sua venda. Aqui ele é responsável por buscar o aperfeiçoamento dessas etapas, com um bom custo-benefício;
  • Auditoria: a área atua para avaliar se os processos de uma empresa estão acontecendo da forma adequada, através de análises dos setores, em busca de melhorias;
  • Inteligência de Mercado: é uma importante área para levantar o conjunto de dados para o marketing de uma organização, alinhando com os objetivos de vendas. O profissional identifica concorrentes, define estratégias, além de apontar tendências e padrões de consumo;
  • Gestão Ambiental: o administrador tem a tarefa de reduzir o impacto ambiental das atividades exercidas pela empresa. Assim, ele precisa implementar projetos de sustentabilidade, além de evitar multas de leis ambientais.

Além dessas áreas existe, ainda, pós-graduação em Comércio no Exterior, Administração Pública, Gestão de Crise, entre outras áreas em ascensão.

Pós-graduação em Administração EaD

Agora que você já sabe as áreas em potencial para realizar uma pós-graduação após se formar bacharel em Administração, que tal escolher uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)?

Abaixo, listamos algumas que você pode encontrar alguma dessas especializações na modalidade EaD e com bolsas de desconto de até 80%!

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Por Amanda Nonato em 10/08/2022
5 cursos de saúde EaD para você conhecer

5 cursos de saúde EaD para você conhecer

Por Amanda Nonato em 08/08/2022
Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Por admin em 22/02/2022
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.