Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como funciona um mestrado EAD

O mestrado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que pode ser feita nas modalidades: presencial, semipresencial e a distância. Um curso de mestrado dura em média dois anos e ao final desse período o aluno deve defender uma dissertação para obter o grau de mestre.

Por que fazer um mestrado?

Alunos de graduação que se interessam pela área acadêmica, pela pesquisa e têm vontade de lecionar em instituições de ensino superior costumam seguir a carreira realizando um curso de mestrado.

Apesar de exigir bastante dedicação, empenho e concentração por parte do aluno, o grau de mestre é exigido pela maior parte das instituições de ensino renomadas. Portanto, se você realmente gosta da área acadêmica e quer seguir esta carreira, um pouquinho de dedicação vai te levar longe! Afinal, este título é primordial para quem deseja ser professor em boas universidades e faculdades.

Como fazer um bom mestrado a distância?

O aluno que opta por seguir carreira acadêmica e se interessa por um mestrado geralmente já possui um conhecimento prévio na área e projetos como iniciações científicas em seu currículo acadêmico. Mas para aqueles que não têm, nunca é tarde para rechear o Lattes!

Por isso, para fazer um bom mestrado a distância é primordial ter acesso à internet, disposição para ficar imerso em leituras quando necessário, uma boa instituição de ensino e vontade de seguir na área.

Se você ainda não sabia que existia a possibilidade de cursar um mestrado a distância, não se assuste, pois esta modalidade tem ganhado cada vez mais espaço nas grades curriculares de diversas instituições de ensino, especialmente em decorrência da pandemia que estamos atravessando.

Vantagens de um mestrado EAD

Para aqueles alunos que têm um cotidiano bastante corrido e não dispõem de muito tempo livre, a modalidade EaD pode ser uma excelente opção, além de mais econômica pois dispensa gastos com alimentação e transporte fora de casa. Por isso, mesmo que sua rotina seja pouco flexível ou que a grana esteja curta, o mestrado a distância é sempre uma boa alternativa para se pensar!

E muito se engana quem pensa que um mestrado feito a distância não possui o mesmo rigor científico, seriedade e é claro, validade! Hoje em dia existem boas opções de mestrados feitos de forma remota. Ou seja, para quem realmente tem vontade de ter o título de mestre, as opções são bem interessantes!

Portanto, é importante saber, em primeiro lugar, que existem dois tipos de mestrado a distância no Brasil. Escolha aquele que tem mais a ver com você:

  • Mestrado Acadêmico: tem foco no meio acadêmico, aprofundando técnicas e conhecimentos científicos para formar pesquisadores e professores do ensino universitário.
  • Mestrado Profissional: tem foco na qualificação profissional, aperfeiçoando conhecimentos científicos e de pesquisa para a atuação no mercado de trabalho. Quem faz o mestrado profissional também pode lecionar em universidades.

Como funciona o mestrado EAD?

Afinal, como é que funciona o mestrado EAD e quais as diferenças do convencional? Assim como acontece em qualquer pós-graduação presencial, para entrar no mestrado a distância é obrigatório ter o diploma de ensino superior. A lista de documentos exigidos e o processo seletivo variam de acordo com a instituição, podendo incluir, entre outras etapas:

  • Análise de Curriculum Vitae;
  • Provas presenciais ou virtuais;
  • Entrevista virtual ou presencial.

Para saber mais sobre cada processo seletivo, bolsas de estudo, linhas de pesquisa disponíveis e muito mais, é necessário se aprofundar em uma instituição de ensino escolhida.

A metodologia dos cursos de mestrado EAD também varia de acordo com o programa e a instituição. É importante perguntar sobre o tipo de atividade e o tempo de dedicação exigidos antes de se matricular, para que você saiba o que esperar e possa organizar melhor seu tempo de estudo.

Vale lembrar que, mesmo sendo um curso a distância, o mestrado EAD também tem encontros e atividades presenciais. Isso porque todo mestrado a distância, de acordo com a legislação do MEC (Ministério da Educação) , precisa obrigatoriamente incluir:

  • Atividades e provas presenciais.
  • Qualificação presencial para a defesa da dissertação.
  • Apresentação presencial da dissertação, sendo que pelo menos um professor da banca deve ser de fora da instituição.

Para poder oferecer um curso de mestrado a distância, a instituição de ensino precisa ser reconhecida pelo MEC. Ou seja, ter a possibilidade de fornecer um diploma válido ao aluno.

Além disso, deve submeter o programa à autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesa área de conhecimento do curso oferecido.

Diploma de mestrado EAD vale?

Sim, é claro! O diploma de mestrado obtido em curso a distância vale tanto quando o presencial, desde que o curso tenha sido autorizado pelo MEC e pela Capes. Tanto o mestrado acadêmico EAD como o mestrado profissional EAD conferem o mesmo título: mestre. Muito legal, não é?

Portanto, com um diploma de mestrado EAD reconhecido pelo MEC, você poderá:

  • Lecionar em cursos superiores,
  • Concorrer a uma vaga de emprego em empresa pública ou privada que exija esse grau de titulação,
  • Inscrever-se em um programa de doutorado (EAD ou presencial).

Viu só como é importante se certificar de que uma universidade oferece um bom mestrado?

Onde encontrar mestrado EAD?

A Capes publica regularmente a lista dos cursos de mestrado, tanto presenciais como EAD, que obtiveram avaliação positiva (mínimo 3, de uma nota que vai de 1 a 7). Você pode fazer uma busca por área de conhecimento, nota, região ou instituição no link a seguir e optar por aquele que se adequa melhor à sua disponibilidade de dinheiro e tempo livre: capes.gov.br/cursos-recomendados

Veja também: Lato Sensu EAD

Como fazer uma pós-graduação com Bolsa de Estudo?

E para quem não tem somente vontade de fazer um mestrado a distância e também se interessa por outros tipos de pós-graduação, como especialização, MBA e afins, é super possível encontrar cursos de especialização em faculdades de ótima qualidade e que oferecem uma bolsa de estudo. Fala sério, é um incentivo e tanto!

Como a nossa equipe adora ajudar você a realizar o sonho de conquistar um diploma de curso superior, aqui no site do Ead.com.br você encontra centenas de oportunidades em diversas áreas de pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu:

A melhor parte é que, garantindo a sua bolsa, você tem descontos de até 80% em todas as mensalidades do curso escolhido. É oportunidade para não deixar passar, não é? Por isso…

Clique aqui para ver quais são as bolsas de pós-graduação no Ead.com.br

E então, o que achou do nosso conteúdo? Já fez ou está pensando em fazer um mestrado a distância? Sentiu dificuldade em se adaptar com as aulas remotas? Compartilhe sua experiência com a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!