Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como conseguir bolsa de pós-graduação EAD

A pós-graduação é um diferencial no currículo cada vez mais requisitado para conseguir uma vaga com melhores salários no mercado de trabalho, independentemente da área. 

Atualmente, as dificuldades e entraves para estudar uma pós-graduação diminuíram bastante, com a popularização do formato de ensino a distância (EAD) e com a grande oferta de bolsas de estudo feita pelas faculdades.

Veja a seguir todos os detalhes que você precisa saber antes de se matricular em uma pós-graduação presencial ou EAD e como garantir uma bolsa de estudos para gastar menos.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é um curso feito após a formação no ensino superior para especialização em um setor ou assunto da sua área de trabalho ou pesquisa. Também é possível fazer uma pós-graduação em uma área diferente da sua formação inicial, caso a faculdade permita isso nas regras de matrícula.

Um fato importante a se atentar é que isso não significa necessariamente que o estudante poderá atuar na área da sua pós-graduação. Uma pessoa formada em Artes, por exemplo, por interesses próprios, pode fazer uma pós-graduação na área de Direito. Entretanto, ela não poderá atuar como advogada, pois essa função é exclusiva apenas aos bacharéis em Direito com aprovação na OAB.

As modalidades e duração de uma pós-graduação são variadas e também dão títulos diferentes ao concluinte, como “especialista”, “mestre” e “doutor”. Vamos falar mais disso a seguir.

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Apenas pessoas que concluíram seu curso de ensino superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) podem se matricular numa pós-graduação, conforme as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação no Brasil.

Essa é a única regra fixa para cursar uma pós-graduação. As faculdades podem exigir formação na área ou comprovação de experiência em seus editais de seleção, mas isso depende muito de cada instituição de ensino.

Quais são os tipos de pós-graduação?

As pós-graduações são divididas nas categorias lato sensu e stricto sensu. 

Pós-graduação lato sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu são os mais comuns e também mais procurados por quem quer uma formação mais rápida, voltada normalmente a uma aplicação direta no cotidiano do mercado de trabalho. Esses cursos normalmente são chamados de especializações ou MBA. 

A carga horária mínima de um curso lato sensu é de 360 horas. Na maioria das faculdades, esse período de tempo pode ser concluído entre seis meses a um ano e meio, o que inclui as aulas e a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema voltado à temática da pós-graduação e avaliado por uma banca de especialistas.

Ao final da modalidade de pós-graduação lato sensu, o concluinte recebe um certificado de especialista na área estudada.

Pós-graduação stricto sensu

Os cursos pós-graduação no formato stricto sensu são os chamados de “mestrado” e “doutorado”. Eles possuem carga teórica maior e têm duração média mínima de dois anos (mestrado) e quatro anos (doutorado). Eles são avaliados constantemente pela CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Nestes cursos há uma cobrança maior para produção de artigos científicos, publicações em revistas e participações em congressos na área de pesquisa do estudante. Durante o mestrado, é necessário produzir uma dissertação em comum acordo com o professor orientador. Já no doutorado, essa pesquisa é chamada de “tese”. Ambas passam por uma criteriosa avaliação de uma banca de professores doutores para aprovação.

Com o trabalho devidamente aprovado, o concluinte recebe um diploma de mestre ou doutor na área estudada.

Como funciona a pós-graduação EAD?

A pós-graduação EAD funciona de forma semelhante a qualquer curso livre ou graduação em EAD. A faculdade disponibiliza o material e as aulas “ao vivo” ou gravadas pela internet para que o aluno acompanhe o conteúdo de qualquer lugar do mundo.

Ao longo do curso podem ser requisitados a entrega de exercícios ou provas para serem feitas em casa ou no polo da faculdade mais próximo da sua casa. Além disso, durante todo o período o aluno é acompanhado por professores tutores e ainda pode tirar dúvidas e discutir assuntos com colegas nos fóruns digitais e chats.

É mais comum encontrar uma pós-graduação lato sensu no formato EAD. Os programas de mestrado e doutorado ainda se encontram mais restritos ao formato presencial.

10 motivos para fazer uma pós-graduação

Uma pós-graduação pode abrir muitas portas no mercado de trabalho e garantir um bom retorno financeiro. Mas, além disso, também há o interesse em aprender algo novo e ocupar seu tempo com uma atividade prazerosa.

Estas são as principais razões que levam as pessoas a iniciar um curso de pós-graduação:

  1. Atualizar os conhecimentos estudados na graduação
  2. Melhorar seu currículo para conseguir um emprego
  3. Aumentar o seu salário atual
  4. Disputar uma promoção no trabalho
  5. Se aprofundar em novas áreas
  6. Conhecer novas pessoas da sua área de trabalho (networking)
  7. Mudar de carreira
  8. Ingressar na área acadêmica e se tornar professor(a)
  9. Se tornar referência na sua área
  10. Aprender algo novo em menos tempo que uma nova graduação

Quanto custa a pós-graduação?

É praticamente impossível definir um custo exato para a pós-graduação, pois dentro de uma mesma área existem diferentes ofertas de preço. O valor depende de uma soma de fatores, como demanda, fama da instituição e dos professores, promoções, custos de plataforma, entre outros.

Por isso, antes de se matricular em uma pós-graduação, é importante pesquisar as grades curriculares e valores em várias instituições, e assim encontrar a mais adequada aos seus interesses de estudo e ao seu bolso.

Onde fazer pós-graduação EAD barata e com bolsa?

Se você deseja fazer uma pós-graduação barata e com bolsa de estudos, saiba que é muito importante verificar também o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) da instituição que está oferecendo o curso.

No link a seguir, você pode procurar com segurança uma faculdade que tenha o curso que você deseja, um pólo de estudos próximo da sua casa e que conta com essa garantia do MEC de diploma válido e aceito pelo mercado de trabalho.

Lista de cursos de graduação e pós-graduação

Leia também: Pós-Graduação à distância – Saiba como conciliar com seu trabalho! 

Estamos curiosos para saber qual curso de pós-graduação você deseja fazer. Deixe um comentário!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!