Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

3 de janeiro de 2023
Não trancar a faculdade
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Iniciar uma graduação é um passo muito importante para a carreira, entretanto, o período dos estudos pode ser difícil devido aos cursos e a rotina mais intensa, o que faz muitos desistirem. Mas, neste artigo, você vai conhecer os motivos para não trancar a faculdade.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%.

É comum que esses obstáculos comecem a gerar desânimo e cansaço nos estudantes e a decisão de trancar a faculdade chega como uma necessidade de se reorganizar nas finanças, na rotina ou até mesmo no trabalho, não conseguindo chegar ao fim da graduação logo de primeira.

Entretanto, havendo a possibilidade de driblar os empecilhos que levam essa decisão, vale considerar alguns dos motivos para você não trancar a faculdade. Afinal, continuar em um curso superior é um caminho forte de preparação para o mercado de trabalho.

Por isso, confira 7 motivos para você não trancar a faculdade e algumas dúvidas sobre essa decisão durante a graduação!

+ Confira lista com 10 cursos diferentes que você não vai acreditar que existem

7 motivos para não trancar a faculdade

Existem ainda outras tantas razões para que você não chegue nessa decisão durante seu curso superior, mas por aqui você encontra alguns bons motivos para não trancar a faculdade:

Ter formação superior é importante

Um dos grandes motivos para você não trancar a faculdade é que a formação em um curso superior faz diferença no currículo na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho. O diploma oferece mais portas a serem abertas para conseguir um bom emprego que, consequentemente, pode gerar uma boa remuneração. Por isso mesmo que muitos recrutadores exigem graduação no processo seletivo de algum cargo.

Atrasa sua formação

Ao começar uma faculdade, você já começa a fazer planos sobre o que fazer após a formação, quais são as especializações que você quer fazer e, claro, suas metas de carreira, até porque, como já foi mencionado, o diploma superior é uma importante exigência para muitas vagas de emprego.

Se você decidir trancar a faculdade, a finalização dela fica mais distante e atrasando seus planos de quando ingressou no curso, além do que ter esse ponto destacado como incompleto no currículo pode não ser  bem visto nos processos seletivos.

Talvez você não consiga continuar no estágio

Realizar o estágio supervisionado é um dos requisitos necessários para a conclusão de uma graduação e, por isso, muita gente já começa o curso buscando oportunidades. Caso você já esteja nesta etapa, ao decidir trancar a faculdade é muito provável que a sua experiência seja cancelada.

Isso porque a empresa que você estiver fazendo o estágio precisa ter vínculo educacional com a instituição de ensino superior. Sem dúvidas um dos grandes motivos para você não trancar a faculdade, sobretudo, se a experiência for remunerada e sua fonte de renda.

É difícil voltar a estudar

Começar uma graduação demanda organização, dedicação e tempo, afinal, é um curso que irá te preparar para a vida profissional na área escolhida. Quando há um empecilho no caminho até a chegada do diploma e a decisão de trancar a faculdade aparece como uma opção, é necessário recalcular a rota para que ela não aconteça.

Interromper esse processo na metade, pode trazer dificuldades de tempo e até mesmo força de vontade, já que a dedicação para se empenhar em trabalhos, provas e estudos é algo que demanda muita atenção e perder o ritmo dessas etapas pode atrapalhar a retomada.

+ Conheça 11 sites de cursos online para horas complementares

Você tem a opção de trocar de curso

Não é tão simples escolher a graduação certa logo de primeira, até porque muitos estudantes começam a faculdade com a pressão do término do ensino médio. A decisão de trancar ou desistir pode ocorrer exatamente pela insatisfação dos estudos na área escolhida.

Entretanto, uma opção para que o aluno não escolha trancar a faculdade é trocar o curso superior. É importante lembrar que essa decisão interfere, também, na bolsa de estudo da graduação anterior, caso tenha. Sendo assim, é necessário verificar se há a possibilidade de transferir para o novo curso.

Outros destaques dessa decisão são a grade curricular e estágio supervisionado. No caso das disciplinas, alguns cursos podem “cortar” matérias que já foram estudadas, se houve proximidade da área. 

Sobre o estágio, vale lembrar que será preciso sair da vaga e empresa contratante, para migrar de segmento.

Você pode escolher o EaD

Como muitos motivos de decidir trancar a faculdade são as questões financeiras e a rotina intensa que muitos estudantes têm, a educação a distância chega como uma solução, já que as mensalidades são mais baixas e conta com flexibilidade de horário para os estudos.

Em algumas situações os alunos vão precisar ir ao polo da faculdade para atividades que complementem a formação, no entanto, a maioria dos materiais de estudos e aulas são feitas de forma online, oferecendo mais comodidade e economia.

É possível buscar bolsas de estudo

Além de tentar algo mais econômico, como na modalidade EaD, outra forma de evitar trancar a faculdade por questões financeiras é buscar por bolsas de estudo nas mensalidades. 

Algumas opções de financiamento são os programas do governo federal, o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies), que ofertam bolsas de estudo em universidades públicas e privadas através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Muitas instituições também oferecem esses descontos para quem tem dificuldade em arcar com o valor inteiro do curso. Cada faculdade tem sua política de bolsas que chegam até 80%, conheça algumas:

Quem abandona a faculdade pode voltar?

A resposta é SIM! Para voltar a faculdade basta procurar a secretaria e solicitar a reabertura da matrícula, dessa forma, você pode continuar o curso no semestre em que interrompeu.

Mas é preciso verificar, na instituição que você estuda, por quanto tempo o curso pode permanecer trancado, muitas faculdades permitem esse congelamento na matrícula por dois anos.

Durante esse período, caso o estudante seja de uma faculdade privada, não será necessário pagar mensalidades, entretanto, se você tiver bolsas de estudo, é importante verificar com a instituição como deverá ficar sua situação no momento em que decidir retomar o curso.

Preciso pagar multa para trancar a faculdade?

Trancar a faculdade é um direito de todos os estudantes, então, não é necessário pagar qualquer multa ao decidir congelar a matrícula do curso. Caso existam mensalidades pendentes, os valores só deverão ser pagos quando o estudante decidir retomar a graduação, enquanto isso, todas as mensalidades e finanças ficarão congeladas.

Entretanto se você decidir desistir da faculdade serão cobradas as mensalidades que não foram pagas. Além disso, caso o curso seja abandonado, o estudante irá reprovar as disciplinas e as mensalidades seguirão sendo cobradas durante o período de ausência, sendo necessário negociar com a instituição.

+ Leia mais!
10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer 
Descubra 7 coisas que não te contaram sobre estudar EaD

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.