Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

MEC disponibiliza 5 especializações EaD gratuitas

3 de abril de 2024
ALuna fazendo um curso de especialização EaD. Está sentada em frente ao computador, mexendo nele com uma mão, enquanto segura seus óculos de leitura na outra.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo cursos de especialização gratuitos na modalidade EaD. Em parceria com a Secretária de Educação Básica (SEB), o ministério liberou cinco opções de especialização, e todas estão disponíveis pela plataforma AVAMEC.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O objetivo é garantir aprimoramento para estudantes e profissionais da área da educação, para se adequarem as novas normas e diretrizes conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo informações das páginas oficiais de cada curso, as especializações têm duração entre 160 e 180 dias, e carga-horário de 180 horas.

Veja mais:
+ Melhores cursos EaD para profissionais de RH

+ 4 especializações EaD gratuitas oferecidas pelo MEC


Quais são as especializações e como funcionam?

Imagem apresentando o site com os diferentes cursos de especialização gratuitos disponibilizados pelo MEC junto da SEB na plataforma AVAMEC

Essas são as cinco especializações disponibilizadas pela plataforma AVAMEC, na aba da Secretária de Educação Básica:

  • Ciência da Natureza e suas Tecnologias: A Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias é um curso destinado aos professores das áreas de Ciências da Natureza, por meio dos estudos das habilidades e competências previstas na BNCC, garantindo a interdisciplinaridade nas disciplinas e uma formação mais específica para os professores dessas áreas do conhecimento.

  • Ciências Humanas Sociais e Aplicadas: A Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um curso que procura criar condições reflexivas e práticas para desenvolver competências nos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do ensino médio, capacitando-os para trabalharem por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas.

  • Matemáticas e suas Tecnologias: O objetivo geral do curso é apresentar tarefas matemáticas alinhadas às competências específicas da área Matemática e suas Tecnologias, observando as sugestões de metodologias e estratégias encontradas nos currículos estaduais.

  • Linguagens e suas Tecnologias: A Formação em Linguagens e suas Tecnologias consiste em proposta de conteúdo teórico e prático para o aperfeiçoamento de professores da área de Linguagens e suas tecnologias, levando em conta a BNCC e o Novo Ensino Médio.

  • Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Articular as competências específicas dos componentes curriculares de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso e suas respectivas habilidades e objetos de conhecimento.

O objetivo das especializações é incentivar o aprimoramento desses profissionais e futuros educadores, permitindo que adequem seus conhecimentos às novas diretrizes do Ensino Médio.

Além disso, fora as especializações, os interessados também podem encontrar muitos outros cursos na plataforma AVAMEC. São mais de 200 cursos focados em educação, gestão e outras áreas, com diferentes níveis como o de aperfeiçoamento, extensão, formação continuada, capacitação, entre outros.

E como fazer minha inscrição?

É bem simples! Para se inscrever basta acessar este link da plataforma AVAMEC, que te redirecionará diretamente para a aba de especializações ofertadas pela SEB. Ali, basta escolher o ou os cursos que mais te interessam e são compatíveis com seus objetivos.

Além disso, é possível navegar e conhecer mais dos outros diversos cursos disponíveis na plataforma, e descobrir mais oportunidades para se desenvolver e continuar aprendendo.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Outras opções para me especializar

Se você deseja se especializar e de repente ainda não sabe por onde começar, talvez ainda nem tenha ingressado na faculdade ou queria encontrar a pós perfeita, vamos te ajudar!

O EaD.com.br conta com diversas instituições parceiras com cursos na área de graduação, pós, especializações e muitas outras oportunidades de desenvolvimento. E o melhor de tudo: contando com excelentes opções de matrícula e descontos de até 80% no valor das mensalidades.

Veja algumas das faculdades que oferecem essa diversidade de cursos e opções:

Saiba mais:
+ 5 cursos EaD gratuitos para profissionais de Marketing

+ Conheça 8 especializações Ead na área da educação

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.