Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Artigos

Darcy Ribeiro: 100 anos do educador que defendia o ensino a distância

26 de outubro de 2022
darcy ribeiro
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O dia 26 de outubro celebra o nascimento, toda vida e obra de Darcy Ribeiro, que nasceu em 1922 e viveu até o ano de 1997. O antropólogo, educador e romancista de Montes Claros (MG) é lembrado por sua luta pelos direitos dos indígenas e da educação para todos.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

 

Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Antropologia, ele dedicou parte dos estudos às tribos indígenas no Brasil. Inclusive, chegou a fundar o Museu do Índio e colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu e Memorial da América Latina.

 

Suas obras e interesses pela causa resultaram em um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX para a Unesco. Darcy Ribeiro também foi responsável pela organização e direção da primeira pós-graduação em Antropologia.

 

O envolvimento de Darcy Ribeiro na educação não se restringiu nesse processo. Por toda a sua vida, ele defendeu o acesso e a modernização das universidades com o ensino a distância.

Darcy Ribeiro e a educação a distância

Na sua trajetória, o antropólogo Darcy Ribeiro foi diretor de estudos sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC).

 

Aos 30 anos, ele participou da defesa da escola pública, junto com Anísio Teixeira, além de ter sido ministro da Educação e chefe da Casa Civil do governo João Goulart. Após o golpe militar de 64, se exilou em países da América Latina.

 

Durante toda a sua vida, Darcy Ribeiro defendeu a educação pública e gratuita para todos. “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Essa foi uma de suas falas em um discurso no início dos anos 1980.

 

Não foi à toa que se envolveu com política. Foi filiado do Partido Democrático Trabalhista, vice-governador do Rio de Janeiro durante o governo de Leonel Brizola. Trabalhou como senador e criou o projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

 

Aprovada em 1996 é chamada de Lei Darcy Ribeiro e visa estabelecer métodos de formação para os professores e garantir o acesso de todos à educação gratuita.

 

Em algumas biografias é possível observar que essa defesa também se estendia para a educação a distância, como uma forma de democratizar o acesso às universidades. Alguns autores relatam que o antropólogo propunha a educação à distância, como uma faculdade a qual denominava de “minha universidade do ar”.

 

O antropólogo sempre defendeu que a educação a distância poderia se tornar um dos pilares desta universidade inclusiva, como uma forma de democratização do ensino superior com qualidade.

 

A primeira turma a se formar na modalidade EaD foi de Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2008. Durante a cerimônia, na época, o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, lembrou que Darcy Ribeiro propôs esse formato.

 

“Ele foi um dos maiores pensadores do Sistema Universidade Aberta no Brasil. Hoje, aqui, se constrói uma história”, disse.

 

darcy ribeiro

Últimas obras e fim de vida

Darcy Ribeiro morreu aos 74 anos devido a um câncer generalizado. Em janeiro de 1995, já internado, ele fugiu do hospital para poder finalizar um livro que passou 30 anos escrevendo, depois de muitas tentativas de finalizar.

A obra “O Povo Brasileiro – a Formação e o Sentido do Brasil”, fala sobre identidade e diversidade regional do país.  O livro chegou a se tornar um documentário anos mais tarde e é

Dois anos após essa obra, em 1997, ele faleceu em Brasília. Darcy deixou uma autobiografia chamada “Confissões”, que foi escrita durante os últimos anos antes de falecer.

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.