Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

Curso de criação de games abre vagas para minorias jovens

30 de agosto de 2023
Curso de criação de games abre vagas para minorias jovens
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Uma iniciativa entre dois coletivos, GatoMídia e TALES criou uma possibilidade de inserir jovens negros e indígenas dentro do mundo dos jogos eletrônicos e da tecnologia. O projeto está com as inscrições abertas e é totalmente de graça;

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O projeto inédito é voltado para jovens entre 15 e 29 anos, que já possuam um conhecimento básico de programação ou trabalhem com design, audiovisual e mídias digitais. As inscrições vão até o dia 3 de setembro de 2023. Confira mais sobre o projeto!

Veja também:
+ Programação: veja os melhores sites para aprender a programar
+ 5 cursos EaD para quem quer ser autônomo


Conheça mais sobre o laboratório responsável pelo curso

Curso de criação de games abre vagas para minorias jovens

O LAB Afro-ameríndio Narrativas Gamificadas é um laboratório gratuito de criação de jogos eletrônicos que está com inscrições abertas para jovens negros e indígenas de todo o Brasil.

O projeto é voltado para pessoas entre 15 e 29 anos que atuam com design, audiovisual, artes visuais, mídias digitais ou que tenham um conhecimento básico de programação.

O laboratório terá início em 12 de setembro e será dividido em quatro ciclos criativos, que abordarão desde a teoria até a criação real de um jogo. Durante o projeto, os participantes terão acesso a masterclasses, oficinas e mentoria de desenvolvimento de games baseados em narrativas orais e cosmologias de culturas indígenas e afro-brasileiras.

Todo o curso será online, pelo Zoom, e terá aulas abertas no YouTube do TALES. O projeto tem como objetivo promover a diversidade na indústria de jogos eletrônicos e fornecer oportunidades para grupos sub-representados. Os protótipos terão a oportunidade de ser pós-produzidos e implementados na plataforma de jogos educacionais World of Us.

Onde se inscrever?

Os interessados devem preencher o formulário disponibilizado pelos coletivos. Clique aqui para acessá-lo.

Lembrando que é necessário:

  • Informar seu documento de identidade;
  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Ter disponibilidade para a realização das aulas entre os dias 12/09/2023 e 11/12/2023;
  • Assinar e enviar junto do formulário os termos de compromisso e de autorização de imagem e som;
  • Responder por completo o formulário com suas informações básicas e seus conhecimentos.

Possibilidades do mercado de games

Curso de criação de games abre vagas para minorias jovens

Ainda que competitivo, o mercado de jogos é bastante positivo para quem busca uma oportunidade e deseja apresentar seu trabalho. Confira alguns pontos relevantes ao escolher essa área:

  1. Crescimento Contínuo: A indústria de jogos vem experimentando crescimento ano após ano. Os jogos eletrônicos se tornaram uma forma popular de entretenimento globalmente, abrangendo diversas faixas etárias e segmentos demográficos.

  2. Diversificação de Plataformas: Além dos tradicionais consoles e PCs, os jogos móveis (para smartphones e tablets) têm ganhado cada vez mais espaço. A popularização de plataformas de streaming de jogos, como o Twitch, também impulsionou a indústria.

  3. E-Sports em Ascensão: Os e-sports se tornaram uma indústria multimilionária, com torneios, equipes e jogadores profissionais atraindo grandes audiências e patrocínios significativos.

  4. Realidade Virtual e Aumentada: A RV e a RA estão em constante expansão, criando novas oportunidades para experiências imersivas de jogo e aplicações em diversos setores.

Possibilidades de Encaixe:

Entrar no mercado de jogos pode ser desafiador, mas definitivamente é possível se você estiver disposto a adquirir as habilidades certas e demonstrar paixão e dedicação. Algumas maneiras de se encaixar incluem:

Educação e Desenvolvimento de Habilidades: Adquirir conhecimentos em design, programação, arte, música, roteiro e outras áreas relacionadas ao desenvolvimento de jogos é essencial. Cursos online, tutoriais e programas de treinamento podem ajudar a desenvolver essas habilidades.

Portfólio Sólido: Montar um portfólio de projetos pessoais ou colaborativos demonstra suas habilidades e criatividade para potenciais empregadores ou parceiros de desenvolvimento.

Networking: Participar de eventos da indústria, conferências e grupos online de desenvolvedores de jogos é uma maneira eficaz de fazer contatos e conhecer pessoas da área.

Desenvolvimento Indie: Com as plataformas de distribuição digital, como Steam e Epic Games Store, desenvolvedores independentes têm a oportunidade de lançar seus próprios jogos sem a necessidade de grandes orçamentos.

Estágios e Trabalhos Iniciais: Entrar na indústria por meio de estágios, cargos juniores ou freelancer pode ser uma maneira sólida de começar e ganhar experiência.

Educação em Jogos: Se você possui conhecimentos em educação e design instrucional, pode explorar oportunidades na gamificação e no desenvolvimento de soluções educacionais baseadas em jogos.

Marketing e Gerenciamento: Se você tem habilidades em marketing, gerenciamento de projetos ou outras áreas relevantes, essas habilidades também são procuradas na indústria de jogos.

Lembre-se de que o mercado de jogos é altamente competitivo e requer trabalho duro, perseverança e adaptação às mudanças tecnológicas e de tendências. Ficar atualizado com as últimas novidades da indústria e continuar aprimorando suas habilidades são fatores cruciais para ter sucesso no campo.

Onde mais estudar para se especializar?

Além de cursos abertos na área, também é possível se especializar no desenvolvimento de jogos e outras áreas da programação interessantes para quem deseja se envolver com o mercado de jogos eletrônicos.

Confira algumas instituições de ensino que além de oferecerem diversos cursos relevantes para este mercado, também contam com ótimas opções de ingressos e descontos de até 80% no valor das mensalidades:

Confira também:
+ Tecnologia de RA, IA e VR no EaD? Veja sobre!
+ Cursos de programação gratuitos para mulheres: confira 5 opções!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.