Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Quer trabalhar no Rock in Rio? Veja profissões no festival

8 de setembro de 2022
Trabalhar no Rock in Rio
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Em 1985, o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber um festival desse tamanho. O Rock in Rio fez sua primeira edição entrar na história, que segue sendo escrita nesses 37 anos. Você já se perguntou como é trabalhar no Rock in Rio?

A cada edição o festival surpreende na grandiosidade já que não se restringe aos shows dos artistas. A estrutura chama a atenção dos visitantes, as promoções, identidade visual, formas de divulgação, entre outros pontos.

Para toda a experiência ser possível, você já pensou na quantidade de pessoas envolvidas nos processos? Muitos profissionais e profissões são essenciais para fazer o festival funcionar do jeito que promete: diversão e inovação!

Se bateu a curiosidade ou se você tem aquela vontade de uma vivência mão na massa em um evento deste tamanho, já vá se preparando e confira algumas das profissões para trabalhar no Rock In Rio!

Como trabalhar no Rock in Rio?

Antes mesmo do festival começar, o site oficial do festival no Empregare abre vagas temporárias para que profissionais possam trabalhar no Rock in Rio daquela edição. Os trabalhos são remunerados e duram o período que antecede e sucede os dias dos shows.

Algumas das profissões contratadas fazem parte tanto do projeto e estruturação do festival, quanto do período em que o Rock in Rio acontece, atuando no processo e no final do evento.

Empresas terceirizadas também são contratadas e fazem contratos temporários com alguns profissionais para realizarem o trabalho. 

Separamos algumas dessas profissões para que você possa ficar de olho nas próximas edições e ter a experiência de trabalhar no Rock in Rio:

Engenheiro

Trabalhar em festivais é uma das áreas em potencial para quem é formado em Engenharia, em várias especialidades. Dentro do Rock In Rio, por exemplo, os engenheiros civis são responsáveis por projetar as estruturas dos palcos e stands.

Nesse processo, eles precisam usar muito bem o espaço disponibilizado para a construção dos cenários. Quem gosta dessa área pode estudar a distância!

Outra área que se responsabiliza quando essas obras tomam início é Engenharia de Segurança do Trabalho. Antes e durante a construção, esses profissionais são responsáveis pela documentação do SESMT.

Esses papéis mostram todas as informações do local e como a segurança vai atuar na estruturação. Alguns documentos são Análise Preliminar de Risco, com avaliação ambiental, lista com equipamentos de segurança, entre outros.

Se essa formação te interessa, saiba que ela pode ser feita através de uma especialização na área.

E ainda sobre Engenharia, os profissionais que trabalham na parte elétrica buscam garantir a iluminação de qualidade durante os shows.

Profissional de Logística

Para trabalhar no Rock in Rio, o profissional de Logística precisa trabalhar com a gestão do evento, organizar o armazenamento dos equipamentos e materiais, além da distribuição dos recursos para a realização das atividades durante o festival.

Essa pessoa precisa trabalhar para garantir a montagem e desmontagem dos espaços antes e depois dos shows, entregando equipamentos e respeitando os prazos estabelecidos.

Muita gente busca a formação em Logística para trabalhar em indústria, mas o setor de festivais também é uma possibilidade.

+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

Executivo de Contas

Para o Rock in Rio acontecer é preciso muito investimento e, por isso, o festival conta com a força de diversos patrocinadores e parceiros. E o profissional que acompanha essas frentes é o Executivo de Contas.

Ele é o ponto focal entre o festival e os clientes, elaborando e aprovando propostas comerciais, fazendo atendimento às contas, garantindo as entregas contratadas, além de identificar oportunidades de negócios com os parceiros.

Para atuar como esse profissional é preciso entender de vendas e negócios, podendo fazer cursos de Marketing, Comunicação, Gestão Comercial ou Gestão de Vendas.

Trabalhar no Rock in Rio

Produtor Cultural

Eventos artísticos de música, teatro ou dança, por exemplo, fazem parte de uma produção cultural. Esses profissionais são responsáveis por levar esses espetáculos para o público e não seria diferente no Rock in Rio.

Entre as áreas de atuação de um produtor cultural, para trabalhar no Rock in Rio, estão: a divulgação do projeto e a produção em si, desenvolvendo e coordenando os processos de trabalho do festival.

A parte boa é que para ter essa formação, você pode estudar sem sair de casa e, ainda, ter a chance de conseguir uma vaga no próximo ano para trabalhar no Rock in Rio!

Jornalista

Um evento do tamanho do Rock in Rio precisa ser bem divulgado, sem deixar as mídias tradicionais de lado. Por isso mesmo, os Jornalistas fazem parte desse processo pré, durante e após o festival!

Esse tipo de trabalho também faz parte da Assessoria de Imprensa. Ela é a responsável por pautar os veículos de comunicação como jornais, revistas, televisão e rádios sobre as novidades do festival.

Por isso é importante a montagem de um time bem preparado e equipado para ter agilidade na produção de matérias e coberturas dos shows. Além disso, caso aconteça alguma eventualidade é papel deles fazer a gestão de crise e responder aos jornais.

Sabia que os jornalistas podiam trabalhar no Rock in Rio? A graduação, atualmente, também existe a distância!

Publicitário, Designer e Profissional de Marketing

Se os jornalistas fazem o evento acontecer para veículos de comunicação tradicionais, os publicitários, designers e equipe de Marketing fazem de tudo para que ele seja repercutido de forma diferente nas redes sociais e em alguns outros tipos de mídias.

Antes do Rock in Rio, claro, que é papel desses profissionais despertar o desejo do público para a compra de ingressos, mas durante e após eles precisarão fazer com que seja sucesso!

Além de levar as pessoas para o festival, eles precisam continuar fazendo com o que o público tenha vontade de estar nas próximas edições. Isso resulta, também, em novos negócios para o evento.

Tudo para gerar relevância para o Rock in Rio! Todas essas formações são 100% possíveis de fazer a distância, sabia?

Cozinheiros

Comer é extremamente importante para aguentar a maratona de shows do festival, enquanto trabalha. Para alimentar toda a equipe do Rock in Rio, o evento também contrata cozinheiros!

Se você já tem um carinho especial pela gastronomia, esse é o momento de investir e se arriscar para a próxima edição, com uma experiência incrível de trabalhar no Rock in Rio.

Onde estudar para trabalhar no Rock in Rio?

Para todas as profissões citadas, como listamos em cada tópico existe uma graduação que pode te preparar para trabalhar no Rock in Rio nas próximas edições. Então, por que não começar de uma vez?

Separamos uma lista de faculdades EaD bem avaliadas pelo MEC, com descontos nas mensalidades que vão até 80%!

+ Leia também: Descubra como escolher uma faculdade EaD

Qual é o melhor tecnólogo EaD?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.