Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Como conseguir um estágio? Confira dicas

25 de novembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

“Como conseguir um estágio?” A resposta para uma das perguntas mais comuns feitas pelos estudantes que querem adentrar ao mercado de trabalho tem depois de entrar na faculdade pode não ser tão fácil, mas não é nenhum desafio impossível.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Sabendo procurar e aproveitando as dicas que daremos a seguir, você sairá muito bem nesta tarefa!

Dicas de como conseguir um estágio

Confira abaixo, algumas dicas que vão te ajudar na hora de conseguir um estágio:

Faça um currículo atualizado

Primeiro dos passos, o currículo deve ser feito ainda quando está se buscando o estágio. Saiba que nunca ter trabalhado não é um problema, apesar de ser bem vista por algumas empresas, a experiência não é algo que possa ser exigida no currículo do estagiário. 

Por se tratar de um estágio, você entrará na empresa para aprender, portanto pode preencher o currículo de outras maneiras que o enriquecerá. Coloque nele, o que vai agregar valor nas atividades que exercerá: cursos, projetos e palestras que participou, monitorias e até mesmo trabalho voluntário que porventura tenha feito.

Atente-se à gramática

Independente do curso que esteja fazendo, conhecer a gramática é essencial para qualquer profissão e a falta de domínio da língua portuguesa pode custar seu estágio. O primeiro momento que seus conhecimentos gramaticais serão avaliados é no currículo. Revise-o quantas vezes forem necessárias e faça o uso das ferramentas de correção ortográfica presentes em processadores de texto como Microsoft Word e Google Docs.

Durante a entrevista, evite gírias e busque acertar na concordância das palavras. Para se destacar, o conhecimento da norma culta da língua portuguesa, seja oral ou escrita, é primordial e passa uma boa imagem aos recrutadores.

Cadastre-se em plataformas de vagas de emprego

Atualmente, a internet é uma das principais formas de busca de estágio. Inúmeras plataformas de recrutamento on-line englobam oportunidades de forma acessível e descomplicada que podem ser acessadas de qualquer lugar. Nelas, você tem a opção de filtrar pelo tipo de vaga – estágio – que procura e áreas de interesse.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social prática para quem está nesta procura, seu ambiente intuitivo para cadastrar o currículo e mostrar habilidades e competências, além do direcionamento a outros portais, conecta empresas a seus futuros talentos.

Pesquise empresas que combinem com você

Pesquise nos sites das empresas onde deseja estagiar sua cultura organizacional – crenças, valores e normas -, história e o que planejam para o futuro. Após isso, selecione aquelas que você julgue combinar mais com você. 

Encontre uma vaga em que você se identifique

Veja as vagas abertas e faça uma pesquisa sobre as habilidades que será preciso desenvolver para atuar em dada função. Não é preciso nenhuma experiência prévia antes de começar o estágio, porém saber qual será seu ofício e do que é capaz, são pontos positivos avaliados durante o processo seletivo.

Saiba quais são as competências mais valorizadas para essa vaga

Uma das maneiras de se destacar no mercado de trabalho é, sabendo as vagas com as quais você se identifica, focar nas competências que são mais valorizadas. De modo geral, no processo seletivo, as empresas já definem as competências necessárias para a vaga.

Embora, você não tenha a obrigação de entrar sabendo, muitas competências são observadas durante a seleção, seja no currículo ou entrevista e, caso o estagiário venha com elas, será uma preocupação a menos para a empresa. Então, se possível, sabendo o que procura, tente desenvolvê-las, seja fazendo um curso ou treinamento.

Relacione essas competências com experiências anteriores

Se tratando da primeira experiência profissional, você talvez não tenha como fazer essa relação, tranquilize-se, pois geralmente os outros candidatos estão no mesmo patamar. Faça um exercício de memória que te ajude a relacionar algumas competências com atividades que já tenha feito. 

Flexibilidade e adaptação são competências comportamentais valorizadas pelas empresas que buscam estagiários. Conte sobre atividades extracurriculares e participação em eventos, cursos e palestras relacionados a área. 

Além delas, saber trabalhar em equipe pode te colocar até mesmo na frente de outros candidatos, relacione com os trabalhos em grupo na faculdade, por exemplo. 

Leia mais: O que são hard skills? Entenda o termo e veja quais são destaque no mercado

Estude a empresa

Quando for chamado para a entrevista, releia o que já viu sobre a cultura organizacional, área de atuação e posição em relação às concorrentes da empresa. Fazendo isso, você demonstrará além de estar interessado na vaga, sua capacidade para buscar informações por conta própria. 

Caso a empresa valorize o trabalho em equipe, exprime que você sabe trabalhar bem em grupo para se destacar no processo seletivo. Ademais, algumas empresas podem dar um peso maior para aqueles que tenham crenças e valores semelhantes ao delas, daí a necessidade de conhecê-las.

Prepare-se para a dinâmica de grupo

Dinâmicas de grupos são feitas para analisar determinados comportamentos. Falar que sabe trabalhar em equipe não basta, muitas empresas que abrem vagas para estagiários realizam as famosas dinâmicas para avaliar como os candidatos se saem. 

Ao ser chamado para etapa, esteja preparado e não a encare como uma competição, tenha uma visão estratégica e saiba que seu perfil está sendo analisado. Conheça também as atividades da vaga, pois na dinâmica o recrutador poderá criar situações específicas para avaliar se você possui as habilidades necessárias para o bom desempenho das mesmas.

Prepare-se para as entrevistas

Se mandou bem no currículo, a entrevista é consequência. Chegue com pelo menos cinco minutos de antecedência, pois a pontualidade é algo levado muito a sério pelos recrutadores. Seja sempre sincero e nunca force a barra para impressioná-los, os recrutadores estão treinados para perceber esse comportamento e caso você seja contratado, pode ser descoberto.

Organize-se 

Não deixe para buscar estágio na última hora, as empresas não costumam contratar quem vai ficar pouco tempo na vaga porque o treinamento de um novo profissional é custoso para elas. Preste atenção nas oportunidades e quando for possível, busque por estágios em áreas que você tenha interesse. Não perca os prazos, mantenha o e-mail atualizado e monte um cronograma para se organizar e acompanhar o andamento dos processos seletivos.

Saiba contar a sua história

Enquanto estiver falando sobre você na entrevista, fale com entusiasmo e deixe claro seu conhecimento sobre a organização e os motivos pelo qual deseja trabalhar na empresa. Empresas buscam pessoas motivadas e com propósitos que queiram se desenvolver no ambiente de trabalho.

Boas práticas durante sua preparação

Segue algumas orientações para ter durante sua preparação para o processo seletivo:

Não minta no currículo

As informações são checadas pelo recrutador e um erro desse tipo pode acabar com suas chances. Não invente competências, às vezes, o tiro pode sair pela culatra e se elas forem cobradas no estágio, pode pegar mal pra você. No caso da necessidade de algum idioma, por exemplo, é muito mais interessante dizer que não tem fluência na fala, mas está estudando para melhorar.

Seja honesto e transparente nas entrevistas

Ser honesto e transparente não significa emitir opiniões sem pensar nas consequências. Nas entrevistas, é importante focar nas questões essenciais. Busque não desviar o olhar no momento em que o recrutador fizer as perguntas, pois isso pode transparecer falta de confiança ou insegurança.

Seja respeitoso e colaborativo durante as dinâmicas

Durante as dinâmicas, exponha com clareza os seus argumentos e saiba escutar um ponto de vista contrário ao seu. Caso tenha que falar sobre algum tema, evite falar sobre temas que gerem discussões, como religião e política e, o mais importante, em uma dinâmica de grupo não tente sabotar o colega, seja respeitoso e colaborativo.

Está aqui mas ainda não entrou na faculdade? Abaixo, te recomendamos instituições reconhecidas e aprovadas pelo MEC com peso no mercado de trabalho que irão ajudá-lo a conquistar uma vaga de estágio. Confira:

Veja também: 8 coisas que você precisa saber para trabalhar como freelancer

Se sente mais confortável para buscar um estágio? Conta aqui pra gente nos comentários.

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.