Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se a Uninter é boa

Saiba de a Uninter é uma faculdade reconhecida! Confira das notas que ela recebe do MEC e os melhores cursos que possui!

A faculdade Uninter: um pouco da história

A história da Uninter tem início em 1996. Nesse ano, ela foi fundada com o nome de  Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e tinha por objetivo oferecer cursos de pós-graduação presencial para professores de Curitiba.

Foi em 2000 que surgiu, do IBPEX, a Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), que começou a oferecer cursos de graduação presencial. E em 2002, iniciou a oferta de cursos superiores de tecnologia, criando a Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec). Teve início então a oferta de cursos Superiores de Tecnologia na modalidade presencial.

Em 2012, a instituição deu mais um passo importante que explica o nome que possui atualmente: houve a união da Facinter com a Fatec, que deu origem ao Centro Universitário Internacional Uninter.

Do seu início até o momento, a Uninter conquistou: 460 polos de apoio presencial, presentes em mais de 400 cidades brasileiras, oferecendo cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Como saber se uma faculdade é boa? As avaliações do MEC

Para saber se uma faculdade é boa de fato, é preciso saber como ela está nas avaliações do Ministério da Educação (MEC): o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional).

O IGC é obtido por meio da média das notas de todos os cursos de determinada faculdade. É uma nota que varia em uma escala de 1 a 5 e é divulgada todos os anos.

Já o CI é definido com base em visitas realizadas presencialmente nas faculdades, de modo a observar a infraestrutura, a qualificação dos professores e o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Nessas duas avaliações, a escala de notas vai de 1 a 5. A nota 3 é considerada positiva, e as notas 1 e 2 indicam uma a qualidade regular ou ruim, sendo pouco indicadas para pessoas que querem concluir um curso de qualidade.

Qualidade da Uninter: notas nas avaliações do MEC

A Uninter tem uma ótima avaliação no MEC. o Conselho Institucional (CI) tem nota 4 e o Índice Geral de Cursos (IGC) possui nota 3. Isso revela que a Uninter é uma instituição de qualidade.

Todos esses dados podem ser consultados por qualquer cidadão por meio do site e-MEC, mas já vamos te dar uma colher de chá falando quais as notas da Uninter, pois pesquisamos para você.

Como é feita a avaliação dos cursos da Uninter?

Além do CI e IGC, que são avaliações focadas na qualidade da instituição como um todo, O MEC também dá nota a cada curso, e para isso leva em conta um conjunto de três avaliações:

  • Enade: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma avaliação aplicada para os alunos do primeiro e do último ano de cada curso para medir o nível de conhecimento deles em relação ao que está disposto no programa curricular da instituição.
  • CPC: O Conceito Preliminar do Curso avalia a infraestrutura do curso, o corpo docente, o programa curricular os métodos de ensino.
  • CC: O Conceito de Curso é uma avaliação presencial que tem como objetivo confirmar o cumprimento de todos os critérios exigidos no CPC.

Assim como as anteriores, esses índices funcionam em uma escala de notas de 1 a 5. As notas 1 e 2 são para cursos considerados insatisfatórios. Graduações com nota 3 cumprem plenamente todos os requisitos educacionais. A nota 4 é para cursos ótimos e uma avaliação 5 significa não somente que o curso é excelente, como uma referência na área.

Se você quer saber qual é a avaliação de um curso específico da Uninter, siga esses passos:

  1. Acesso o site e-MEC;
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”;
  3. Selecione em “Buscar por” a opção “Curso de Graduação”;
  4. Digite o nome da faculdade no campo “Nome ou Sigla da Instituição”;
  5. Digite o nome do curso no campo específico;
  6. Desça a tela para preencher o código de verificação;
  7. Clique em “pesquisar”.

Os resultados vão aparecer na parte de baixo da tela e clicando você poderá verificar todas as notas do MEC recebidas pelo curso.

Outras boas faculdades reconhecidas pelo MEC em que você pode estudar

Se você está em fase de pesquisa para conhecer as melhores faculdades e fazer sua opção final, vale a pena dar uma olhada em outras instituições que separamos para você. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, tendo uma longa tradição no mercado de ensino superior no Brasil.

O melhor é que elas também contam com diversos incentivos financeiros que podem te ajudar a bancar a faculdade, como oportunidade de  bolsas, financiamentos, descontos e outros. Por isso, vale a pena conferir:

Veja também:

Descubra quais são as melhores faculdades EAD

Como Conseguir uma Bolsa de Estudos

E você já se decidiu sobre qual curso pretende fazer? Já tem as opções de universidade em que gostaria de entrar? Divida conosco seus planos deixando um comentário abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário