Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra tudo sobre o Encceja 2020

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, está chegando e com ele a oportunidade de conquistar um futuro melhor. Para muitos jovens e adultos que não finalizaram os estudos no tempo adequado, a prova do Encceja é a única chance de alcançar o diploma de conclusão dos ensinos fundamental e médio, uma vez que o Enem não desempenha mais este papel.

Nos últimos anos foi possível observar um aumento nas inscrições do Encceja, principalmente entre pela faixa etária de 21 a 30 anos. Apenas para a edição de 2020, que será aplicada em agosto, foram contabilizadas 1.630.046 inscrições, 81,6% delas com o objetivo de obter o diploma para o segmento educacional do ensino médio.

Se você faz parte deste grupo de pessoas que vai prestar o Encceja, mas ainda não sabe de cabeça os detalhes e datas do exame, continue esta leitura e veja o calendário que preparamos para você. Veja só!

Para quem a prova do Encceja é recomendada?

Aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Encceja é indicado para três grupos de pessoas:

  • Pessoas que nunca estudaram formalmente, mas sabem ler e escrever;
  • Pessoas que repetiram de ano algumas vezes e consequentemente ficaram muito atrasados;
  • Pessoas que deixaram de estudar e acabaram abandonando a escola antes da conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Nos três casos, é possível prestar o exame tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, basta ter a idade adequada para o segmento o qual deseja receber o diploma. Veja abaixo os critérios de idade:

  • Diploma do Ensino Fundamental: Ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
  • Diploma de Ensino Médio: Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame

Como é organizada a prova do Encceja?

Muita gente não sabe, mas a estrutura da prova do Encceja é bem semelhante a do Enem. A prova é composta por 4 cadernos de provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas e 1 redação dissertativa-argumentativa. Veja a seguir as disciplinas que vão cair no Encceja 2020:

Ensino Fundamental

Cadernos de Provas Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio

Cadernos de Provas Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Prova III: Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quanto tirar para passar no Encceja?
O Encceja é aplicado em um único dia e ambas as provas são aplicadas ao mesmo tempo. O exame tem duração de cinco horas e neste tempo o aluno deve preencher todas as questões objetivas e a redação para completar a prova.

Jovens pesquisando sobre o Encceja - EAD

Para ser aprovado na prova do Encceja o candidato precisa conquistar ao menos 100 pontos em cada um dos cadernos da prova, sendo 200 a pontuação máxima. Já para a  redação o estudante deve tirar nota superior a 5 pontos para ser aprovado, uma vez que a redação vale 10 no total.

Apesar de as provas serem aplicadas em conjunto, as notas das disciplinas são individuais, o que facilita bastante a vida de quem foi aprovado em alguns e cadernos e não em outros. O candidato que não foi aprovado em todos os cadernos, pode emitir um certificado de conclusão parcial e realizar as provas das disciplinas faltantes no ano seguinte, sem precisar refazer todos os cadernos..

Calendário do Encceja 2020

Não foi só o Enem que teve suas datas atrasadas em decorrência do coronavírus. O Encceja também teve sua data de prova adiada em alguns meses a fim de ser aplicado com maior segurança. Veja abaixo as novas datas e horários importantes do cronograma do Encceja 2020:

  • Data da prova do Encceja: 29 de agosto de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30;
  • Abertura dos portões: 8h e 14h30;
  • Fechamento dos portões: 8h45 e 15h15;
  • Pedidos para reaplicação do Encceja: até cinco dias após as provas;
  • Gabaritos: Publicação até o dia 10 de setembro de 2021.

O Encceja 2020 já divulgou os locais de prova?

Sim, os inscritos na prova do Encceja já podem entrar no site do exame para conferir o cartão de confirmação e os locais de realização das provas. No cartão o inscrito poderá verificar ainda seu número de inscrição e os horários de fechamento dos portões e início das provas.

Veja abaixo o passo a passo para ver o seu cartão de confirmação e descobrir onde será seu local de prova:

  1. Acesse o Portal do Encceja 2020;
  2. Faça login na Página do Participante; 
  3. Informe seu CPF e senha cadastrados e pronto!

Nesta área privada você poderá consultar seu cartão de confirmação, conferir seus dados e descobrir seu local de prova.

O que levar na prova do Encceja?

Tão importante quanto descobrir o local da prova é saber o que levar no dia da prova do Encceja. Confira a lista a seguir:

Itens obrigatórios

  • documento de identidade com foto;
  • caneta esferográfica azul.

Itens recomendados

  • cartão de confirmação de inscrição;
  • água e um lanchinho para comer durante a prova.

Quando saem as notas da prova do Encceja 2020?

Como vimos no cronograma, o gabarito tem previsão para ser liberado em 10 de setembro. As notas do exame, no entanto, tendem a demorar um pouco mais. Ao contrário dos demais exames, o Encceja não costuma divulgar a data de publicação de resultado em seu edital. Esta etapa, inclusive, tende a demorar algum tempo, podendo chegar até quatro meses como foi no ano passado.

Muito tempo, não é mesmo? Mas enquanto o resultado do Encceja não sai, não há nada melhor do que fazer planos para o futuro e começar a analisar todas as possibilidades que o diploma poderá proporcionar, como por exemplo se inscrever para concursos, começar um curso técnico ou até mesmo uma faculdade.

O Encceja é uma prova simples, mas seu resultado pode te dar o que é necessário para voar cada vez mais alto, por isso não deixe a ansiedade de consumir. Comece agora mesmo a planejar seus próximos passos!

O que fazer com o certificado em mãos? 

Após conquistar o certificado de conclusão de ensino, um mundo de possibilidades começa a se abrir para você. Além de poder aplicar para vagas de emprego com salários mais elevados, uma pessoa com diploma do ensino médio pode prestar concursos públicos, fazer cursos técnicos e até mesmo fazer o Enem ou os demais pré-vestibulares a fim de tentar uma vaga na faculdade.

Nunca é tarde para estudar, então se o seu desejo é começar o ensino superior, mergulhe de cabeça! Busque uma universidade comprometida, séria e reconhecida pelo MEC e faça logo sua matrícula. A educação abre muitas portas, portanto tenha certeza que não irá se arrepender de continuar estudando.

Para te ajudar nessa busca por uma universidade, listamos aqui algumas instituições para as quais você poderá aplicar após fazer o Enem. Que tal dar uma olhada?

Veja também: Saiba tudo sobre o resultado do Encceja 2020

+ O que é EAD?

Agora que você descobriu tudo sobre o Encceja, que tal compartilhar aqui nos comentários quais os seus planos para o futuro? Conte para nós o que pretende fazer com o seu certificado!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!