Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Artigos

Inscrições Encceja: veja as datas e como fazer

18 de maio de 2023
Inscrições Encceja: como fazer
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

As inscrições para o Exame (Encceja) são liberadas todos os anos pelo Instituto nacional de Pesquisas e Anísio Teixeira (INEP). É preciso se atentar às datas de cada edição para não perder os prazos importantes relacionados ao exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Veja todas as informações essenciais para realizar sua inscrição no Encceja e não perder nenhum prazo.

Como fazer minha inscrição no Encceja?

Para se inscrever na prova do Encceja, o participante deve acessar o site oficial do INEP na aba destinada para o exame. Lá

É na inscrição que você seleciona:

  • a etapa de ensino: fundamental ou médio
  • o tipo de atendimento especializado, caso precise de recurso de acessibilidade;
  • a cidade onde quer fazer as provas;
  • a instituição certificadora.

As etapas para realizar a inscrição, são:

  1. Acesse o site oficial do Encceja: Visite o site do INEP dedicado ao exame, ou do Ministério da Educação (MEC), para obter informações atualizadas sobre o período de inscrição e a realização do exame. Certifique-se de estar no site oficial para evitar fraudes e acessar a aba do participante Encceja.

  2. Leia o edital: Antes de iniciar a inscrição, leia atentamente o edital do Encceja. Ele contém todas as informações importantes sobre requisitos, datas, horários, conteúdos e procedimentos do exame. Certifique-se de cumprir todos os requisitos antes de prosseguir.

  3. Faça seu cadastro: Crie uma conta no sistema de inscrições do Encceja. Você precisará fornecer seus dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e informações de contato.

  4. Preencha as informações do exame: Selecione se deseja fazer o exame para obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Preencha as informações referentes à sua escolaridade anterior, como o último ano de estudo que você frequentou.

  5. Escolha o local de prova: Selecione a cidade e o local onde deseja realizar o exame. Verifique a disponibilidade dos locais e escolha aquele que for mais conveniente para você.

  6. Escolha as disciplinas: Selecione as disciplinas nas quais deseja ser avaliado. No Encceja do Ensino Fundamental, as disciplinas são:

    Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais.

    No Encceja do Ensino Médio, as disciplinas são: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

  7. Confirme sua inscrição: Após preencher todas as informações necessárias, revise-as com cuidado e confirme sua inscrição. Certifique-se de que todas as informações estão corretas, pois erros podem causar problemas no momento da realização do exame.

  8. Imprima seu cartão de confirmação: Após o período de inscrição, o INEP disponibiliza o cartão de confirmação contendo as informações sobre seu local de prova, horário e número de inscrição. Acesse o sistema de inscrições do Encceja para fazer o download e imprima o cartão. Ele é obrigatório para acesso ao local de prova.


Quando abrem as inscrições do Encceja?

As inscrições para a edição do Encceja 2024 serão liberadas no dia 29 de abril e ficarão disponíveis até o dia 10 de maio. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados.

A aplicação do exame acontecerá no dia 25 de agosto.

Para os participantes privados de liberdade (PPL), as data de abertura das inscrições ainda será divulgada. Assim como a de participantes que residem no exterior.


Quem pode se inscrever no Encceja?

Podem se inscrever no Encceja os jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o ensino médio, na data de realização do Exame.

Preciso pagar para me inscrever no Encceja?

Não, as inscrições para o Encceja são gratuitas. Porém, caso você tenha realizado a inscrição para uma edição anterior do Encceja e não compareceu, é preciso justificar essa ausência.

Caso o motivo do não comparecimento não seja justificável, conforme previsto no edital do exame, neste caso, será preciso pagar o ressarcimento para o INEP. Na edição de 2023, o valor desta taxa é de R$ 40,00.

Calendário Encceja 2024

  • Publicação do Edital do Encceja Nacional 2024: 11 de março de 2024
  • Período de justificativa de ausência: 25 de março a 05 de abril de 2024
  • Inscrições do Encceja 2024: 29 de abril a 10 de maio de 2024
  • Solicitação de Atendimento Especializado: 29 de abril a 10 de maio de 2024
  • Resultado do Atendimento Especializado: 17 de maio de 2024
  • Recurso do Atendimento Especializado: 20 a 24 de maio de 2024
  • Resultado do recurso do Atendimento Especializado: 29 de maio de 2024
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2024: Ainda não divulgado
  • Aplicação do Encceja: 25 de agosto de 2024
  • Aplicação do Encceja PPL: Ainda não divulgado
  • Divulgação do gabarito do Encceja 2024: Ainda não divulgado
  • Resultado do Encceja 2024: 23 de dezembro de 2024



Veja também:
+ Encceja: saiba tudo sobre o exame

Os mais lidos
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.