Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre uma segunda licenciatura EAD em Letras

Letras é a área que se dedica ao estudo das línguas e suas manifestações orais e escritas.

É um campo de investigação teórica bastante interessante, repleto de descobertas e com um mercado de trabalho abrangente.

Não é por acaso que hoje o curso abriga mais de 200 mil estudantes pelo Brasil todo.

Nem todo mundo sabe, no entanto, que há uma maneira rápida e prática de estudar Letras sem sair de casa. Em um ano o diploma está na mão.

Quer conhecer? Então saiba tudo sobre uma segunda licenciatura EAD em Letras.

O curso de Letras

Letras é um dos cursos superiores mais tradicionais do Brasil.

Há dois tipos de formação – licenciatura e bacharelado – para preparar os profissionais que vão trabalhar no universo das linguagens, com domínio da estrutura (morfologia, fonética), funcionamento, manifestações culturais e particularidades dos idiomas estudados (português e línguas estrangeiras).

O tipo de graduação que a gente encontra com mais facilidade é a licenciatura, dedicada a formar os professores de língua portuguesa, língua estrangeira ou de literatura que vão trabalhar em escolas de ensino fundamental e médio.

Para você ter ideia da diversidade, há opção de curso de Letras para quem quer estudar alemão, espanhol, inglês, japonês, italiano, linguística, Língua Brasileira de Sinais (Libras), francês, tradução e interpretação e várias outras.

Além do ensino básico, os formados nessa área podem atuar como professores em escolas de idioma, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, assessores culturais e produtores de conteúdo digital.

Os cursos regulares duram, em média, quatro anos. Mas quem estiver pensando em fazer uma segunda licenciatura pode usufruir de um benefício incrível: estudar Letras em apenas um ano, totalmente a distância!

Saiba no próximo tópico como aproveitar esta oportunidade!

Segunda licenciatura EAD em Letras

A segunda licenciatura em Letras é um atalho para quem já trabalha como professor e quer expandir suas possibilidades de ensino.

O curso é voltado exclusivamente para quem já é formado em um curso de licenciatura.

A duração pode variar de um ano a um ano e meio, dependendo da faculdade que oferece.

A ideia é transmitir aos alunos já licenciados os fundamentos que compõem os estudos das Letras e suas práticas de ensino específicas.

Na segunda licenciatura não há uma grande variedade de línguas como na graduação regular. Geralmente os interessados podem escolher entre Português/Inglês, Português/Espanhol ou apenas Português.

Para quem prefere estudar a distância é um prato cheio. O curso é quase todo online, de forma que dá para acompanhar tudo de casa.

Os alunos de segunda licenciatura têm à disposição um ambiente virtual de aprendizagem onde encontram aulas em vídeo, apostilas, textos, livros digitais, apresentações e tudo que é preciso para se aprofundar nas disciplinas.

O ambiente proporciona contato constante com professores e interação com outros alunos e tutores.

Para se dar bem, o aluno deve ter disciplina, vontade de aprender e gostar muito de ler, já que o curso é essencialmente teórico.

Na agenda estão previstos alguns encontros presenciais obrigatórios. São poucos, e acontecem apenas uma ou duas vezes por semestre nos polos de apoio da faculdade. Esses momentos são usados para apresentação de trabalhos e aplicação de provas.

O diploma de uma segunda licenciatura tem tanta validade quanto o de uma licenciatura plena. Com ele dá até para participar de concursos para professores da rede pública de ensino!

O que se estuda na segunda licenciatura EAD em Letras

O desafio da segunda licenciatura em Letras é apresentar, num curto espaço de tempo, os estudos linguísticos e literários característicos da área, com bastante reflexão teórico-crítica e, claro, uma boa dose de prática de ensino.

Se você está interessado nesse curso, prepare-se para encarar uma carga intensa de disciplinas em dois ou três semestres.

A gente trouxe algumas para você ter ideia do que estamos falando:

  • Língua Brasileira de Sinais
  • Produção Oral em Língua Estrangeira
  • Prática de Ensino em Língua Estrangeira
  • Teorias do Discurso
  • Literatura Hispano-Americana
  • Metodologia de Ensino
  • Prática de Leitura e Escrita
  • Teoria Literária
  • História da Literatura
  • Literatura Brasileira
  • Literatura Infanto-Juvenil
  • Literatura Estrangeira
  • Literatura Africana em Língua Portuguesa
  • Estudos Gramaticais
  • Linguística
  • Psicologia da Educação
  • Morfologia
  • Didática
  • Sintaxe
  • Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais
  • Fonética e Fonologia

Vale lembrar que Letras não é curso de idiomas, apenas estuda a estrutura da linguagem. Para falar uma língua estrangeira com fluência, o estudante deve recorrer a estudos paralelos, em escolas especializadas.

Quanto custa fazer uma segunda licenciatura EAD em Letras

Excelente notícia para quem pensa em fazer uma segunda licenciatura em Letras: o curso não requer um grande investimento.

As mensalidades, em média, variam entre R$ 200 e R$ 300.

Quem for esperto consegue diminuir ainda mais os valores das mensalidades. Basta recorrer às bolsas parciais oferecidas por sites parceiros das faculdades ou aproveitar as promoções pontuais oferecidas todos os semestres.

Infelizmente não dá para tentar bolsa do ProUni para cursos de segunda licenciatura.

Onde fazer uma segunda licenciatura EAD em Letras

As segundas licenciaturas são oferecidas em diversas faculdades. O trunfo para fazer um curso de qualidade é optar por uma instituição de renome.

Por isso busque aquelas que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Numa área tão concorrida como a do ensino, uma carreira de sucesso começa com um diploma de qualidade.

Abaixo, a gente separou algumas boas faculdades onde você pode fazer sua segunda graduação EAD em Letras:

Veja também:

Saiba como funciona o curso de Letras Libras EAD

Está com planos de ingressar numa segunda licenciatura em Letras? Conte para a gente o que acha da opção EAD!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário