Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o resultado do Encceja 2020

Se você realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), provavelmente está ansioso para saber o seu desempenho e descobrir se conquistou o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou médio. 

Então, se você quer consultar o resultado do Encceja 2020 e ter acesso aos gabaritos das provas, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber antes de conferir o seu desempenho no exame. Vamos lá?

Veja também: Inep divulga gabarito oficial do Encceja 2020

Como funciona a prova do Encceja?

Antes de tudo, o Encceja é um exame de inclusão, que tem como objetivo representar a conclusão dos ensinos fundamental e médio para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada.

O exame na edição de 2020, que aconteceu no último dia 29 de agosto em todo o país, consiste em questões de múltipla resposta e redação, que exploram diversas áreas do conhecimento. 

Áreas do conhecimento das provas do Ensino Fundamental

  • Ciências;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), artes, educação física e redação;
  • História e geografia.

Áreas do conhecimento das provas do Ensino Médio

  • Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física); e redação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), somente na edição de 2020, foram realizadas 1.630.046 inscrições – e mais de 80% destas correspondem a estudantes que buscam a conclusão do ensino médio.

Vale destacar também que, para realizar o exame e tentar obter o certificado de conclusão dos ensinos básicos, o candidato deve ter no mínimo 15 anos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio) até a data da realização da prova.

Qual é o método de correção do Encceja?

Para calcular a nota de cada candidato no Encceja, é usada a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Este método de correção divide as questões do exame entre os níveis fácil, médio e difícil. Com base nisso, as questões são distribuídas aleatoriamente no exame, e a ideia é poder avaliar assim cada participante considerando todos os níveis do conhecimento.

Leia também: Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem

Como ver o resultado do Encceja?

O exame foi adiado duas vezes devido à pandemia, mas foi aplicado no dia 29 de agosto de 2021, e o gabarito divulgado já no último dia 1. No entanto, ainda não foi divulgado em qual data estará disponível o resultado final, com desempenho individual de cada participante.

Espera-se que nos próximos meses o resultado do Encceja 2020 esteja disponível no portal do exame no site do Inep. Fique de olho para mais informações!

Como consigo meu certificado do Encceja?

Após a divulgação dos resultados oficiais, você deve recorrer às Secretarias Estaduais de Educação para conseguir ter o seu certificado do Encceja em mãos. No momento da sua inscrição no exame, você preencheu uma secretaria na qual você retiraria o seu certificado quando pronto (se você se esqueceu qual instituição certificadora você cadastrou, acesse sua página do participante para ter acesso a essa informação).

As certificações são emitidas somente através das Secretarias Estaduais de Educação, que também são responsáveis por todo e qualquer procedimento complementar para certificar os participantes. Em outras palavras, são esses os órgãos que devem instruir os aprovados até eles obterem suas devidas certificações.

Como acessar a página do participante?

  • 1º passo: acesse a página do participante no portal do Inep.
  • 2º passo: realize o seu login com o seu CPF e a senha de acesso criada no momento da sua inscrição no exame. 
  • 3º passo: esta é uma etapa de verificação de segurança, para evitar fraudes e acessos indevidos. Agora, deve aparecer uma figura principal seguida de várias opções de figuras para você selecionar. Clique na figura correta e depois pressione “Enviar” para prosseguir com o acesso.
  • 4º passo: pronto! Você já está logado na página do participante do Encceja 2020 e pode ter acesso a todas as informações sobre a aplicação do exame e o seu cadastro.

Como recuperar a senha do Encceja

Se você não lembra qual é a sua senha de acesso para a página do participante Encceja, clique em “Orientações para recuperação de senha” no portal do Inep e siga as instruções indicadas.

A página do participante Encceja não abre. E agora?

Se você não estiver conseguindo acessar a página do participante Encceja, é bastante provável que seja algum problema de instabilidade temporária ou problema de conexão com a sua rede. 

Experimente atualizar a página, abrir e fechar o navegador ou até mesmo acessar o portal do exame no site do Inep através de outro dispositivo (computador, celular ou tablet). Caso nada disso funcione, experimente tentar acessar o site novamente dentro de algumas horas. O problema deve se resolver rapidamente!

Quanto preciso tirar para passar no Encceja?

Segundo o Inep, órgão responsável pela aplicação do Encceja, cada candidato precisa atingir as notas mínimas de 100 pontos das provas objetivas e 5 pontos da redação para ser aprovado no exame.

Vale destacar uma possibilidade para quem mandou bem apenas em uma ou mais áreas do conhecimento: os candidatos que não forem aprovados em todas as provas mas conquistarem a pontuação mínima em uma ou mais áreas podem solicitar à Secretaria Estadual de Educação cadastrada por uma declaração de proficiência. Este documento faz com que o inscrito não precise refazer a mesma disciplina novamente na próxima aplicação do Encceja. Interessante, não é mesmo?

Consegui meu certificado Encceja. E agora?

Antes de qualquer coisa, comemore muito! Todos os seus conhecimentos se tornaram um certificado que, a partir de agora, te permite avançar para novos futuros e oportunidades no ensino superior.

Com a sua certificação, você pode traçar o seu futuro profissional e de estudos. Que tal se planejar para se graduar no seu curso dos sonhos? Com o certificado Encceja, você pode não apenas se inscrever no Enem e prestar faculdades públicas pelo Sisu, mas também pode aplicar para faculdades particulares e tentar conquistar bolsas de estudos.

Faculdades reconhecidas pelo MEC para cursar sua graduação

Preparamos essa lista com instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. São faculdades sérias, com reconhecimento do MEC e que você pode confiar. Veja só:

Nas faculdades particulares acima, considere um mundo de possibilidades: você encontra vários cursos de graduação com foco em bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Agora que você já sabe tudo sobre o resultado do Encceja 2020 e está ciente das muitas oportunidades que estão à sua frente, queremos saber: quais seus planos para o ensino superior? Conta pra gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!