Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra o que fazer com o resultado do Encceja 2018

Saiba como buscar um espaço no ensino superior utilizando o resultado da avaliação.

Indicado para jovens e adultos que não conseguiram finalizar os seus estudos na educação básica, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está sendo cada vez mais procurado.

No ano de 2018, o Inep registrou um recorde de inscrições com 1.695.607 candidatos. Desses, 356.326 desejavam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281 do ensino médio.

Os estados que apresentaram o maior número de inscrições foram: São Paulo (16,4%), Paraná (11,7%) e Rio de Janeiro (10,4%).

Agora que as provas do Encceja 2018 já passaram, muitas pessoas têm dúvidas sobre a divulgação dos resultados e o que fazer com ele. Neste artigo, vamos te explicar sobre as diversas possibilidades que o exame do Encceja pode oferecer. Fique atento!

Resultado do Encceja 2018

Os resultados do Encceja são disponibilizados pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que aplica o exame.

Lembre-se que, para ter êxito na avaliação, é necessário ter atingido 100 pontos em cada área de conhecimento testada pelo Encceja e alcançado nota superior ou igual a cinco na redação.

Segundo o Inep, os resultados devem ser divulgados no mês de novembro deste ano. Para não marcar bobeira, fique atento às atualizações de informações no site.

Vale ressaltar que todos os candidatos que participaram dos exames anteriores do Encceja e não obtiveram aprovação, podem participar de edições futuras da prova.

Como descobrir o resultado do Encceja 2018

Após a divulgação do Inep, o candidato que realizou a prova deve acessar a sua “Página do Participante” para verificar o resultado. Veja a seguir como fazer isso:

  • Acesse o site do Encceja 2018.
  • Preencha os campos com o seu CPF e a senha que você cadastrou na hora da inscrição.
  • Escolha a figura indicada.
  • Clique em “Enviar”.
  • Pronto! No canto esquerdo da tela, você consegue visualizar a edição que participou.
  • Clique ali e verifique a nota obtida e a sua aprovação.

Os candidatos que foram aprovados na prova, devem solicitar a emissão do certificado de conclusão. Para conseguir o documento, você precisa ir até a instituição certificadora que escolheu no momento da inscrição. Ela pode ser a secretaria estadual de educação do seu município ou ainda um instituto federal de educação.

Compareça no local com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (original e cópia).
  • CPF (original e cópia).
  • Boletim do participante impresso (este documento está disponível na Página do participante no site do Inep).

Com o certificado de conclusão nas mãos, chegou a hora de procurar novas oportunidades e desafios, seja um melhor emprego, concorrer em um concurso público ou ainda realizar a prova do Enem para buscar uma vaga em universidades públicas ou privadas. Fique atento!

O que fazer com o resultado do Encceja 2018

Se você ainda não sabe o que fazer com o resultado do Encceja 2018, veja a seguir algumas maneiras de utilizar a aprovação no exame, confira:

Matricular em uma universidade

Se você realizou a prova do Encceja 2018 e obteve aprovação, não há restrição nenhuma para se matricular em uma universidade. Basta escolher a instituição e o curso ideal, realizar o processo seletivo e levar o certificado de conclusão emitido após a realização do exame.

Realizar a prova do Enem

Desde 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou de ter a função certificadora de conclusão do ensino médio para jovens e adultos. Atualmente este papel passou a ser apenas do Encceja.

Por este motivo, as pessoas que atingiram a pontuação mínima no Encceja 2018 e obtiveram direito à certificação, poderão se inscrever no Enem no ano seguinte com isenção da taxa.

Desta forma, o estudante poderá realizar a prova do Enem 2019 para disputar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema oferece mais de 300 mil vagas por ano em universidades públicas e ainda se candidatar ao ProUni para concorrer as 400 mil vagas disponíveis todos os anos para diversos cursos.

Se você pretende utilizar o programa de Financiamento Estudantil (Fies) para entrar no ensino superior, é necessário também realizar a prova do Enem.

Concorrer a bolsas de estudos

Se você deseja concorrer a bolsas de estudos, mas não quer fazer a prova do Enem 2019, existem outras formas de conseguir este benefício para entrar no ensino superior.

Atualmente, as próprias instituições oferecem sistemas exclusivos de bolsas de estudo. Há opções para quem terminou o ensino médio de forma tradicional ou quem concluiu os estudos pelo Encceja.

Se você tiver interesse em participar destes processos seletivos, se informe na instituição pretendida, quais são os requisitos e regras para se candidatar.

Universidades particulares com bolsas de estudo

Para te ajudar a entrar no ensino superior com segurança da qualidade de ensino, separamos a seguir uma lista com algumas instituições que possuem diversos tipos de bolsas de estudo e tem excelentes avaliações do MEC em cursos presenciais e online, confira:

Se você ainda está com alguma dúvida sobre o Encceja 2108, visite o site do Inep e consulte todas as informações atualizadas sobre a prova. Na página, é possível verificar os prazos e outras regras para a emissão do certificado. Fique atento!

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

E então? Gostou das nossas dicas? Tem alguma informação interessante sobre o Encceja que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário