Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra quando será a reaplicação do Enem 2021

Teve problemas com a sua prova e precisa da reaplicação do Enem 2021? Saiba aqui todos os detalhes sobre esse assunto e veja quem pode solicitar esse exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de organização extremamente complexa. Ela é realizada ao mesmo tempo em centenas de cidades em todos os estados do país e o conjunto de regras precisa ser aplicado de forma igualitária a todos os participantes inscritos.

Eventualmente, acontecem alguns problemas nos locais de prova ou com os participantes e que podem prejudicar o comparecimento, o início da prova, o andamento da aplicação do exame e sua conclusão.

Para evitar que, por causa destes problemas, os estudantes precisem aguardar o Enem do ano seguinte, o Ministério da Educação (MEC) realiza uma reaplicação da prova.

A seguir, vamos nos aprofundar neste assunto aqui no texto, com as normas e cronograma da reaplicação do Enem 2021. Continue conosco e fique por dentro!

O que é a reaplicação do Enem?

A reaplicação do Enem é uma nova data marcada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) para realizar o Enem somente para os estudantes que não conseguiram realizar na data original do exame por motivo justificado, de caráter pessoal ou coletivo. 

A medida vale para igualmente para o Enem impresso ou digital e para os dois dias de exame.

Leia também: Saiba quem pode fazer o Enem Digital e como ele funciona

Neste ano, o Enem será realizado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. São dois domingos seguidos, com todos os detalhes informados em edital.

A reaplicação é feita somente em casos específicos detalhados e comprovados pela organização. Por isso, é muito importante comparecer nos dois dias de prova e realizar a prova integralmente, evitando o estresse da reaplicação e possíveis problemas para entrar na faculdade por causa do prazo para entrega da nota ou caso o Inep negue sua solicitação.

Quantos estudantes fizeram o Enem 2021?

O Enem 2021 recebeu 3.109.762 de inscrições. O número de inscritos neste ano é o menor desde 2005. No mês de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que o MEC reabrisse as inscrições do Enem para estudantes isentos da taxa de inscrição.

A edição do Enem 2020 foi marcada pela pandemia de covid-19 e pelo recorde de abstenção, o que fez que muitos estudantes perdessem o direito à gratuidade para realizar a prova neste ano.

Com a decisão ainda em discussão e aplicação, ainda não é possível saber qual é o número final de estudantes aptos a comparecer nos dias de prova de novembro. 

O total de pessoas que realmente realizaram a prova e a taxa de abstenção são divulgados no encerramento do segundo dia de Exame. A partir disso, se iniciam os procedimentos para correção e, caso for necessário, reaplicar a prova.

Quando será a reaplicação do Enem 2021?

A data de reaplicação do Enem 2021 será divulgada somente após os procedimentos de realização na data original da prova nos dois últimos domingos de novembro.

Na edição 2020, o Enem foi reaplicado aproximadamente um mês depois da prova oficial. O procedimento deve se repetir em 2021, com provável aplicação entre dezembro e janeiro. É preciso estar atento às informações disponibilizadas no site oficial do Inep e na Página do Participante.

Quem pode solicitar reaplicação do Enem?

As regras para reaplicação do Enem 2021 estão previstas no edital publicado no Diário Oficial da União. Confira em detalhes cada uma delas:

Reaplicação do Enem 2021 por doenças

A primeira causa justificada para solicitar a reaplicação do Enem é ter contraído alguma das doenças infectocontagiosas a seguir:

  • tuberculose
  • coqueluche
  • difteria
  • doença invasiva por Haemophilus influenza 
  • doença meningocócica e outras meningites
  • varíola
  • influenza humana A e B
  • poliomielite por poliovírus selvagem
  • sarampo
  • rubéola
  • varicela
  • Covid-19

O pedido deverá ser feito em até cinco dias úteis após o segundo dia de provas na Página do Participante. O Inep realiza o julgamento dos casos individualmente e é responsabilidade do candidato acompanhar a situação do seu pedido.

Ao pedido, deverá ser anexado um documento legível que comprove a condição e que contenha os seguintes itens:

  • nome completo do participante;
  • diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). 
  • assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Reaplicação do Enem por outras causas

O Inep elenca no Edital do exame mais algumas razões que podem levar à remarcação dos dias de prova, chamados de “problemas logísticos”.

  • desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
  • falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
  • falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela 
  • erro de execução de procedimento de aplicação que incorre em comprovado prejuízo ao participante.

A solicitação também deve ser realizada na Página do Participante no prazo informado pelo MEC e será julgada pela organização da prova.

Em quais casos não posso pedir reaplicação do Enem 2021?

O Inep recusa a solicitação de reaplicação das provas nos seguintes casos:

  • Participante que faltou na prova sem justificativa válida;
  • Participante que alegou indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e abandonou o local de provas;
  • Participante que não seguiu as regras do Exame e foi desclassificado.

O exame também não tem previsão de suspensão por possível aumento de contágio da Covid-19 e nem libera a reaplicação para os estudantes que ficarem receosos com este problema. A edição 2020 da prova foi realizada mesmo com o número de óbitos e casos em alta no país. O Ministério da Educação argumenta que os locais de aplicação seguem todas as normas de segurança sanitária.

Entretanto, devido às decisões da Justiça e de prefeitos no estado do Amazonas e de Rondônia, estudantes de todas as cidades afetadas pelo cancelamento das provas tiveram direito a participar da reaplicação.

Onde estudar com a nota do Enem?

Por mais que possam acontecer problemas com a sua prova do Enem, é importante não desistir de fazer a prova em caso de reaplicação.

O exame se consolidou como o maior vestibular do país e todo ano oferece a oportunidade de entrar em uma faculdade para centenas de milhares de estudantes em qualquer lugar do país, fazendo uma única prova.

Com o Enem, você pode tentar uma vaga em faculdades públicas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou conseguir bolsas de estudo e financiamentos integrais e parciais em faculdades particulares bancados pelo Governo Federal no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Outra vantagem interessante é conseguir o desconto ou bolsa diretamente com as faculdades. Uma grande parte das instituições de ensino no país já aceita o Enem como forma de ingresso direto, sem precisar fazer vestibular ou sem depender das burocracias exigidas nos programas do governo.

Na lista a seguir, temos algumas sugestões de faculdades que contam com todas essas vantagens que listamos acima e possuem o reconhecimento do MEC para funcionamento.

São dezenas de possibilidades na modalidade presencial e EAD (ensino a distância) nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Você também pode optar entre bacharelado, licenciatura ou um curso tecnólogo.

Aproveite para acessar a página de cada uma das faculdades, conhecer os cursos oferecidos e, quem sabe, já dar entrada na sua matrícula para o próximo semestre?

Leia também: 10+ dicas sobre como ir bem no Enem

Após a reaplicação do Enem e com a nota em mãos, você pretende ingressar em qual curso? Escreva o seu comentário!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!