Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Quem pode participar do Prouni?

quem pode participar do eadO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal prova que possibilita o acesso ao ensino superior no país. Com a nota do exame, os candidatos podem ingressar em uma das diversas universidades espalhadas pelo Brasil.

O governo federal possui três programas que facilitam o ingresso às instituições de ensino superior: Sisu, Fies e Prouni. Cada um deles possui objetivos e regras específicas. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas, já no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os candidatos podem financiar o valor do curso nas instituições privadas.

Já o Prouni (Programa Universidade para Todos) facilita o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior, com bolsas de estudo de até 100%. Se você tem interesse em participar desse programa, continue a leitura, porque a seguir você encontra todas as informações sobre ele. Confira:

O que é o Prouni?

O programa foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes de baixa renda. Diversas universidades espalhadas pelo país ofertam vagas para cursos de graduação a distância e também para as graduações na modalidade presencial.

As bolsas parciais, de 50%, são destinadas aos estudantes que possuem renda familiar bruta per capita mensal superior a 1,5 e inferior a 3 salários mínimos. Já para as bolsas integrais de 100%, os estudantes precisam comprovar a renda familiar bruta per capita mensal inferior a 1,5 salário mínimo. 

Assim, é possível cursar uma graduação por um preço acessível e que cabe no seu bolso. Abaixo você confere os outros requisitos exigidos para participar do Prouni e iniciar os seus estudos.

Quem pode participar do Prouni?

Como o programa é voltado para alunos que não têm condições de pagar o valor integral das mensalidades em universidades privadas, é necessário comprovar a renda familiar bruta per capita mensal de até 3 salários mínimos, como foi listado no tópico anterior.

Mas além de cumprir o critério socioeconômico, os candidatos que desejam participar do Prouni precisam se enquadrar em um dos requisitos exigidos pelo programa, como:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública: podem participar também os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas privadas com 100%. E, a partir do segundo semestre de 2022, os alunos de escolas privadas também poderão participar, desde que se enquadrem no critério socioeconômico do programa. Além de comprovar essa informação, você ainda precisa comprovar a renda familiar no ato da inscrição.
  • Pessoa com Deficiência: no ato da matrícula o aluno precisa fazer a comprovação, juntamente com os documentos que comprovem o critério socioeconômico;
  • Professor da rede pública: os professores que desejam fazer outra graduação podem participar do Prouni, porém é necessário atuar em escolas públicas. Além disso, a inscrição só poderá ser feita se o profissional optar por uma disciplina de licenciatura, como matemática, química, física, biologia, história, geografia e pedagogia. Neste caso, não é necessário comprar a renda.

Caso você se enquadre em um desses requisitos, saiba que o seu desempenho no Enem também é crucial para poder participar do programa. A exigência do Prouni é que os estudantes tenham atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral da prova e ter obtido pontuação superior a zero na Redação.

Quem já é formado pode participar do Prouni?

quem pode participar do prouniSe você já concluiu uma graduação e pensa em iniciar outra por meio do Prouni, saiba que infelizmente não é possível. O programa permite inscrições somente de estudantes que não têm diploma do ensino superior, exceto em casos de professores da rede pública, como já foi mencionado no tópico anterior.

Mas você pode participar de outros processos seletivos para conseguir fazer a segunda graduação com valores mais acessíveis, como ingresso por portador de diploma ou programas de bolsas de estudo de algumas faculdades. Esse é um outro tópico a ser tratado nesta matéria, então continue a leitura do texto.

Quem participa do Fies pode participar do Prouni?

A notícia é boa: sim, você pode participar dos dois programas! Isso porque o Fies serve como complemento para os alunos que possuem bolsas de estudo de 50% no Prouni. 

Dessa forma, o estudante pode financiar o outros 50% da mensalidade. Mas lembre-se que ao final do curso você precisa devolver o valor que foi financiado. No site do programa, você encontra todas as informações referentes a esse modelo de seleção. Você pode consultar clicando aqui

Leia mais: Conheça os cursos EaD disponíveis no Prouni 2022

Como se inscrever no Prouni?

Você se enquadra no perfil de candidatos do Prouni? Então veja o passo a passo para se inscrever no programa e concorrer a uma vaga em uma universidade privada com bolsas de até 100% de desconto.

1º passo: acessar o site oficial do programa

2º passo: clique em se inscrever

3º passo: faça o seu login por meio do gov.br

4º passo: escolha duas opções de curso e finalize sua inscrição.

Agora é só acompanhar a sua nota de corte enquanto o período de inscrição estiver aberto. Assim é possível ter uma noção se sua nota vai ser suficiente para ser aprovado na universidade escolhida. 

No primeiro semestre de 2022, as inscrições para o Prouni acontecerão entre os dias 22 a 25 de fevereiro de 2022. Já o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de março de 2022. Deixe anotado todas essas datas e não perca essa oportunidade de ingressar em uma universidade com uma bolsa de estudo.  

Outras opções além do Prouni

Caso você não se enquadre no perfil de participantes que o Prouni exige, saiba que ainda existem outras opções para cursar a sua sonhada graduação. Uma delas é o Fies.

Com o programa, é possível que estudantes de todo o país, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, possam financiar os seus estudos. Atualmente o programa possui três modalidades de financiamento, sendo que uma tem taxa de juros zero.

Além disso, algumas universidades oferecem bolsas de estudos para os estudantes que desejam cursar uma graduação. Em alguns casos, elas ainda oferecem condições especiais nas mensalidades, principalmente para quem já possui um diploma de ensino superior. Ótima opção, não é mesmo?

Ficou interessado? Veja a lista de faculdades que oferecem essas condições:

Veja também: Como usar a nota do Enem 2021?

É importante lembrar que todas elas são reconhecidas pelo MEC e ofertam cursos a distância e presencial. Para saber mais detalhes, basta acessar o site de cada instituição e procurar o polo mais próximo de você.

Pretende ingressar na universidade por meio do Prouni? Deixe nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!