Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

O Ensino a Distância (EAD) não para de crescer no Brasil. De acordo com  Censo da Educação Superior de 2019, as matrículas em cursos superiores a distância já ultrapassam a marca de um milhão. E são milhares as faculdades públicas e privadas que oferecem graduações a distância.

Com tantas opções, como escolher a melhor faculdade a distância? Um caminho seguro é buscar uma faculdade bem conceituada para investir em seu diploma de nível superior.

Conheça as faculdades a distância mais bem conceituadas de acordo com o MEC e como descobrir as notas de instituições e cursos EAD!

Leia mais:
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Entenda como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC

Quais são as melhores faculdades EAD?

O MEC avalia as faculdades a distância utilizando dois indicadores: o IGC (Índice Geral de Cursos, que leva em consideração todas as graduações oferecidas) e o CI (Conceito Institucional, uma avaliação presencial feita por especialistas). As notas vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória e as notas 1 e 2 significam que aquela universidade não atinge o padrão de qualidade exigido pelo MEC.

Veja algumas faculdades que obtiveram nota máxima (5) em pelo menos um dos conceitos avaliados pelo MEC:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAP)
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
  • Escola de Direito do Rio de Janeiro (DIREITO RIO)
  • Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Como descobrir a nota de uma faculdade ou curso EAD?

Você pode consultar gratuitamente todos os conceitos de faculdades e cursos EAD perante o MEC no portal e-mec. Confira o passo a passo:

  • Acesse o portal e-mec.
  • Clique na aba “Consulta Avançada”.
  • No campo “Buscar por”, selecione “Curso de Graduação”
  • No campo “Curso”, digite o nome do curso que você quer pesquisar.
  • No campo “Modalidade”, selecione a opção “A distância”.
  • No campo “Situação”, selecione a opção “Em Atividade” do menu.
  • Clique em “Pesquisar”. Logo abaixo do formulário, aparecerão todas as faculdades que oferecem aquele curso, bem como o conceito do MEC para cada um deles. Você pode ver mais detalhes clicando no nome da instituição.

Veja também:
+ O que é EAD?
+ EAD tem qualidade?

Qual a importância de um curso ser reconhecido pelo MEC?

O MEC avalia a qualidade do curso oferecido pelas instituições. Ou seja, esse órgão, após uma série de processos, determina quais formações são suficientes para construir bons profissionais. Um ponto importante é que um curso não reconhecido pelo MEC não emite diplomas válidos em todo o território nacional.

Crescimento dos cursos a distância

Segundo o Censo da Educação Superior 2020, durante a crise sanitária, os cursos a distância receberam mais matrículas do que os presenciais. Foi a primeira vez que o número de alunos ingressantes nos cursos de graduação EaD ultrapassou o total de ingressantes em cursos presenciais. Esse dado considera as matrículas nas instituições públicas e privadas.

As estatísticas são as seguintes:

  • Mais de 2 milhões (53,4%) de estudantes optaram pelo curso a distância;
  • 1,7 milhão (46,6%), pelo presencial.

Conceito da Faculdade X Conceito do Curso

Tão importante quanto buscar uma faculdade bem conceituada é escolher um curso reconhecido pelo MEC. Isso porque, para que o diploma de nível superior seja válido, precisa ser obtido em curso reconhecido pelo MEC, seja ele presencial ou a distância.

Para avaliar os cursos a distância, o MEC utiliza três conceitos: Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o desempenho dos alunos o Enade. As notas também vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória, ou “positiva” para o MEC. Quando o curso recebe nota 1 ou 2 em algum conceito, precisa se readequar para atingir o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Caso as notas baixas persistam, aquele curso pode ser extinto e, dependendo da situação, a faculdade pode ser descredenciada.

O MEC reconhece milhares de cursos todo ano, mas como a oferta de EAD ainda é recente e muitos novos cursos são oferecidos anualmente, nem todos eles passaram pela avaliação.

Apesar de serem encontrados em faculdades públicas e privadas, são as particulares que concentram a maior quantidade de cursos EAD. E a qualidade não deixa nada a desejar. O curso de Tecnólogo em Marketing da Cruzeiro do Sul é um exemplo de graduação EAD com nota máxima (5) perante o MEC.

Veja algumas faculdades que receberam avaliações positivas em seus cursos (notas 3 e acima) e têm o reconhecimento do MEC:

Você encontrou sua faculdade a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!