Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja as melhores faculdades de Contabilidade a distância

Pode não parecer para quem vê de fora, mas Contabilidade (ou Ciências Contábeis) é um dos cursos mais procurados do Brasil!

Os mais de 355 mil matriculados atualmente fazem com que o curso ocupe a quinta posição entre as graduações com mais alunos no país.

Essa popularidade não é surpresa. Com um campo de trabalho amplo à disposição, os contadores se converteram em figuras estratégicas para quem quer driblar a crise financeira e se dar bem no mercado.  

Além do cenário favorável, quem tem interesse nessa área ainda tem a comodidade de estudar a distância.

Mas para ter uma formação diferenciada e bem aceita é preciso garantir vaga em uma faculdade de qualidade, que irá abrir o caminho para uma boa posição no mercado de trabalho.

A gente fez um levantamento das melhores faculdades de Contabilidade a distância e trouxe para você conhecer. Confira agora mesmo!

Melhores faculdades de Contabilidade a distância

O melhor referencial de qualidade de cursos que temos no Brasil são as avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Periodicamente, o MEC e seus técnicos fazem uma varredura em todas as faculdades (públicas e privadas), os cursos que elas oferecerem e a estrutura disponível para os alunos.

É uma avaliação super rigorosa que se traduz em três indicadores principais: o Conceito Preliminar de Curso, o Conceito de Curso e o desempenho no Enade.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a nota dada com base na apresentação da instituição ao MEC, o quadro de professores, a descrição das instalações, o plano de desenvolvimento pedagógico, etc.

O Enade é um exame aplicado periodicamente em todos os cursos superiores disponíveis no Brasil. Com ele, o MEC analisa o grau de conhecimento dos estudantes quando entram e quando saem da faculdade.

O Conceito de Curso (CC) é a nota que o Ministério atribui à faculdade depois de uma visita técnica presencial. É quando os peritos veem de perto a estrutura das salas e laboratórios, o grau de formação dos professores, a avaliação dos cursos, a aplicação do planejamento pedagógico e as notas médias dos alunos no Enade.

Cada item pode ser avaliado com notas que variam de 1 (fraco) a 5 (excepcional).

Com base nesses três indicadores encontramos as melhores faculdades a distância de Contabilidade. Veja quais são a seguir.

Faculdades de Contabilidade a distância consideradas excelentes

Conheça algumas instituições que tiraram nota máxima no MEC em algum dos três quesitos de avaliação (CC, CPC e Enade):

  • Unicesumar
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI)

Faculdades de Contabilidade a distância consideradas ótimas

Elas têm notas que vão de 3 (bom) a 4 (ótimo) em alguns dos itens de avaliação do MEC:

Faculdades de Contabilidade a distância consideradas boas

As faculdades abaixo têm conceito 3 (bom) na maioria dos indicadores do MEC:

Como funciona o curso de Contabilidade a distância

Em vários aspectos, o curso de Ciências Contábeis a distância se assemelha muito ao presencial. São quatro anos de formação e o grau conferido é de bacharel.

A grade curricular é basicamente a mesma e os alunos deixam a faculdade com um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho, desde que a instituição seja credenciada pelo MEC. 

O que muda mesmo é a forma de estudar.

No curso de Ciências Contábeis a distância, grande parte das aulas acontece em um ambiente de aprendizagem que pode ser acessado pela internet, a qualquer momento, em qualquer lugar.

Os alunos encontram tudo o que necessitam para o aprendizado de cada disciplina nessa plataforma. Tem desde aulas em vídeo, bibliotecas, animações, até ferramentas de comunicação direta com professores e tutores, que estão sempre on-line para tirar qualquer dúvida e passar as orientações necessárias.

Há prazos para desenvolver e entregar trabalhos, como em qualquer curso de graduação. O comprometimento do aluno é fundamental.

Em grande parte dos cursos de Contabilidade a distância, o estudante só precisa estar presente na faculdade ou no polo de apoio algumas poucas vezes durante todo o semestre.

Algumas faculdades oferecem opções semipresenciais, que equilibram a carga presencial e remota, com aulas uma vez por semana.

Veja a que melhor se adapta a você.

Veja também:

Processos Gerenciais a distância

Vai tentar um curso de Contabilidade a distância? Conte para a gente qual seria sua primeira opção!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário