Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra quais são os melhores cursos de fisioterapia EAD

Sabe aquela dor que sentimos quando sentamos com uma postura inadequada por muito tempo? Ou aquela que faz jogadores de futebol serem levados com maca para fora do campo?

Elas são tratadas pelo fisioterapeuta. Esse profissional trabalha para que problemas em nossos órgãos e sistemas sejam eliminados e não prejudiquem nossa qualidade de vida.

Se você tem interesse pela área e gostaria de fazer um curso de Fisioterapia a distância, vem com a gente descobrir como é a graduação, quais são as áreas que o profissional pode trabalhar e em quais faculdades é possível estudar.

Como é o curso de Fisioterapia a distância

O curso de Fisioterapia dura cerca de 5 anos. O objetivo desse bacharelado é formar profissionais capazes de atuar na prevenção, manutenção e reabilitação de doenças que afetam diferentes sistemas do corpo humano (cardiovascular, respiratório, urinário, tegumentar, entre outros).

A graduação pode ser dividida em três fases. Na primeira, você estuda as disciplinas de formação geral. Isto é, matérias comuns a diversos cursos:

– Ciência, Tecnologia e Sociedade
– Ética, Política, Sociedade e Cidadania
– Língua Portuguesa
– Matemática
– Responsabilidade Social
– entre outras disciplinas.

Na segunda etapa, você mergulha nas matérias de formação básica do ramo:

– Biologia
– Anatomia e Fisiologia
– Patologia
– Farmacologia
– Genética
– Psicologia

Esse conhecimento é crucial para você compreender o funcionamento do corpo humano e dar continuidade aos estudos de Fisioterapia.

Na última fase, chegam as disciplinas profissionalizantes. Ou seja, as matérias que ensinam como realizar atividades de prevenção e tratar crianças, jovens, adultos e idosos. Confira:

– Cinesioterapia Geral e Aplicada
– Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia
– Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária, Secundária e Terciária
– Prótese e Órtese
– Primeiros Socorros
– Saúde Coletiva
– Recursos Terapêuticos Manuais, Biohídricos, Bioelétricos, Térmicos e Mecânicos
– Fisioterapia na Saúde da Criança, do Adolescente, da Mulher, do Adulto, do Atleta, do Idoso, do Neonato e do Trabalhador.

Você terá muitas aulas práticas supervisionadas por professores para aprender a aplicar as técnicas e exercícios corretos aos seus futuros pacientes.

Tem estágio? Com certeza! O aluno da graduação em Fisioterapia deve fazer estágios supervisionados para ter vivência em diferentes áreas do ramo e aprender a atender o paciente.

Áreas de atuação do fisioterapeuta

Confira algumas áreas que você pode seguir carreira:

Fisioterapia Aquática

Visa a reabilitação física de pacientes com problemas na coluna cervical, torácica e lombar, no quadril, no joelho, no tornozelo e no pé. As atividades são realizadas em piscinas terapêuticas especiais.

Fisioterapia Cardiovascular

Tem como objetivo a reabilitação de pacientes com doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como a doença coronariana e cardiopatia congênita. O profissional desta área também pode atuar no pós-operatório de cirurgias cardíacas.

Fisioterapia Laboral

Atuação dentro de empresas para garantir que os trabalhadores não sofram com dores relacionadas ao exercício da sua profissão, tenham mais qualidade de vida no escritório e sejam mais produtivos.

Fisioterapia em Acupuntura

Nesta área, o profissional faz uso da acupuntura para tratar dores, como a fibromiálgica e as originadas por espasmo muscular.

Fisioterapia em Gerontologia

Neste ramo, o fisioterapeuta atende somente idosos portadores de patologias traumato-ortopédica, doenças reumáticas ou disfunções neurológicas, cardiovasculares e respiratórias.

Fisioterapia em Oncologia

Atendimento a pacientes portadores de câncer para proteger e manter a integridade do órgão afetado, evitar complicações e reduzir os efeitos negativos de outros problemas que surgiram com a doença.

Fisioterapia em Osteopatia

Área que visa a restauração do bem-estar geral do paciente tratando dores nas costas, no quadril e no pescoço, enxaquecas, cólicas, problemas funcionais digestivos e respiratórios, constipação intestinal, dor de cabeça, lesões esportivas e laborais e dor ciática.

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Neste campo, o fisioterapeuta trata mulheres que sofrem com incontinência urinária e fecal, dores pélvicas crônicas, climatério, disfunções sexuais ou câncer ginecológico (colo do útero, ovário, endométrio e mama).

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Tratamento de pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O profissional desta área usa exercícios terapêuticos, técnicas e recursos para ajudar na reabilitação de doenças cardiovasculares, neurológicas, respiratórias, renais e hepáticas.

Fisioterapia Esportiva

Uma das áreas mais conhecidas, o fisioterapeuta trabalha na prevenção e tratamento de lesões em atletas e demais praticantes de esportes. O objetivo é evitar que o paciente fique afastado da atividade esportiva por um longo período.

Fisioterapia Neurofuncional

Prevenção e tratamento de disfunções do sistema nervoso central e periférico, como acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, traumatismo raquimedular e doenças provocadas por alterações genéticas.

Fisioterapia Respiratória

Área que visa fortalecer a função pulmonar do paciente e facilitar a remoção de secreções brônquicas. Para isso, o fisioterapeura utiliza exercícios respiratórios, técnicas e procedimentos específicos, como sopros, drenagem postural e percussão.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas, tendíneas e osteomioarticulares, como tendinite, LER/DORT, hérnia de disco, alterações posturais e estiramentos musculares.

Locais de trabalho do fisioterapeuta

Depois de todas essas áreas, você deve estar se perguntando sobre o local de trabalho. Mas, afinal, onde o fisioterapueita pode exercer sua profissão?

Esse profissional pode atuar em hospitais públicos e privados, empresas, clubes esportivos, clínicas privadas e centros de reabilitação, por exemplo.

Onde estudar fisioterapia a distância

A oferta de cursos de fisioterapia EAD ainda é baixa, mas uma boa opção para fazer este curso a distância e reconhecido pelo MEC, é o:

– Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Caso prefira estudar presencialmente, confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode cursar esta graduação:

– Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
– Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
– Universidade de Franca (UNIFRAN)
– Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
– Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Veja também:

Descubra quanto ganha um fisioterapeuta

Descubra quanto sai uma faculdade de Fisioterapia

Agora que você já está bem informado sobre os melhores cursos de Fisioterapia a distância, conta para a gente onde pretende estudar. Comente aqui embaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário