2162Views 0Comentário
Alternativas pra quem quer fazer Direito a distância
O Brasil é o país com a maior quantidade de faculdades de Direito do mundo (em 20 anos, esse número passou de 200 para mais de 1,3 mil). De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2012 o País tinha mais de 1,5 milhão de bacharéis em Direito. Apesar da quantidade de profissionais no mercado, o curso de Direito ainda está entre os mais procurados no vestibular.
Esta graduação é oferecida somente na modalidade presencial. Ou seja, não existem cursos superiores de Direito a distância reconhecidos pelo MEC.
Se você pretende fazer o curso de Direito a distância, conheça algumas alternativas!
1. Cursos de Tecnólogo a distância relacionados ao Direito
Apesar de não existirem cursos superiores de Direito na modalidade a distância, há outras possibilidades para quem pretende seguir uma carreira relacionada a esta atividade.
Uma opção é o curso superior de tecnologia, ou curso de tecnólogo. Esta formação confere diploma de nível superior e pode ser feita em menos tempo, entre 2 e 3 anos.
É possível fazer cursos de tecnólogo a distância e conseguir um emprego rapidamente, pois esta formação é focada nas necessidades do mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa “A educação profissional e você no mercado de trabalho”, divulgada pela FGV em 2010, a taxa de empregabilidade dos tecnólogos formados é de mais de 90%.
Se você se interessa por alguns aspectos do Direito, como Segurança Pública e Direito Ambiental, pode optar pelos seguintes cursos de tecnólogo EAD:
- Serviços Penais: com duração de dois anos, tem enfoque na gestão de serviços penitenciários e na inserção social do preso, internado e egresso. Pode enfatizar a gestão, execução ou assistência penal.
- Segurança Pública: dura em média dois anos e pode enfatizar uma ou mais atividades da área de segurança pública, tais como: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica, ou polícia investigativa.
- Gestão Ambiental: análise de impacto ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atividades realizadas por tecnólogos em Gestão Ambiental. O curso dura em média dois anos.
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo a distância reconhecidos pelo MEC:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
2. Diploma de nível superior para fazer concurso público
É fato que a faculdade de Direito permite concorrer a diversas vagas em órgãos públicos, mas a maioria dos concursos para posições de nível superior exige apenas que o candidato tenha o diploma, independentemente da área de conhecimento. Sendo assim, se o seu plano era fazer uma faculdade de Direito EAD com o objetivo de prestar um concurso público, saiba que pode fazer outras graduações a distância para concorrer a uma grande parte dessas vagas.
3. Curso de Direito presencial
Para quem faz questão de estudar Direito na faculdade, ainda existe a opção de fazer o curso na modalidade presencial. São mais de mil universidades públicas e privadas em todo o Brasil que oferecem a graduação em Direito com reconhecimento do MEC.
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Direito presencial:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
Nelas, você vai encontrar vantagens como FIES, ProUni, bolsas, financiamentos sem burocracia, convênios e descontos.
4. Outros cursos superiores a distância
A carreira de Direito é bastante popular e esse é um dos cursos mais procurados nos vestibulares de todo o País. Porém, existem muitas outras graduações a distância reconhecidas pelo MEC.
Quem prefere ou precisa da comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e dinheiro oferecidas pela modalidade a distância encontra cada vez mais opções, tanto em faculdades públicas como nas privadas.
Vale lembrar que o ensino a distância tem a mesma validade do presencial. Desde que o curso seja reconhecido pelo MEC, o diploma de um curso EAD tem validade em todo o território nacional.
Veja também:
Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância
Você pretendia fazer o curso de Direito a distância? Encontrou uma alternativa interessante? Conte para a gente aqui nos comentários!