Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como funciona o curso de Letras Libras EAD

Aprender a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é um desafio e tanto para muitos brasileiros, especialmente aqueles que têm ou lidam com quem tem problemas de fala ou audição.

Acessibilidade é coisa séria e o mercado está bem ciente disso.

Por isso a graduação em Letras com habilitação em Libras é tão importante hoje em dia.

Quem quer encarar esse desafio pode fazer o curso da maneira mais cômoda em flexível possível: estudando a distância, com eficiência e economia.

A seguir, saiba como funciona o curso de Letras Libras EAD, quanto custa e onde estão as melhores faculdades que oferecem essa graduação!

Como funciona o curso de Letras Libras EAD

A principal missão do curso de Letras Libras é formar profissionais que irão dominar a Língua Brasileira de Sinais, trabalhando para a inclusão de surdos na sociedade e, principalmente, no sistema educacional brasileiro.

Não são muitas as faculdades que oferecem esse curso na modalidade EAD. Atualmente pode ser encontrado em oito instituições – sendo três delas públicas.

Algumas exigem que o candidato tenha conhecimento prévio de Libras.

O curso tem duração média de quatro anos e pode ser encontrado tanto em grau de bacharelado como em licenciatura.

A licenciatura prepara professores de Língua Brasileira de Sinais que irão atuar no ensino fundamental, médio e até na educação superior.

Já o bacharelado forma tradutores e intérpretes de língua de sinais que vão trabalhar em empresas, eventos, canais de TV, produtoras e associações diversas.

A maioria das faculdades oferece o curso na modalidade semipresencial, o que significa que o aluno deve fazer parte dos estudos de casa e parte presencialmente em algum polo de apoio da instituição pelo país. A frequência desses encontros varia de acordo com a faculdade.

Apesar de o curso ser encontrado em um número reduzido de instituições, a grande quantidade de polos de apoio das faculdades permite que ele chegue em diversos estados brasileiros.

A formação tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e concede um diploma de nível superior válido no mercado de trabalho.

O que se estuda em Letras Libras EAD

Seja na licenciatura ou no bacharelado, o aluno de Letras Libras EAD terá pela frente muita atividade de pesquisa, seminários, produção de textos e de prática educacional.

Os estágios são obrigatórios e ocupam vários semestres da graduação.

Confira alguns exemplos de disciplinas ministradas pelo curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

  • Literatura Surda
  • Leitura e Produção de Textos
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Metodologia de Ensino em Literatura Visual
  • Metodologia de Ensino em Língua de Sinais como L1
  • Metodologia de Ensino em Língua de Sinais como L2
  • Educação de Surdos e Novas Tecnologias
  • Semântica e Pragmática
  • Psicolinguística

Quanto custa estudar Letras Libras EAD

Antes de tudo, informe-se se o curso está disponível em alguma instituição pública perto de você. É uma oportunidade de estudar numa boa faculdade sem pagar nada.

Inclusive, o sistema de ingresso aqui é diferente do tradicional, bem mais simples. A única questão é que muitas exigem conhecimento prévio em Libras.

Nas faculdades privadas, o valor médio do curso varia de R$ 250 a R$ 400 por mês, dependendo da faculdade.

Existe a possibilidade de fazer a graduação com bolsa de estudos também.

O ProUni concede bolsas parciais e integrais a quem quiser estudar Letras EAD. Para isso é necessário ter feito o Enem mais recente e atender a todos os requisitos de desempenho nas provas, renda familiar e formação escolar exigidos pelo MEC. As bolsas são distribuídas mediante processo seletivo. São duas oportunidades todos os anos.

Também é válido pesquisar os benefícios que as próprias faculdades oferecem. Algumas têm bolsas de estudos parciais e integrais bem interessantes, e por vezes descontos para quem trabalha em empresas conveniadas ou para quem paga as mensalidades em dia.

Nos sites especializados em bolsas de estudos encontramos descontos que chegam a 50% em cima da mensalidade para o curso de Letras Libras EAD. Aqui a vantagem é não ter qualquer burocracia para obtenção do benefício.

Onde fazer o curso de Letras Libras EAD

Embora esteja disponível em apenas oito faculdades atualmente, o curso de Letras Libras EAD está crescendo.

Recentemente, mais cinco instituições (uma delas pública – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/ IFNMG) receberam o aval do MEC para oferecer o curso e devem abrir turmas nos próximos semestres.

Hoje você encontra Letras Libras EAD aqui:

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
  • Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ)
  • Centro Universitário do Paraná (UNIPARANÁ)
  • Centro Universitário Regional do Brasil (UNIRB)
  • Faculdade São Braz (FSB)

Se você quer estudar outras habilitações de Letras, pode encontrar o curso com facilidade em mais de 150 faculdades pelo Brasil. A gente destaca duas delas: o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância).

Veja também:

Conheça as melhores faculdades de Letras EAD

Está pensando em fazer Letras Libras EAD? Conte para a gente o que você espera do curso!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário