Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Isenção Enem 2020: quem pode pedir e como conseguir?

Veja se você pode pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e como fazer para conseguir.

Saiba o que é a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

Você está no último ano do ensino médio ou há muito tempo deixou os estudos e quer fazer o Enem 2020 para entrar numa faculdade? Aqui, você ficará sabendo o que é a isenção da taxa do Enem 2020, quem pode pedi-la e o que precisa fazer para obtê-la.

Todas as informações sobre as provas são divulgadas por um edital que a organização do Exame Nacional do Ensino Médio publica anualmente no Diário Oficial da União. Entre essas informações está o valor a ser pago como taxa de inscrição, bem como quem não precisa pagar. Esta dispensa do pagamento da taxa de inscrição é a isenção.

Quem não precisa pagar

O edital de 2020 ainda não foi publicado, mas a taxa foi de R$ 85,00 no Enem 2019. As condições para pedir e ser dispensado de pagá-la também estão no edital. Por isso, fique atento para quando ele sair, e dê atenção em relação às datas e aos prazos a serem cumpridos. 

O edital do ano passado veio em 25 de março, portanto verifique com cuidado se haverá a publicação entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril, pois ano a ano essas datas têm sido parecidas. 

Condição importantíssima é que o pedido de isenção seja feito antes do prazo de inscrição.

Veja abaixo outras condições que você deve satisfazer para poder solicitar a isenção:

  • Estar em escola pública, no 3º ano do ensino médio. 
  • Ter cursado em escola pública o ensino médio ou em escola privada com bolsa integral, e a renda da sua família ser de até um salário mínimo por pessoa.
  • Estar em uma situação econômica difícil e sua família possuir o NIS, Número de Identificação Social, por estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como fazer o pedido de isenção Enem 2020

É preciso encaixar-se numa das condições que estão no item acima para poder apresentar o pedido de isenção. Se você verificar que é o seu caso, veja em seguida como agir:

  • Lembre-se de que a solicitação de isenção tem de ser feita antes do prazo de inscrição.
  • Logo que o edital Enem 2020 for publicado, veja os prazos, vá à sua página do Enem e digite sua data de nascimento, CPF e os demais dados solicitados.
  • Informe sua situação econômica, renda familiar, onde fez o ensino médio.
  • Dê os dados da sua mãe, sua família e o que mais for pedido.

Confira se já está em suas mãos toda a documentação que precisará para comprovar o que você declarou. 

O edital de 25 de março de 2019 marcou o prazo de 1º a 10 de abril para que fossem apresentados os pedidos de isenção. Veja que os prazos são curtos. Assim que sair o edital do Enem 2020, provavelmente em março, leia-o todo, para não perder os prazos nem deixar de tomar qualquer das providências que forem necessárias. 

Quando é divulgado o resultado do pedido de isenção

Em 2019, o edital de 25 de março marcou para começar a publicação dos resultados o dia 17 de abril. Quando sair o edital de 2020, você poderá ver a data a partir da qual será divulgado o resultado das solicitações de isenção deste ano.

Saiba que o fato de sua solicitação de isenção ter sido aprovada não significa que você já esteja inscrito no Enem. É necessário que você faça sua inscrição, como os outros candidatos, e, informando que tem a isenção, não pagará a taxa.

Datas das provas do Enem 2020

Não se esqueça de buscar no edital as informações sobre o Enem. Mas mesmo antes de ser publicado o edital 2020, o MEC se adiantou e divulgou as datas em que serão realizadas as provas:

  • 11 e 18 de outubro de 2020, as provas digitais 
  • 1º e 8 de novembro de 2020, as provas tradicionais

Se sua isenção tiver sido aprovada, mas você não for à prova, terá de fazer a sua  justificativa. Se não se justificar, perderá o direito a uma nova isenção. Justifique-se juntando no sistema um documento judicial ou uma certidão pública ou um boletim de ocorrência ou um atestado médico.

Onde estudar com as notas do Enem?

O ano-novo chegou e com ele todos os planos para construir seu futuro. Agora que você já sabe sobre como conseguir a isenção do Enem, separamos para você universidades e faculdades que aceitam a nota da prova como forma de ingresso e também oferecem convênios, parcerias e bolsas, de até 100%, de acordo com a nota do exame. 

        Veja também: 

        Descubra onde é possível usar a nota do Enem 2020
        Descubra se você pode usar a nota do Enem do ano anterior

        Animado para começar a construir seu futuro? Comente quais seus planos para o ensino superior!

        Mostrar ComentáriosFechar Comentários

        Deixe um comentário