Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como fazer uma faculdade gratuita EAD

Quer informações sobre como fazer uma faculdade online sem pagar nada? Saiba tudo neste texto!

Fazer uma faculdade é um plano de milhares de brasileiros que querem melhorar de vida, ter um carro e uma casa própria no futuro. Melhor que realizar esse sonho e ter o desejado diploma de ensino superior é fazer o curso gratuitamente.

Com o combo “faculdade + a distância + gratuito”, com certeza sua vida pode caminhar em direção aos seus sonhos.

Como fazer uma faculdade EAD gratuita?

A primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa em faculdade gratuita com certeza é a universidade pública. Ela traz todas as vantagens que você pode querer: é reconhecida, de qualidade e tem ótimos professores. Essas vantagens são mesmo atraentes, mas há também a possibilidade de estudar de graça em faculdades privadas.

O interessante é que poucas pessoas sabem que as universidades públicas oferecem curso a distância — e elas foram as pioneiras nesse sentido, ou seja, os primeiros cursos EAD eram oferecidos pelas instituições estaduais e federais do País.

Se estudar uma faculdade pública é o seu objetivo, você precisará se dedicar para concorrer a uma das vagas, passar e depois fazer sua matrícula.

Como funciona uma faculdade EAD gratuita?

Optar por um curso a distância traz diversas vantagens, como horários flexíveis, autonomia para organizar seus estudos, acesso digital ao material didático, acompanhamento de tutores e economia de tempo no trânsito e de combustível.

Agora vamos falar sobre como funciona, na prática, uma faculdade EAD.

Primeiramente, saiba que o ensino a distância é focado no aluno, ou seja, é ele quem determina o ritmo dos estudos. É preciso ter alguma organização para isso, pois apesar de você assistir às aulas online quando quiser, há certos prazos a cumprir, como a realização de exercícios, avaliações e participações no fórum da plataforma.

As atividades são centradas no ambiente online, onde há materiais, videoaulas e tutores à sua disposição para tirar dúvidas e dialogar. Embora a maioria das atividades seja feita com o uso de tecnologias, você precisará ir a um local físico, chamado de polo de apoio presencial,  para realizar algumas tarefas.

Para entender melhor, é preciso saber também que há dois diferentes formatos de curso na  modalidade de ensino a distância. Conheça:

  • Modelo EAD online: as atividades são desenvolvidas quase integralmente em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer ao polo presencial apenas duas vezes em cada semestre para realizar as provas finais. Trata-se de um modelo muito adequado para quem sabe se organizar sozinho nos estudos e não tem tanto tempo livre.
  • Modelo EAD semipresencial: a maioria das atividades é realizada em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer ao polo presencial uma ou duas vezes por semana para assistir a teleaulas e interagir com tutores e colegas. É uma boa opção para aqueles que não se adaptam à necessidade de sempre estudar por conta própria.

Conhecendo mais desses dois tipos de faculdade EAD, você fará uma escolha mais acertada e que estará mais afinada com seu objetivo e horário.

Quais são as faculdades EAD particulares com mensalidades baixas?

Segundo dados do Censo da Educação Superior, cerca de 30% dos cursos de EAD são oferecidos por universidades públicas, enquanto cerca de 70% deles são ofertados pelas instituições particulares.

Essas informações revelam que há muito mais vagas de cursos a distância nas instituições privadas. A vantagem aqui é que são menos concorridas, e nem por isso a qualidade é inferior. Ao contrário, alguns cursos de faculdades particulares são, inclusive, mais bem avaliados pelo MEC.

Listamos abaixo algumas instituições privadas que, além de confiáveis e bem avaliadas, oferecem diversas condições para que você pague menos ou estude sem pagar, como o Fies, o ProUni e outras formas de descontos e financiamentos.

Veja também:

Conheça os 10 cursos EAD com menor preço

Veja se é possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD

Agora que você já sabe quais passos precisa dar para fazer uma faculdade EAD gratuita ou pagando bem menos, conte um pouco dos seus planos! Deixe um comentário logo abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário