Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre a faculdade de Fonoaudiologia a distância

Você tem vontade de fazer um curso voltado para quem tem alguma deficiência na comunicação? Então descubra se existe faculdade de Fonoaudiologia a distância e onde fazer!

Algumas profissões têm ganhado destaque atualmente, por conta da população estar atingindo idades mais elevadas, devido ao avanço da tecnologia para prevenir e tratar diversas doenças que podem vir com a idade.

Uma delas é a Fonoaudiologia, que cuida de problemas relacionados à deficiência na comunicação, seja na fala ou na audição.

Nesse contexto, vemos muitas pessoas considerando fazer o curso de Fonoaudiologia na modalidade a distância (EAD), a fim de pagar um valor mais baixo e ter a facilidade de poder estudar sem sair de casa.

No entanto, você sabe se existe faculdade de Fonoaudiologia a distância? Leia este artigo para descobrir e confira onde você pode realizar a sua formação!

O que faz um profissional de Fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o responsável por estudar a comunicação e a linguagem, sendo capaz de diagnosticar e tratar de alterações como gagueira, dicção incorreta, surdez, entre outros problemas que podem atrapalhar um diálogo.

Caso você queira seguir carreira e fazer uma faculdade de Fonoaudiologia, a distância ou presencial, você vai poder escolher se deseja atuar entre as seguintes áreas de especialização:

  • Audiologia: cuida de pacientes com deficiências relacionadas à audição. Para isso, deve fazer exames para detectar qual é o tipo e o grau de perda auditiva de cada paciente a fim de indicar o melhor aparelho de acordo com as suas necessidades.
  • Linguagem: cuida de pessoas com problemas na fala e na escrita. Esse tipo de deficiência é mais comum em crianças, entretanto, é possível que adultos que sofreram algum tipo de acidente ou possuem alguma doença também precisem de tratamento.
  • Motricidade oral: os profissionais especializados nesse ramo estudam para aperfeiçoar os músculos da face e cuidar de distúrbios relacionados à deglutição, mastigação, respiração, sucção e fala. Para isso, trabalha a postura e a força muscular de seus pacientes.
  • Voz: estuda para prevenir e cuidar de alterações na voz, como a rouquidão, por exemplo. O profissional utiliza técnicas a fim de melhorar a respiração, a entonação e a pronúncia do paciente. Geralmente, oferece tratamento para indivíduos que usam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, professores, entre outros.

É importante saber que, para exercer essa profissão, é necessário possuir um diploma de ensino superior em Fonoaudiologia emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e, também, ser registrado no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono).

Como é o curso de Fonoaudiologia?

A formação em Fonoaudiologia possui, em média, 4 anos.

Durante esse período, o aluno terá disciplinas nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Sociais e Humanas, tudo para preparar o profissional para o mercado de trabalho e a sua relação com os pacientes.

No momento de se especializar, a grade horária oferece as matérias de Linguística, Audiologia, Genética, Psicologia, Fonoterapia, entre outros métodos.

Assim como as demais graduações, ao final do curso é preciso apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Mas, afinal, existe uma faculdade de Fonoaudiologia a distância?

Apesar de ser possível encontrar em algumas instituições a faculdade de Fonoaudiologia EAD, é fundamental saber que para ser um fonoaudiólogo é necessário obter conhecimentos que não podem ser adquiridos no modelo EAD de ensino.

Da mesma forma como os cursos disponíveis na área de Biológicas, para fazer Fonoaudiologia, o ideal é estar próximo de seus objetos de estudo e poder tirar quaisquer dúvidas no momento em que está aprendendo, diretamente com os professores.

Inclusive, o Conselho Federal de Fonoaudiologia publicou recentemente uma nota solicitando a suspensão da faculdade de Fonoaudiologia a distância, a fim de evitar profissionais formados inadequadamente.

Onde estudar Fonoaudiologia presencialmente?

Se você tem vontade de fazer um curso de Fonoaudiologia, certifique-se de escolher uma universidade que seja reconhecida pelo MEC.

O Ministério da Educação garante que o conteúdo oferecido na faculdade seja de qualidade, e você pode ter a certeza de que o seu diploma terá valor no mercado de trabalho.

Confira algumas das principais faculdades de Fonoaudiologia presenciais que possuem certificação do Ministério da Educação:

Nessas instituições, você pode encontrar, inclusive, outros cursos na área da Saúde que podem ser realizados na modalidade EAD.

Veja também:

Existe faculdade de Medicina a distância no Brasil? Entenda
Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

E então, você pretende ser um fonoaudiólogo mesmo que precise frequentar aulas presenciais? O que você acha do fato de não ser indicado realizar a faculdade de Fonoaudiologia a distância? Conte aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário